Afinadores para Guitarras, Violões, Contra Baixos e afins

Tempo de leitura: 2 Minutos

afinador gtu2 giannini - Afinadores para Guitarras, Violões, Contra Baixos e afins

Uma coisa que qualquer músico odeia é um instrumento desafinado, torto, capaz de transformar acordes perfeitos em notas desalinhadas. Foi então, que alguém, ainda não descobri quem, inventou o afinador. Bendito seja. Porque quebrar a cabeça para afinar um violão: Nunca Mais.

Você já deve ter ouvido por aí: “Eu afino de ouvido”. Não, você não afina, você “ajeita”. Isso mesmo, porque dificilmente conseguimos dar uma afinação perfeita aos instrumentos quando dependemos apenas e unicamente do nosso ouvido.

 

Afinador digital

O afinador digital é o modelo mais simples de usar, pois utilizam luzes, LEDs ou ponteiros para indicar a altura da nota tocada está abaixo, acima ou igual ao desejado. Alguns modelos de afinadores mais simples podem detectar somente uma altura, geralmente as notas Lá ou Mi. O modelo mais completo de afinador para instrumentos de cordas usa como base o padrão de afinação do violão, Mi, Lá, Ré, Sol, Si, Mi.

 

Afinador cromático

Os afinadores cromáticos, também digitais, oferecem afinação para todas as doze notas da escala. Ou seja, normalmente este tipo de afinador pode afinar qualquer instrumentos musical, desde um violão até um instrumento de sopro. Seu nome vem a partir desse tipo de afinação, pois o nome da escala onde todas as doze notas são tocadas é escala cromática.

 

Afinador diapasão

O afinador diapasão pode ser encontrado em dois tipos, o mais conhecido é parecido com um instrumento de sopro emitindo um som na frequência exata. O outro tipo desses afinadores diapasão é um instrumento metálico em forma de forquilha, que serve para afinar instrumentos e vozes através da vibração de um som musical de determinada altura. O afinador diapasão pode ter algumas variações, diapasão de uma nota, quatro notas ou seis notas.

 

Afinadores da Giannini

Os afinadores da marca Giannini, são sem dúvida nenhuma, os mais vendidos no Brasil. Todos elesafinador para violão gtu1 giannini - Afinadores para Guitarras, Violões, Contra Baixos e afins são cromáticos e digitais. São 4 modelos:

GTU1: para violões acústicos, afina através de um clipe de contato ou microfone interno;

GTU2: o maior e mais completo, afina pelo clipe, microfone, entrada para cabo, possui metrônomo e é para qualquer instrumento musical;

GTU3: semelhante ao GTU1, afina através do clipe de contato, mas não possui microfone e possui metrônomo;

GTU4: Possui as mesmas características do GTU1, mas possui um eixo articulado para instrumentos de sopro.

Para conhecer mais os afinadores da Giannini, Clique Aqui.

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Afinadores para Guitarras, Violões, Contra Baixos e afins

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo