Como montar um Kit de ferramentas para informática

Tempo de leitura: 4 Minutos

kit de ferramentas para informática - Como montar um Kit de ferramentas para informática

O que é um técnico de informática sem um bom kit de ferramentas? Bem, eu diria: “nada”. O kit ferramentas faz parte do corpo de um técnico de informática. Porém, hoje em dia, para a maioria dos serviços “domésticos” de informática, os técnicos somos nós mesmos, e olha que muitas vezes, digamos assim, até que damos para o gasto. Percebemos então que a atual situação, praticamente, exige de todos nós a existência de um Kit de Ferramentas para Informática, mesmo que este se resuma a uma chave phillips e uma aspirina.

Hoje nós da Mundomax vamos dar algumas dicas para você montar seu Kit de Ferramentas para a manutenção do seu Computador, e também para: quando o DVD parar de funcionar, o controle da TV não trocar mais de canal e também quando fumacear o microondas da cozinha. Claro que um Kit de Ferramentas é algo muito pessoal, alguns são mais tradicionais e outros mais excêntricos. Alguns possuem apenas chaves e um alicate, enquanto em outros encontramos pinças cirúrgicas, lixas de unha, querosenes e até maçaricos podem ser encontrados. Mas, hoje vamos nos ater apenas aos itens mais importantes.

Materiais indispensáveis: Chaves, alicates…

Como diria o Fernando no artigo “Kits de Ferramentas: Você precisa de um!”, não dá mais para deixar todas as facas da cozinha com as pontas tortas ou quebradas, é questão de honra. Já passou da hora de você ter um uma caixa/bolsa de ferramentas. E para você não sair por aí procurando chaves “avulsas”, compre logo kit de chaves. Chaves para Informática, normalmente, são de numeração baixa, e são também as mais baratas, já que você não vai precisar de chaves blindadas, já que não se usa muita força. Digamos que umas 4 chaves, entre Phillips e Fenda, já dá para começar.

Caixa Kit Ferramentas informatica - Como montar um Kit de ferramentas para informática

Quem é do ramo já sabe, existem cinco ítens que são interessantes e por vezes vezes indispensáveis na maleta de qualquer técnico: 1 Lupa, 1 espelho pequeno (tipo aqueles de dentista), um pincel (vassourinha), 1 Pinça (ou 2, pode ser uma reta e uma curva) e uma lanterna. Estes 5 itens são importantíssimos, principalmente para quem tem pretensões de mudar tudo os periféricos internos do seu computador.

Os alicates: Bem, creio que nem precise falar deles aqui. Qualquer Kit de Ferramentas para Informática precisa de alicates. E aí vai a máxima: “Quanto mais melhor”. Com os alicates, apertamos, descascamos, forçamos, puxamos, apertamos… enfim, o ideal é ter três: um de corte, um de bico e um desencapador.

Tem um Kit da Yassin que é bem interessante: Nele encontramos 10 Peças: Alicate de bico, Alicate de corte, 2 chaves fenda, 2 chaves phillips, pinça reta, pinça curva, lupa e pincel com borracha. Já é um ótimo jeito de começar, Veja o Kit.

Kit de Ferramentas para técnicos e aprendizes de informática

Agora, se você já pretende se arriscar a mexer nos computadores do vizinho, dos familiares, dos amigos… ou já é um técnico, mas não montou ainda seu Kit de Ferramentas, além dos acessórios acima e uma aspirina, você vai precisar de alguns itens a mais. Vamos as sugestões:

tecnico de infomatica e seu kit de ferramentas - Como montar um Kit de ferramentas para informática

Bolsa, mini-mouse USB, leitor de cartões flash, diversos adaptadores (serial, PS/2, USB, etc), o tanto de cabos que achar necessário (de força, SATA, PATA, USB), parafusos e espaçadores, CD-Rs e CD-RW (virgens e com softwares), Limpador de LCD, Espanador, Pasta térmica, etiquetas, “durex”, bloco de notas… enfim, são inúmeros os itens que podem estar no seu Kit. Este Kit de acessórios diversos, o ideal é ir montando de acordo com a necessidade.

Dois outros ítens que certamente farão falta é um HD de bolso: para os casos em que um rápido backup se faz necessário e um Multímetro.

Bem, vevido a sua simplicidade, este não é – e nem tem pretensões de ser – um kit de ferramentas completo, visto que o objetivo dele é apenas fornecer os recursos necessários para atender em campo, os casos mais triviais. Mas uma dica que deixamos aqui é para você “Técnico Caseiro” ou autodidata: Caso o negócio complique, ou necessite de uma intervenção mais elaborada, o melhor é solicitar o encaminhamento do Computador para uma Técnica Especializada.

Confira agora todas as Ferramentas que possuímos em nosso site, Confira!

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Como montar um Kit de ferramentas para informática

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo