Lenoxx ampliará fábrica na Bahia

Tempo de leitura: 1 Minuto

A fabricante americana de eletroeletrônicos Lenoxx vai aumentar a capacidade de sua única fábrica no Brasil, localizada em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. A companhia também vai ampliar a linha de produtos fabricados em sua linha de montagem baiana.

A estratégia da Lenoxx contraria a tendência do segmento de aumentar as importações em detrimento da produção local. “A região (Nordeste) cresceu muito. Investir na fábrica nos mantém mais próximos do mercado consumidor. As classes C, D e E também têm hoje muito mais alternativas de financiamento”, diz o diretor administrativo e financeiro da companhia, Ademir Ferrari.

Priorizar a produção local em vez de importar, argumenta ele, possibilita economizar em impostos. Sobre o produto acabado incidiria taxas elevadas de importação.
Para importar apenas peças, como a Lenoxx faz hoje, o percentual de impostos pode chegar a um patamar inferior a 7%.

A unidade foi inaugurada oficialmente em novembro de 2005, mas já estava em operação desde o início do ano. Nesse período, a fábrica produziu aparelhos de DVD e som portátil, diz Márcio Pires, diretor de relações institucionais da companhia.

Até o início das atividades da fábrica no país, a Lenoxx marcava presença no mercado brasileiro apenas com artigos importados – a chegada ao Brasil ocorreu 11 anos antes da construção da unidade. Hoje, afirma o diretor, 70% do que a companhia vende no país é produzido em Lauro de Freitas.

A linha de produtos da Lenoxx é voltada principalmente para os públicos C, D e E de renda – segundo a empresa, seus produtos têm, em média, preços 30% menores que os de hábito no mercado. Com o investimento, outros artigos passarão a ser produzidos na Bahia, como som de automóvel com leitor de Mp3.

A previsão é de que a fase de ampliação seja concluída em julho. “A ampliação ainda será pequena para atender a demanda. A consolidação só vai ocorrer no ano que vem”, diz ele.

Publicado no Valor Econômico de 18/4/2006

No Mundomax você encontra os produtos da Lenoxx.

Loja Mundomax

Voltar ao Topo