Como uma panela de arroz funciona? E como comprar uma?

Tempo de leitura: 5 Minutos

panela elétrica de arroz - Como uma panela de arroz funciona? E como comprar uma?

Quem nunca deixou o arroz, “tipo assim”, pegajoso, com os grãozinhos juntinhos e molhadinhos, o famoso: Unidos Venceremos. E o pior de todos: o arroz preto e branco. Bem, a pasta e as partes queimadas são os resultados mais comuns de um arroz que não deu certo. Mas não se preocupe: uma Panela Elétrica resolve isso pra você. Acredite, ela resolve sim. E é para provar isso que nós da Mundomax trouxemos este manual: Como Funcionam as panelas de arroz?

Vale lembrar, que o arroz é o produto principal da alimentação de muitas pessoas em todo o mundo. Na Ásia, por exemplo, o grão é essencial, seja nutricional ou culturalmente. Talvez por isso que em 1955, surgiu a primeira panela elétrica de arroz doméstica. Esse primeiro modelo foi feito pela Toshiba, e logo outras empresas entraram no mercado, acrescentando inovações que expandiram as utilidades e as características das panelas elétricas de arroz.

Substituindo as panelas de ferro fundido da época, que funcionavam no fogão a lenha, as panelas elétricas de arroz aliviaram as donas de casa japonesas da extenuante tarefa de monitorar as pesadas panelas de arroz.

Como Funcionam?

Basicamente uma panela elétrica consiste em um recipiente com isolamento térmico, um elemento de calefação embutido, uma panela interior antiaderente e uma tampa de plástico ou vidro. Enquanto o calor é transferido para o recipiente interno, em ritmo lento e constante o cozimento dos alimentos é feito em seu próprio caldo, um preparo muito mais natural. Como não há contacto com a água, as propriedades e nutrientes dos alimentos são preservados, o seu sabor e a sua forma, também.

panela de arroz três andares - Como uma panela de arroz funciona? E como comprar uma?

Com elas você pode preparar verduras, legumes, carnes, sopas, ensopados, macarrão, feijão… e o arroz, é claro. Os controles variam de um único mostrador até aqueles mais luxuosos com botões ou touchpads e visores digitais. Os ajustes básicos são de temperatura alta, baixa e desligado. Os aparelhos com maior tecnologia oferecem mais versatilidade, como um temporizador automático que desliga a panela elétrica ou muda a temperatura para manter a comida aquecida depois de um tempo de cozimento predefinido. Alguns modelos possuem até temporizadores pré-programados para determinadas receitas, deixando os livros de receita obsoletos.

Por que o arroz não empapa?

O arroz precisa de muita água e muito calor para se transformar de um grão pequeno e duro no arroz cozido. Por essa razão, o cozimento dos grãos acontece em quatro fases.

1º fase: Ficar de molho na água.

2º fase: Fervura.

3º fase: Absorção da água (vaporização)

4º fase: Descanso.

Em um típico cozimento de arroz, com a dupla fogão/panela, dificilmente conseguimos passar por estas fases com perfeição, daí o resultado, muitas vezes, desastroso.

As panelas elétricas de arroz guiam automaticamente o arroz através desses quatro estágios, sem pular nenhum, e levando o tempo necessário. A água e o arroz ficam dentro da cuba de cozimento enquanto ela é inserida dentro do aparelho. O peso da panela ativa o termostato e a resistência elétrica ferve a água rapidamente. O termostato é um termômetro pequeno ativado por mola que calibra a temperatura do conteúdo da panela. Esse termômetro fica no fundo da estrutura principal da panela elétrica de arroz.

O processo de cozimento do arroz é simples. A água ferve a 100º C e quando atinge esse ponto de fervura, ela não esquenta mais. Enquanto houver água na panela, a temperatura deve ficar estável. Quando o arroz absorve toda a água da panela, a temperatura começa a subir. A panela elétrica de arroz detecta essa mudança, podendo se desligar ou entrar no ciclo de aquecimento. Neste ponto, o arroz terminou de cozinhar e entrou no estágio de descanso.

Como escolher a sua panela de Arroz?

arroz panela elétrica como funciona - Como uma panela de arroz funciona? E como comprar uma?

Modelos TOP de linha possuem um conjunto de funções e programas avançados que podem influenciar a sua decisão sobre qual modelo comprar. As funções extras incluem programas que mantêm o arroz aquecido e pronto para consumo, aceleram o tempo de cozimento, reaquecem o arroz ou decidem quando a panela elétrica deve começar a cozinhar. Mas pense bem, se você não vai usar certos recursos, não precisa tê-los, e como consequência, você economiza uma graninha.

Vamos as dicas: a escolha da panela elétrica de arroz certa, começa com uma análise de suas necessidades. Algumas dicas:

– Para preparar pequenas refeições escolha um aparelho pequeno. A panela elétrica funciona melhor quando está cheia, e não quando sobra espaço;

– Se você corre muito e tem dias sem um segundo a perder escolha por um modelo que possibilite preparar mais de um alimento ao mesmo tempo, com dois ou três “andares”;

– Caso pretenda sair de casa, ou fazer outras tarefas, enquanto a panela cozinha o arroz, escolha uma panela com desligamento automático, ou com sistema de pós-aquecimento.

– Verifique se as peças são removíveis. A bandeja, muitas vezes, pode ser levada até a mesa para servir a refeição, pode ser guardada na geladeira e também pode ser limpa na pia.

Crie oportunidades de negócio

Por serem práticas, higiênicas, produzirem alimentos com sabor delicioso e só precisarem de uma tomada para funcionar, as panelas elétricas são também uma excelente fonte de renda extra. Que tal preparar lanches para os amiguinhos de escola dos filhos? Pequenos aperitivos para o dia da final do brasileirão? Use usa imaginação, coloque sua panela elétrica dentro do carro e crie excelentes oportunidades de negócio

 

Dica da Mundomax:

panela elétrica de arroz cadence - Como uma panela de arroz funciona? E como comprar uma?

A dica que fica da Mundomax é a Panela Elétrica de Arroz da Cadence. Um modelo intermediário, que atende a 80% dos cozinheiros caseiros. Com ela você pode preparar o arroz e legumes no vapor, simultaneamente. Possui funções cozinha e aquecer e um sistema de aquecimento automático para manter o arroz aquecido depois de pronto. Sua capacidade interna é de 1,8L e seu material é totalmente antiaderente.

Para saber mais sobre sobre a panela de arroz da Cadence, acesse nosso site, Clicando Aqui, e confira também o vídeo abaixo.

Navegue à vontade em nosso blog.

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Como uma panela de arroz funciona? E como comprar uma?

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Um comentário em “Como uma panela de arroz funciona? E como comprar uma?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo