O que é Pilates e quais seus benefícios?

Tempo de leitura: 3 Minutos

Pilates - O que é Pilates e quais seus benefícios?

Algumas tendências e modas relacionadas à saúde e aos exercícios praticados em uma academia por muitas vezes são abandonadas rapidamente. Mas o Pilates não, ele veio pra ficar, desde o seu surgimento por volta de 1920 através do alemão Joseph Pilates e posteriormente sofrendo influencias da Yoga, Zen Budismo, Artes Marciais e Exercícios praticados pelos antigos Romanos, cada vez mais o Pilates ganha adeptos. Nos dias de hoje é muito fácil encontrar aulas de Pilates nas academias.

O Pilates consiste em uma série de exercícios e alongamento utilizando quase unicamente o peso do próprio corpo para a execução dos movimentos. Esta técnica permite a reeducação de movimentos procurando exclusivamente aumentar a flexibilidade, força muscular, corrigir a postura, melhorar a respiração, e prevenir lesões. Você deve estar afirmando: “que maravilha conseguir obter todos estes benefícios de uma única vez”. O Pilates lhe proporciona os benefícios citados acima e algumas outras melhorias.

Mas se engana quem pensa que a prática do Pilates é simples ela exige que o praticante siga os princípios básicos que são: concentração, controle, respiração, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Ou seja, para adquirir os beneficios que o Pilates oferece o praticante tem que ser primeiramente disciplinado. Claro que antes de sair praticando esses tipos de exercicio, procure um instrutor credenciado ou uma academia de confiança, pois os alongamentos e exercicios mal executados podem causar lesões ao praticante do Pilates.

Curiosidade

Sabendo dos benefícios que o Pilates proporciona ao praticante, as futuras mamães estão procurando cada vez mais praticar o Pilates, pois, esta série de exercícios auxiliam seu Pré-Natal. Com a Prática do Pilates as mamães ganham fortalecimento da musculatura pelvica que ajuda no trabalho de parto, e também alinhamento da postura, diminuindo as dores lombares. Os exercícios também melhoram a respiração, a circulação e também ajuda na flexibilidade e o relaxamento para a gestante.

Abaixo mais alguns benefícios do Pilates no Pré-Natal

Fortalece os órgãos internos

Elimina as toxinas

Dá maior mobilidade das articulações

Alivia o estresse

Fortifica e tonifica os músculos

Auxilia na correção postural

Aumenta a flexibilidade

Oferece sensação de relaxamento

Melhora a cordenação motora

Estimula a resistência física e mental

Bola para Pilates - O que é Pilates e quais seus benefícios?

Equipamentos utilizados

Bola: Melhora a postura, a saúde da coluna, a flexibilidade, força e movimentos do dia-a-dia em todos os aspectos.

Reformer: é um carrinho que corre sobre uma base de madeira com resistência de duas molas. A variedade de exercícios que podem ser feitos no aparelho permite que seja realizada uma aula completa.

Trapézio: nele são praticados os exercícios mais acrobáticos.

Chair: banquinho de madeira com pedais na base e molas abaixo dos pedais, para dar resistência ao esforço.

Barril: o único aparelho que não é feito com molas e, por isso, é mais usado como acessório. Não consegue trabalhar todos os músculos.

Wall Unit: é como um trapézio, sem as barras superiores que permitem os movimentos mais complexos.

O vídeo abaixo mostra alguns moveimentos e alongamentos executados com Bola, esses alongamentos são ideias para serem praticados em casa. Aproveite esta dica.

Agora que você ja conhece um pouco mais sobre o Pilates e seus benefícios, navegue em nosso site e confira a variedade de produtos que temos na linha de Fitnesss.

Loja Mundomax

Um comentário em “O que é Pilates e quais seus benefícios?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo