Controle Universal Funciona? Como comprar?

Tempo de leitura: 6 Minutos

controle remoto universal - Controle Universal Funciona? Como comprar?

Resposta: Todo controle universal funciona, o problema é saber se ele é compatível com seu equipamento. Mas funcionar, funciona.

Breve Reflexão sobre Controles Universais

O controle remoto universal nada mais é do que uma maneira inteligente de consolidar a operação e o gerenciamento de seu sistema de entretenimento em um único e conveniente controle remoto. Basicamente são dois os motivos óbvios pelos quais as pessoas abrem as portas de suas casas para um Controle Universal, vamos a eles:

1º Motivo Óbvio: Praticamente, todo aparelho de vídeo ou de som doméstico vem com seu próprio controle remoto, portanto, se você fica angustiado com o excesso de controles em sua mesinha de centro, um modelo universal adequadamente equipado e configurado é sempre a melhor solução.

2º Motivo Óbvio: Todos, realmente todos, sabemos que os Controles Remotos são criaturas Suicidas; se jogam do sofá sem motivo algum, pulam das nossas mãos direto para o chão e muitas vezes ainda fogem de casa. Resultado, quando os seus controles remotos se quebram ou somem, e você não acha um igual para comprar, nem falsificado, em nenhum lugar, o jeito é partir para os funcionais Controles Universais.

Modelos de Controles Universais

Os controles remotos universais variam desde unidades básicas e baratas que controlam a TV e um pequeno conjunto de aparelhos associados até modelos maiores equipados com tela de LCD acessada por toque, custando uns US$ 400 ou mais. Não existe razão alguma para comprar uma unidade sofisticada e cara se você precisa controlar só sua TV, Blue-Ray, DVD, Videocassete e eventualmente seu “toca-fitas portátil”. Mas se você estiver pensando em expandir seu sistema de entretenimento num futuro próximo, e controlar desde a máquina de lavar até a sua empregada robótica, o melhor é certificar-se de que seu controle remoto universal esteja pronto para desempenhar qualquer tarefa.

Um controle remoto mais em conta opera sua TV e vários aparelhos associados, como um DVD, decodificador de TV a cabo e receptor de saparabólica. Ele executa tarefas básicas, como ligar/desligar, ajustes de volume, mudança de canais e reprodução simples de discos. Já os controles remotos mais sofisticados podem controlar aparelhos adicionais como receptores de home theater e DVRs, e acrescentam recursos, como botões para tocadores de discos Blu-ray ou controles de gravador de DVD, bem como botões iluminados. Alguns possuem pequenas telas de LCD que mostram menu de opções e outras informações. Modelos altamente sofisticados controlam até 20 dispositivos e alguns possuem telas de LCD grandes e coloridas, acessadas por toque com interfaces ao usuário baseadas em ícones simples de serem usados.

controle universal modelos - Controle Universal Funciona? Como comprar?

Um recurso comum em controles remotos universais mais avançados e que aparece cada vez mais em modelos mais baratos é o controle de macro programável pelo usuário. Digamos que você deseja ver um DVD. Em vez de ligar cada aparelho individualmente e ajustá-lo para a entrada ou modo adequados, pressione simplesmente o botão que você configurou com sua macro “tocar DVD”. O controle remoto, então, envia os comandos necessários para ligar sua TV e passar para a entrada de DVD, ligar seu receptor de home theater e ajustá-lo para o modo correto de som surround e ligar seu DVD e iniciar a reprodução do disco. Não poderia ser mais fácil.

Há várias maneiras de configurar seu novo controle remoto universal para funcionar com sua TV e outros aparelhos. Quase todo controle remoto universal inclui códigos pré-programados para uma ampla faixa de fabricantes. Para ajustar o controle remoto para operar seu DVD, por exemplo, encontre o fabricante de seu aparelho (e em alguns casos, o número do modelo) na lista fornecida e insira esse código no controle remoto. No entanto, isso pode se tornar um problema se você tiver aparelhos muito antigos ou pouco conhecidos. Além dos códigos pré-programados, os controles remotos com capacidade de captação podem copiar os sinais de seus controles remotos antigos,”captando” o sinal adequado para enviar a seu aparelho de A/V. Isso é ótimo se você tem um aparelho antigo ou um que não esteja geralmente incluído nas listas de códigos pré-programados, mas obviamente não ajudará se você está tentando substituir um controle remoto danificado ou perdido.

Alguns controles remotos universais avançados permitem até que você faça o download dos comandos apropriados de uma lista-mestre do website do fabricante. Simplesmente entre no website, identifique seus aparelhos e faça o download das informações para o controle remoto por meio de um cabo USB.

Como comprarcontrole universal - Controle Universal Funciona? Como comprar?

Ao escolher um controle remoto universal, a primeira coisa a ser feita é identificar a quantidade e o tipo dos aparelhos que você deseja controlar. Isso pode incluir itens óbvios como uma TV, DVD e videocassete, bem como um receptor de home theater, sintonizador de TV a cabo ou receptor de satélite, DVR, HD DVD ou tocador de disco Blu-ray, gravador de DVD, toca-fitas e até mesmo alguns controles de rede doméstica. Uma vez que você já sabe o que realmente deseja, pense agora em seu orçamento. É bom ter possibilidades de expansão, mas não há necessidade de gastar mais dinheiro quando um controle menos avançado, mas ainda assim com bastante capacidade, consegue preencher as necessidades.

Outros detalhes a serem levados em conta são formato e peso. Isso pode não parecer importante num primeiro momento, mas uma vez que o controle remoto passará a ser sua principal interface de usuário com seu sistema de entretenimento doméstico, é preciso ter certeza de que sua futura compra tenha o layout dos botões e o formato confortável para você. Se for possível, experimente um controle remoto em uma loja de aparelhos eletrônicos antes de tomar sua decisão final.

A maioria dos controles remotos universais funciona com baterias comuns, mas alguns (especialmente aqueles com telas de LCD que consomem muita energia) vêm com baterias recarregáveis internas, bem como carregadores com suportes dobráveis. Algumas unidades incluem sensores de movimento e iluminam suas telas quando são movimentadas ou tocadas, para que você não precise ficar tateando no escuro até achar o botão “iluminar”.

A maioria dos controles remotos, universais ou de outro tipo, utiliza sinais de luz IR (infravermelha) para se comunicar com seus aparelhos associados. Isso requer uma linha direta de visão entre o controle remoto e o hardware receptor. No entanto, alguns utilizam sinais de RF (radiofreqüência) que apresentam a conveniência de transmitir através de paredes ou gabinetes de home theaters. Se seu sistema de A/V fica em um gabinete que pode ser fechado ou se você sempre escuta de uma sala diferente, o controle remoto de RF é uma ótima escolha.

Existem muitas opções disponíveis, mas se você souber quais são suas necessidades e mantiver seu orçamento em mente, irá se divertir escolhendo o controle remoto universal que mais se adapte a você.

Entre agora no nosso site e confira todos os modelos de Controles Universais que possuímos.

Loja Mundomax

2 comentários sobre “Controle Universal Funciona? Como comprar?

  1. Já rodei São Paulo inteiro atrás de um controle remoto universal que sirva para blu-ray e não encontrei nenhum no mercado….

    1. Daniel, Todos os Controles Universais Philips que possuam códigos para DVD PLayer podem ser utilizados para Blu Ray. Já que Blu-ray e DVD players utilizam os mesmos conjuntos de códigos.

      A PHILIPS ainda não desenvolveu nenhum controle Universal exclusivamente para Blu Ray, e provavelmente nem vá desenvolver já que os atuais controles universais atendem perfeitamente esta demanda, é claro que dependendo do seu aparelho Blu Ray, algumas configurações e comandos sejam perdidos, mas o básico pode ser perfeitamente configurado,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo