Captador de guitarra: entenda quais os tipos e a diferença entre eles

Captador de guitarra: entenda quais os tipos e a diferença entre eles
Tempo de leitura: 4 Minutos

Além dos modelos Humbucker, Single Coil e P90, é importante saber a interferência do captador passivo e do ativo.

Para quem toca instrumentos elétricos, como a guitarra e o baixo, o captador é um elemento essencial para o resultado de um som de qualidade. Por isso, é preciso atenção e conhecimento para escolher o tipo certo de captador de guitarra.

Essa escolha varia de acordo com o tipo de som que você toca ou deseja tocar.

O que exatamente é um captador?

O captador é um dispositivo responsável por captar as vibrações mecânicas produzidas pelo instrumento musical. Esse pequeno eletroímã converte as vibrações em sinais elétricos, para depois serem trabalhados pelo amplificador.

Alguns arriscam a dizer que é um dos principais elementos para o timbre do instrumento. É ele que transforma um tipo de energia – no caso a vibração das cordas – em sinal elétrico e depois em onda sonora.

Além disso, também vemos que os captadores podem ser ativos ou passivos, referência que interfere diretamente no som emitido.

Qual a diferença entre o captador ativo e o passivo?

O captador de guitarra ativo tem um circuito de pré-amplificação que fica dentro do instrumento, além de uma bateria para alimentar. O passivo já é um objeto mais antigo e não possui essas características.

E qual a diferença no som?

A captação ativa tem um sinal mais limpo quando sai do instrumento e vai para o amplificador, e isso acontece justamente por ser pré-amplificada. Sendo assim, o som desse dispositivo tem menos ruído e ele é ótimo para a realização de técnicas como o harmônico artificial, o drive ou para tocar várias notas juntas com precisão e clareza no som.

Então, qual a vantagem do captador passivo?

Apesar de o captador passivo não contar com essas particularidades, ele possui uma resposta dinâmica maior e mais orgânica. Ou seja, quando você toca mais fraco, a captação responde também mais fraca. Se você toca mais forte, ela muda drasticamente.

Isso permite um leque maior de timbres e de acesso dinâmico na guitarra.

Quais os modelos mais comuns de captadores?

Captador Outro 300x225 - Captador de guitarra: entenda quais os tipos e a diferença entre elesOs principais e mais comuns modelos de captador de guitarra são: Humbucker, Single Coil e P90.

O Humbucker tem como suas principais características sonoras os graves firmes e definidos, além de pouco ruído. Ele é um captador com duas ou mais bobinas interligadas.

Já o Single Coil é um captador com apenas uma bobina e que tem como destaque os sons agudos e médios, variando de acordo com o pick-up. Este modelo já possui um determinado nível de ruído.

O captador P90 é um dos pioneiros, por isso, é mais antigo. Bastante usado em guitarras Gibson, é um modelo que costuma ser comparado e relacionado com o efeito do Single Coil. Afinal, possui um nível de ruído parecido, porém, com um som mais clássico.

Além destes três citados como mais populares, existem outros modelos bastante utilizados por diferentes guitarristas, como o Mini-Humbucker (com formato menor e som com menos saída), o Stacked (som parecido com um Single Coil, porém, sem ruídos) e o Parallel Coils (usado bastante para sonoridades modernas).

Temos ainda algumas opções como o Blade Pickups, o Jazz Master, o Jaguar, o Filtertrons, o Charlie Christian, o Piezo, o Rickenbacker, cada um com suas características e especificidades.

Qual modelo e qual tipo de captador devo comprar?

Não existe um modelo ou um tipo melhor do que o outro. A escolha de qual captador de guitarra usar está completamente relacionada com o seu objetivo de aplicação. Dessa forma, depende do seu estilo e da sua linguagem ao tocar.

Captador hehe 300x200 - Captador de guitarra: entenda quais os tipos e a diferença entre eles

Uma sugestão para você decidir pelo seu é pesquisar os músicos e os guitarristas que servem de referência para você. Assim, você poderá descobrir qual eles utilizam e de que maneira isso interfere no som deles. Então, você poderá entender qual deve ser o captador ideal para o som que você gosta e deseja desenvolver.

 

Loja Mundomax

wp user thumbnail - Captador de guitarra: entenda quais os tipos e a diferença entre eles

Loja Mundomax

Um comentário em “Captador de guitarra: entenda quais os tipos e a diferença entre eles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo