O que é um Switch e para que serve?

Afinal para que serve um Switch? Está é uma pergunta que provavelmente muita gente já se fez; principalmente quando passamos em alguma loja especializada em informática, chegamos ao setor de acessórios de rede, e não sabemos dizer o que é Switch, o que é Hub e o que é Roteador.

O switch (comutador) é um importante equipamento que possibilita a conexão de computadores em redes. Bem, a melhor maneira de entender o funcionamento do Switch é considerá-lo como uma evolução do HUB. Isso porque ocupa também a função central da rede, realizando a conexão entre várias máquinas numa LAN (Local Area Network). No entanto, apresenta uma diferença fundamental – os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino.

Hub: simplesmente retransmite todos os dados que chegam para todas as estações conectadas a ele, como um espelho. Isso faz com que o barramento de dados disponível seja compartilhado entre todas as estações e que apenas uma possa transmitir de cada vez.

Switch: também pode ser usado para interligar vários hubs, ou mesmo para interligar diretamente as estações, substituindo o hub. Mas, o switch é mais esperto, pois ao invés de simplesmente encaminhar os pacotes para todas as estações, encaminha apenas para o destinatário correto.

Logo, como podemos perceber, um Switch trabalha de forma muito mais inteligente que o Hub, encaminhando os dados apenas para o destinatário correto. Já o seu “design”, este não tem jeito, é muito igual ao do Hub, ou seja, com um número “x” de portas para conexão de “x” computadores.

 

 

Principais Vantagens do Switch

Em função de sua principal característica, o Switch tem a capacidade de aumentar o desempenho da rede já que a comunicação está sempre disponível, evitando a colisão de dados da rede principalmente quando as mesmas estão congestionadas.

Além da vantagem considerável em termos desempenho para redes congestionadas, o Switch também permite a comunicação em redes que tenham máquinas com placas com velocidades diferentes (10/10, 10/100), sem que a velocidade seja prejudicada. Ou seja, se duas placas 10/100 trocarem dados, será em 100 megabits por segundo. Caso a “conversa” seja entre placas 10/10, então, a transmissão de dados ocorrerá a 10 megabits por segundo.

O Que é um Hub-Switch?

O HubSwitch é um dispositivo novo, uma espécie de switch mais econômico, barato. Geralmente é usado para redes com até 24 computadores.

Então se você for montar uma rede pequena, para ligar três computadores, por exemplo, um Hub-Switch já é suficiente. O preço deste equipamento é praticamente equivalente ao de um hub. E, se você for compartilhar Internet em banda larga, um hub switch pode proporcionar maior estabilidade às conexões. Para redes maiores, no entanto, o mais indicado são os Switches.

Bem, agora que você já sabe um pouco mais sobre os Switchs, acesse nossa loja virtual e veja os Hubs e Switch que possuímos, além de uma linha completa de acessórios de rede, Confira!

11 comentários em “O que é um Switch e para que serve?

  • 15/abril/2020 em 11:13
    Permalink

    Bom dia sou (muuuuito) leigo sobre redes. Meu desejo é o seguinte: quero conectar os aparelhos que estão em vários cômodos (pontos) em uma única rede, que permaneça com o mesmo login e mesma senha! Tudo via cabo. É o switch que devo usar?
    Valeu

    Resposta
    • 9/maio/2020 em 10:32
      Permalink

      Olá Eduardo,

      Agradecemos o sue contato e interação conosco! =)
      Para maiores informações sobre produtos, por gentileza entrar em contato com nossa equipe de atendimento através do Telefone / WhatsApp: (43) 3377-6686.

      Ficamos à disposição! 😉

      Resposta
  • 9/novembro/2018 em 21:31
    Permalink

    tenho uma duvida trabalho numa empresa q tem 10 computadores ligados em uma rede, e sempre o programa cai, e sempre o tecnico falar que o problema esta no switch ou na rede. mas a rede e toda nova computadores novos..
    o que vc acha q poderia ser

    Resposta
  • 26/setembro/2018 em 3:25
    Permalink

    Bom dia.. gostei muito do artigo mas peço aos outros que estiveram a ler o artigo para que escrevam bem e não agridam a língua portuguesa …
    Obrigada!

    Resposta
  • 26/setembro/2018 em 3:24
    Permalink

    Bom dia.. gostei muito do artigo mas peço aos outros que estiveram a ler o artigo para que escrevam bem e não agridam a língua portuguesa

    Resposta
  • 22/agosto/2018 em 18:55
    Permalink

    meu mouse tem o modo switch sabe pra que que serve? marca do mouse:redragon cobra m711 10000dpi

    Resposta
  • 4/maio/2018 em 8:37
    Permalink

    Muito bom…esse artigo tirou todas as minhas dúvidas,Obrigado e parabéns!

    Resposta
  • 20/outubro/2017 em 23:51
    Permalink

    Simplesmente desejo dizer que seu artigo é como surpreendente.
    O clareza na sua publicar é simplesmente legal e eu pode acho que você está
    especialista neste assunto. Bem com seu permissão deixe
    que eu apreender seu feed RSS para ficar até à data com iminente postar.
    Obrigado 1 milhão e por favor continuar o gratificante trabalho. http://www.linconsousa.com/

    Resposta
  • 21/abril/2011 em 20:38
    Permalink

    Ola boa noite!!! uma duvida me surgiu qndo ler esse artigo ai do Switch… eu instalando ele no meu pc domestico e fazendo a conexão com outro pc “NOT” a pessoa do pc central vai ter acesso aos meus documentos ou eu nos documentos do pc central? espero respostas…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para nós, compartilhe este brilhante artigo!
O que é um Switch e para que serve?