A TV Analógica vai acabar? Eu preciso de um Conversor Digital?

Tempo de leitura: 4 Minutos

duvidas tv digital - A TV Analógica vai acabar? Eu preciso de um Conversor Digital?

Há um alvoroço oficial instalado na mente do brasileiro. E isso se deve a uma das bolhas do momento: a TV Digital. O fato é que muitas perguntas rondam a mente do brasileiro, inclusive já postamos aqui um artigo TV Digital – Perguntas e Respostas. Mas ainda são muitas as dúvidas e duas das principais, vamos discutir neste artigo: A TV analógica vai acabar? Eu realmente preciso de um conversor Digital?

Sim, nossa querida TV Analógica vai acabar!

A TV em cores já existia no início de 1946, quando o engenheiro da CBS, Peter Goldmark (que também teve participação na criação do disco de vinil), desenvolveu um método de transmissão em cores. Infelizmente, o seu padrão de transmissão em cores não era compatível com os televisores existentes e, em 1953, o National Television Standards Committee (NTSC) adotou o método de transmissão em cores da RCA.

A partir daí, surgiram novas tecnologias, como o controle remoto, os provedores de tv a cabo e via satélite e os gravadores de videocassete (VCRs), etc. Mas em geral, você não precisa de tudo isso para assistir TV. Se você vive em uma área próxima de uma emissora ou das torres de transmissão, ainda pode conectar uma antena interna atrás do televisor e sintonizar a programação.

tv - A TV Analógica vai acabar? Eu preciso de um Conversor Digital?Mas tudo isso está para mudar. No Brasil, o sinal analógico deverá ser extinto totalmente até junho de 2016, segundo determinação do governo federal. Segundo o próprio governo, é tempo suficiente para tofos comprarem uma TV com conversor embutido. Será mesmo

Enquanto o prazo final para o sinal analógico se aproxima, o governo e a própria mídia estão tentando aumentar a conscientização sobre a mudança. Todos querem ter a certeza de que poucas pessoas ficarão para trás. Mas esses esforços causaram alguma confusão. Para receber os sinais da televisão digital, as pessoas precisarão de um conversor digital, seja ele externo ou embutido.

Adquirindo um Conversor Digital

Os conversores de sinal digital estão disponíveis em lojas de eletrônicos e custam média R$ 250,00 a R$ 600,00. A Mundomax administra uma política de descontos para estes aparelhos, ofertas válidas para todo o Brasil de Conversores Digitais que chegam a preços incrivelmente baixos. Saiba Mais!

Mas e aí, eu realmente preciso de um conversor Digital?

Você pode pensar que com a mudança para a televisão digital se aproximando, precisará comprar uma TV de alta definição (HDTV). Você pode comprar uma se quiser e tem muitos motivos para isso: a HDTV oferece som melhor, imagem maior e resolução mais alta. Mas apesar da queda dos preços que surgiu com a concorrência, essas máquinas ainda estão fora da realidade do orçamento de muitas famílias.

Conversor Digital - A TV Analógica vai acabar? Eu preciso de um Conversor Digital?Fica a Dica: A expectativa do mercado, principalmente com a possível saída da tecnologia LCD. É que estes equipamentos tenham queda de cerca de 15% a 20% nos preços até Fevereiro de 2012. Mas lembre-se, é apenas uma expectativa, que sinceramente não atrai muito os fabricantes.

Mas vendo, que muita gente não está nem um pouco interessado em comprar uma televisão nova, e nem possui grana para isso, e também as pessoas que compraram TVs LCD logo no início, quando ainda não vinham com conversor embutido. A solução é o Conversor Digital, não tem jeito.

Acredito que você deva estar achando tudo isso muito chato. Mas existem algumas vantagens na mudança para o sinal digital. Leia mais sobre elas na próxima página.

Vantagens da mudança do sinal analógico para o digital

tv hdtv digital - A TV Analógica vai acabar? Eu preciso de um Conversor Digital?Substituir o sinal analógico pelo sinal digital permitirá que as emissoras ofereçam melhor definição de imagem, pois um sinal digital pode ser comprimido muito mais do que um sinal analógico. Essa compressão permite que as emissoras encaixem mais informação no sinal. Isso significa que você recebe uma imagem mais clara com a TV digital do que receberia com um sinal analógico. Mesmo se os sinais digitais enfraquecerem à distância, assim como acontece com os sinais analógicos, eles não perderão a qualidade. Enquanto estiver recebendo sinal, a imagem será clara.

Há outra vantagem sobre a disponibilidade de largura de banda adicional. Utilizando transmissões digitais, as TVs locais também serão capazes de oferecer mais programação para o público do que poderiam com um sinal analógico. Como? Fazendo multi-transmissão, ou seja, transmitindo vários programas dentro de uma única frequência. Isso ainda não acontece, mas acredite, vai acontecer.

Ok, ficamos por aqui hoje. Convidamos você para visitar nossa página de Conversores Digitais na Mundomax, e conferir as ofertas. http://www.mundomax.com.br/coversores_tv_digital

Loja Mundomax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo