15 de Agosto é Dia Nacional da Informática. Mas porque?

Tempo de leitura: 4 Minutos

15 de agosto o Dia da Informática - 15 de Agosto é Dia Nacional da Informática. Mas porque?

15 de agosto. Para os católicos é o dia da assunção de Maria, para os roqueiros o aniversário de Woodstock, os encalhados comemoram o Dia nacional do Solteiro, é o aniversário do Ben Affleck, da Glória Maria, da estreia de “O Mágico de Oz” nos cinemas, dia da Independência da Índia; ou mesmo, mais um dia comum. Porém, para os fissurados em tecnologia, NERDS e os amantes da INFO: é o dia da Informática.

E o dia da Informática é comemorado em 15 de agosto porque foi neste dia, do ano 1946 que surgiu o Eniac, digamos assim, o pai dos Computadores modernos. Apesar disso, há muito tempo outros “computadores” gigantescos já vinham sendo criados, testados, substituídos e no fim jogados fora.

Os Primórdios da Informática

A história da informática acompanha o processo de criar e armazenar dados. A palavra vem da junção do vocábulo: informação automática. Ou seja, tudo começou com a necessidade de agilizar a recuperação de informações.

baco - 15 de Agosto é Dia Nacional da Informática. Mas porque?

Repare bem: em 3.500 a.C., já havia o mais antigo instrumento de cálculo: o ábaco. Costuma-se dizer que o ábaco é o embrião da informática. Por quê? Porque foi o primeiro dispositivo de computação, mesmo que ainda usando meios mecânicos. Era composto de varetas ou barras e pequenas bolas, usadas para fazer contas.

Os chineses adaptaram o ábaco e, por volta de 2.500 a.C., nasceu um sistema chamado “Suan-Pan”. Eram palitos empilhados que, dependendo da posição, mudavam de valor. Quando dispostos sobre uma tábua, era possível fazer cálculos com as quatro operações básicas.

O século XX

O primeiro computador eletromagnético surgiu nos Estados Unidos em 1937. Impulsionado pela guerra (acabara a Primeira Guerra Mundial e em breve despontaria a Segunda), o computador foi criado para calcular trajetórias de projéteis da Marinha, mas só ficou pronto depois que a Segunda Guerra acabou!

Foi também com o final da Segunda Guerra Mundial que nasceu o gigante ENIAC, como já dissemos, o pai dos computadores modernos. O sistema binário utilizado nos computadores atuais, contudo, só veio a ser utilizado em 1954, junto com a noção de programação, graças a John Von Newmann.

Em 1959 surgiu um novo modelo com um espaço dez vezes menor e capacidade cem vezes maior. E isso ainda era muito pouco, comparado com o que temos hoje. O minicomputador ocupava o espaço de um quartinho pequeno. Ainda muito antes de surgir os micros.

O ENIAC

eniac - 15 de Agosto é Dia Nacional da Informática. Mas porque?

Mas sem dúvida, o computador mais famoso daquela época foi o ENIAC (clique na foto ao lado para ampliar) (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer). O ENIAC era composto por nada menos do que 17.468 válvulas, além de 1.500 relês e um grande número de capacitores, resistores e outros componentes.

No total, ele pesava 30 toneladas e era tão grande, mas tão grande, que ocupava um galpão inteiro. Outro grave problema era o consumo elétrico: um PC típico atual, com um monitor LCD, consome cerca de 100 watts de energia, enquanto o ENIAC consumia incríveis 200 kilowatts.

Construir esse monstro custou ao exército Americano 468.000 dólares da época, que correspondem a pouco mais de US$ 10 milhões, hoje.

Porém, apesar do tamanho, o poder de processamento do ENIAC é ridículo para os padrões atuais, suficiente para processar apenas 5.000 adições, 357 multiplicações ou 38 divisões por segundo. O volume de processamento do ENIAC foi superado pelas calculadoras portáteis ainda na década de 70 e, hoje em dia, mesmo as calculadoras de bolso, mesmo aquelas de R$1,99, acredite, são bem mais poderosas do que ele.

A idéia era construir um computador para quebrar códigos de comunicação e realizar vários tipos de cálculos de artilharia para ajudar as tropas aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, o ENIAC acabou sendo terminado exatos 3 meses depois do final da guerra e foi usado durante a Guerra Fria, contribuindo por exemplo no projeto da bomba de hidrogênio.

15 de Agosto o Dia Nacional da Informática

A Informática é, talvez, a área que mais influenciou o curso do século XX. Se hoje vivemos na Era da Informação, isto se deve ao avanço tecnológico na transmissão de dados e às novas facilidades de comunicação – ambos impensáveis sem a evolução dos computadores.

Existe informática em quase tudo que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos. É muito difícil pensar em mudanças sem que em alguma parte do processo a informática não esteja envolvida.

O dia 15, até pode ser um dia comum, até porque não é feriado. Mas temos que admitir, jamais aprenderíamos a viver sem nossos Computadores.

http://www.mundomax.com.br/informatica

Astronauta Max

MOLDURA.psd - 15 de Agosto é Dia Nacional da Informática. Mas porque?

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

2 comentários sobre “15 de Agosto é Dia Nacional da Informática. Mas porque?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo