Respondendo suas perguntas sobre as TVs 3D

Tempo de leitura: 8 Minutos

tv 3d - Respondendo suas perguntas sobre as TVs 3D

Como funciona uma TV 3D?

Todas as telas 3D funcionam ao mostrar para cada olho uma imagem levemente diferente, o que cria a ilusão de que você está vendo algo de mais de um ângulo. Por exemplo, os clássicos óculos anáglifos azuis e vermelhos atinem esse efeito usando lentes coloridas para filtrar a luz vermelha para um olho e a luz azul para o outro.

O ponto negativo desse método, obviamente, é que ele praticamente elimina a cor da imagem. Em vez de usar um filtro de luz, as TVs 3D atuais funcionam ao combinar um par de óculos especiais (chamados de óculos “active shutter”) com uma televisão que possui um emissor infravermelho. Quando a TV exibe um vídeo 3D, ela alterna a exibição entre uma imagem para o olho esquerdo e a outra para o direito; seu emissor infravermelho instrui quando seus óculos devem escurecer a lente esquerda e quando escurecer a lente direita, em sincronia com a TV, para criar a ilusão de 3D.

Esse método é significativamente diferente do que é utilizado nos cinemas. A maioria dos filmes 3D usam óculos que são polarizados (parecidos com óculos de sol) de maneira diferente nas lentes esquerda e direita; um filtro especial ajustado ao projetor do filme permite que ele mude rapidamente entre imagens para o seu olho esquerdo e direito. A princípio é um sistema similar ao 3D anáglifo, com a exceção de que ele mantém as cores intactas, apesar da polarização escurecer um pouco a imagem.

De qualquer maneira, se você se esqueceu de devolver os óculos após assistir a “Avatar” no cinema não poderá usá-los com uma TV 3D, já que ela utiliza uma tecnologia de exibição completamente diferente.

 

De que tipo de equipamento eu preciso para assistir a conteúdo 3D em casa?

televisão 3d óculos - Respondendo suas perguntas sobre as TVs 3D

Você vai precisar de uma HDTV capacitada para 3D, um par de óculos 3D, e (se você quer assistir a filmes Blu-ray em 3D) de um tocador especial de Blu-ray; infelizmente seu Blu-ray player existente não vai prestar para isso. Para os donos de PlayStation 3, a Sony lançou em junho um upgrade de firmware para suportar games 3D, e a companhia está prometendo fornecer um upgrade similar com suporte a Blu-ray 3D no próximo mês de setembro.

Por enquanto, não parece que você vai precisar de novos cabos HDMI ou qualquer coisa desse tipo.

 

Como posso saber se a minha TV pode exibir imagens 3D?

Até o momento, apenas um punhado de TVs dos grandes fabricantes pode exibir imagens 3D: a Samsung possui algumas TVs, como LCDs mais completas com iluminação LED (séries 7000/8000/9000), plasmas (7000/8000), e TVs de LCD (750) que conseguem lidar com 3D; outros sets que se qualificam para isso incluem a Sony Bravia série XBR-LX900, as TVs LX6500 e LX9500 da LG, e a linha Viera VT25 da Panasonic.

Em outras palavras, é muito improvável que você tenha comprado uma HDTV capacitada para 3D sem perceber que o fez. Se você ainda está na dúvida se a sua TV pode exibir imagens 3D, visite o site do fabricante do aparelho para verificar isso.

Por enquanto LG, Panasonic, Samsung e Sony são as únicas fabricantes de renome de TV que já entraram na arena 3D, apesar de que modelos da Philips e Toshiba devem chegar ao mercado no próximo ano ou por aí.

 

Minha HDTV diz que é “3D-Ready”. O que isso quer dizer?

Alguns fabricantes venderam TVs etiquetadas como “3D-ready” (algo como “Pronta para 3D”). Muitos modelos da linha DLP HDTV da Mitsubishi carregam essa designação, por exemplo, assim como um punhado das TVs Sony Brava.

Apesar da definição “3D-Ready” variar entre os fabricantes, o termo normalmente significa que o aparelho pode exibir conteúdo 3D, mas não possui o emissor infravermelho necessário para sincronizar a imagem da TV com os óculos – então você vai precisar comprá-lo separadamente. Além disso, como as técnicas 3D encontradas em TVs DLP sacrificam os detalhes pela imagem 3D, se a sua fonte de mídia está em 1080p (“Full HD”) a TV irá mostrar as imagens em 3D com metade dessa resolução.

 

filmes tv 3d - Respondendo suas perguntas sobre as TVs 3D

Quanto custa uma TV 3D?

O custo total de uma TV 3D depende de fatores como o tamanho da tela e outros recursos. De maneira geral, no entanto, o custo mínimo é de cerca de 5,5 mil reais pelo televisor, mais cerca de 1 mil reais pelo tocador Blu-ray 3D. Sem falar nos óculos extras: a maioria das TVs vem com um ou dois pares, e você precisará de pares extras para os outros membros da família. Um kit com 2 óculos extras para TVs Samsung mais um filme em Blu-ray 3D, por exemplo, custa em média 400 Reais.

 

Que tipo de conteúdo eu posso assistir em 3D?

Após gastar um monte de dinheiro em um sistema 3D, você provavelmente irá descobrir não há quase nada em 3D para assistir. Até o momento existem poucos títulos em Blu-ray 3D: lojas como a Livraria Cultura e a FNAC listam poucas opções, como shows musicais de bandas como Jonas Brothers e Hannah Montana, além de filmes como o terror “Dia dos Namorados Macabro”, entre outros, que custam mais caro do que um disco de Blu-ray normal.

Nos Estados Unidos, alguns canais exibem conteúdo em 3D, mas apenas para eventos específicos (por enquanto). Até o final do ano é possível que alguns canais comecem a exibir programação 3D durante o dia todo. No Brasil não possuímos canais que exibem eventos em 3D, salvo situações específicas. Mas a situação pode mudar, uma vez que a operadora NET tem planos de até o final deste ano iniciar a exibição de eventos em 3D com maior regularidade.

Games em 3D também são uma opção. Além do PS3, mencionado anteriormente, jogos de PC suportam 3D há cerca de um ano e meio por meio de kits como o nVidia GeForce 3D Vision, que você pode usar junto com um monitor 3D para vários jogos 3D. Para saber se os seus jogos favoritos vão funcionar em 3D, veja a lista de games recomendados para 3D pela nVidia. (Os jogos em 3D ainda não chegaram ao Mac.)

 TV3d - Respondendo suas perguntas sobre as TVs 3D

Qualquer pessoa pode ver imagens 3D?

Infelizmente, nem todas as pessoas podem enxergar 3D; entre 4% e 10% da população simplesmente não consegue enxergar imagens 3D, apesar de que aparentemente o tipo de visão estereoscópica exigido pode ser “aprendido”. Os avisos colados nas TVs e cinemas 3D são muito interessantes: segundo eles TV e filmes em 3D não são indicados para crianças, bêbados, idosos e grávidas, e assistir a conteúdo 3D pode realmente causar desorientação. Por isso, você talvez queira esperar mais um pouco até que seus efeitos exatos sejam descobertos.

 

Eu posso assistir a conteúdo 2D em uma TV 3D?

Sim, você pode assistir a programas normais 2D em uma televisão 3D.

Alguns aplicativos e aparelhos 3D oferecem a opção para converter uma fonte 2D para 3D. A mais recente versão do Cyberlink Power DVD pode realizar a conversão para 3D com resultados passáveis. Os modos de conversão provavelmente não vão fazer você rever toda sua coleção de discos Blu-ray, mas é um início promissor.

 

Eu preciso usar aqueles óculos estranhos?

Sim – por enquanto, pelo menos. Algumas companhias estão trabalhando em TVs 3D que não precisam de óculos, as chamadas “telas auto estereoscópicas”. Muitas delas usam um sistema de películas lenticulares que exibe uma imagem diferente dependendo de onde você esteja sentado em relação à tela (se você já viu uma capa de DVD que mudava à medida que você a movia, é a mesma ideia). Mas por enquanto esta é uma opção muito cara: uma empresa chinesa chamada TCL vende uma tela de 42 polegadas por 20 mil dólares. A Samsung também está trabalhando em um sistema lenticular, mas para uso comercial.culos tv 3d - Respondendo suas perguntas sobre as TVs 3D

Um misterioso anúncio na loja virtual Amazon.com de uma tela 3D sem necessidade de óculos (por 6.000 dólares, com disco rígido embutido de 500GB e tocador de Blu-ray) fez barulho alguns meses atrás, mas até que surjam imagens e um site oficial da chamada StreamTV, não se anime muito.

Além disso, deve ser lançado no início do ano que vem o console portátil Nintendo 3DS, que promete permitir que os usuários joguem seus games favoritos em 3D sem precisar usar óculos especiais. As primeiras impressões sobre a tecnologia, desenvolvida em parceria com a Sharp, são muito positivas.

 

Meus óculos 3D vão se encaixar sobre meus óculos corretivos?

Sim. Todos os óculos 3D são desenvolvidos para se encaixarem confortavelmente sobre óculos corretivos, apesar de que é indicado você realizar um teste antes de comprá-los. Infelizmente, ainda não há nada no mercado que evite o inconveniente de se precisar usar óculos sobre os seus óculos. A não ser, claro, substituir as lentes corretivas por lentes de contato.

 

Meus óculos vão funcionar em todas as TVs 3D?

Não exatamente. Na correria para entrar no mercado com telas 3D, os fabricantes nunca pararam para definir um design padrão para os óculos especiais, o que significa que seus óculos da Panasonic não funcionarão na TV Sony do seu amigo, por exemplo. Algumas soluções podem estar a caminho, no entanto. A XpanD oferece óculos 3D universais que podem determinar o tipo de TV que você está usando baseado em seu sinal infravermelho e se adaptando de acordo com isso. Nós não pudemos testá-los, mas a companhia afirma que eles funcionam com a maioria das TVs 3D no mercado atual.

Enquanto isso, você pode usar seus óculos Samsung para assistir a TVs 3D da Panasonic (e vice-versa) – mas apenas se usá-los de ponta-cabeça, segundo reportagem do site Tech Radar.

fonte: UOL tecnologia

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Respondendo suas perguntas sobre as TVs 3D

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo