O Que é Wi-fi?

Tempo de leitura: 2 Minutos

o que e wi fi - O Que é Wi-fi?

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a tecnologia Wi-fi.

Há pouco mais de 10 anos seria improvável acessar a internet de um computador que não estivesse ligado à web por um cabo. Em 1997, o IEEE (Institute of Electrical and Eletronics Engeneers) dos Estados Unidos criou uma maneira de ter acesso a internet somente pelo sinal de rádio, o mesmo utilizado para celulares e televisões. Um adaptador sem fio lê os dados, traduzindo-os logo em seguida para a linguagem adequada e os transmite via rádio. Este sinal vai para um receptor de internet que transmite a informação ou o arquivo para o seu destino. O sinal de um comunicador wi-fi se assemelha muito ao de um walkie–talkie.

Entre as maiores vantagens de se utilizar a conexão wi-fi está o fato de poder trabalhar com mais de um computador ligado no mesmo espaço, via rádio, sem nenhum cabo para atrapalhar. Com apenas uma central de transmissão wi-fi é possível ligar vários computadores em rede. É assim que funcionam hoje muitas lan-houses, escritórios e até residências onde há mais de um computador ligado.

Wi-fi em todo lugar

wi fi - O Que é Wi-fi?

Hoje, a maioria dos computadores e laptops já vem equipada com transmissores para rede sem fio. Caso o seu computador não tenha, basta comprar um adaptador sem fio que se conecte na placa do PC ou na entrada USB. Em alguns países já é muito comum a existência de rede wi-fi em estabelecimentos como restaurantes, por exemplo, para que as pessoas possam abrir seus laptops e acessar a internet sem custo.

Geralmente essas redes são bancadas pelo governo e no Brasil já é comum ter acesso a estas facilidades tecnológicas em grandes centros como o Rio de Janeiro e São Paulo, para citar dois exemplos. No Rio, a orla toda está coberta e é possível até acessar a internet tomando uma água de coco na praia de Ipanema. Em São Paulo, a rede wi-fi é mais abrangente, cobrindo quase toda a cidade.

Outra vantagem é que as redes sem fios são fáceis de se usar, baratas de montar e as interfaces, em sua maioria, são autoexplicativas, o que facilita e muito a vida do consumidor que se aventurar por este novo e belo modo de acessar a grande rede. Uma das poucas desvantagens do sistema wi-fi é que, ao usar o sinal público, é possível que outro computador também o use e isso pode gerar queda na velocidade de downloads. É como dividir uma melancia que só você quer comer. O seu pedaço vai ter que diminuir.

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, trabalham agora em uma nova geração de Internet wi-fi, onde a velocidade de 15 Gigabytes por segundo será adotada, fazendo com que o download de um filme dure segundos e o de uma música, menos de um. E tudo isso sem um cabo para atrapalhar sua vida. Mas este luxo não é para agora. A previsão do Instituto é que este tipo de tecnologia esteja disponível para o grande público a partir de 2011.

Até lá, haverá uma evolução gradativa, porém benéfica, para os usuários de PC que gostam de passear sem deixar de estarem conectados.

Astronauta Max

MOLDURA.psd - O Que é Wi-fi?

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo