6 filmes sobre música para assistir durante a quarentena

6 filmes sobre música para assistir durante a quarentena
Tempo de leitura: 5 Minutos

Confira algumas dicas de excelentes produções cinematográficas baseadas no universo musical

A pandemia do COVID-19 pegou a todos de surpresa, nos fazendo ficar em casa por mais tempo e por segurança a fim de reduzir a propagação do vírus. Por isso, para se sobressair da rotina, é sempre bom aproveitar o tempo livre para estar mais próximo da família, realizar atividades, ler aquele livro que já estava até empoeirado na prateleira, investir no seu aprendizado, assistir filmes ou praticar hobbies nos quais por falta de tempo sempre ficavam para trás. Nossa, parece que opções é o que não faltam não é mesmo?

Porém, chega o momento onde parece que você já fez de tudo, jogou todos os games de sua coleção, ou revirou o catálogo inteiro de sua plataforma de streaming favorita e não encontrou nada novo para assistir. Por isso, separamos aqui algumas sugestões de filmes sobre música, para aqueles que já estão com saudades de ensaiar com a banda nos finais de semana.

A ENCRUZILHADA (1986)

ralph macchio e joe seneca em cena de a encruzilhada 1534791240435 v2 900x506 - 6 filmes sobre música para assistir durante a quarentena

Começando com um clássico, A Encruzilhada foi um longa estrelado por Ralph Macchio (de Karate Kid) e Joe Seneca como coadjuvante. Nele, Eugene Martone é um jovem músico que busca a famosa “canção secreta” composta por Robert Johnson, artista de blues famoso devido às especulações de que sua carreira teria sido impulsionada com uma “ajuda sobrenatural”, como dizem as lendas. Durante a caminhada, Eugene conhece Willie Brown, mestre da gaita e amigo de Robert, que fora citado na música “Cross Roads Blues”. Após Eugene “sequestrar” Willie do asilo em que estava hospedado, ambos percorrem estradas juntos até que cumpram seus objetivos.

ALERTA DE SPOILER: A cena mais icônica é quando Eugene batalha na guitarra com Jack Butler (interpretado por ninguém mais ninguém menos que Steve Vai):

Cenas “A ENCRUZILHADA “- Youtube

MESMO SE NADA DER CERTO (2013)

15039676 1173528282716825 277847034527217363 o - 6 filmes sobre música para assistir durante a quarentena

Dirigido por John Carney, “Mesmo Se Nada Der Certo” é um romance/drama com Keira Knightley (Gretta) e Mark Ruffalo (Dan). Gretta é uma cantora que, ao se mudar para Nova York, leva um baque ao saber que seu namorado americano decide terminar o relacionamento. A jovem decide então cantar em bares e é descoberta por Dan, um produtor de discos que, antes de conhecê-la, estava à beira de uma crise por não conseguir encontrar pessoas talentosas e autênticas para compor músicas autorais. A partir daí, começam a trabalhar juntos e, durante a carreira, conhecem pessoas igualmente virtuosas que buscam uma chance no mundo musical.

BOHEMIAN RHAPSODY (2018)

bohemian rhapsody 1541438687919 v2 1920x1080 1024x576 - 6 filmes sobre música para assistir durante a quarentena

Inspirado no título de uma das músicas mais famosas da banda Queen (se não a mais famosa), o filme “Bohemian Rhapsody” conta a história do início da carreira dos membros originais, assim como a ascensão da banda no cenário do rock n’ roll na década de 70. Rami Malek levou o Oscar de melhor ator em 2019 ao interpretar com maestria o vocalista Freddie Mercury. Além disso, o filme venceu em mais três categorias: Melhor Montagem, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem. Vale a pena conferir!

ESCOLA DE ROCK (2003)

Escola de Rock Jack Black 1280x720 1 1024x576 - 6 filmes sobre música para assistir durante a quarentena

Após ser expulso de sua banda e cheio de dívidas, Dewey (Jack Black) se faz passar por professor substituto numa escola particular a fim de ganhar dinheiro. No entanto, ele se surpreende ao descobrir que vários alunos possuem habilidades musicais e decide incentivá-los a formar uma banda de rock, para colocar em prática todo o aprendizado e explorar novas possibilidades. Uma comédia recheada de ótimas músicas e um final muito divertido.

CURIOSIDADE: o ator Jack Black ainda mantém contato com alguns membros do elenco, como a atriz Rebecca Brown (Katie, a baixista) e Kevin Clark (Spazzy McGee, o baterista) que, hoje, toca bateria profissionalmente na banda Dreadwolf.

WHIPLASH – EM BUSCA DA PERFEIÇÃO (2014)

wip 1024x546 - 6 filmes sobre música para assistir durante a quarentena

Se tem um filme capaz de nos fazer sentir alegria, tristeza, raiva e ansiedade (tudo ao mesmo tempo), esse filme é “Whiplash“. O longa conta a história de Andrew Neiman (Miles Teller), cujo objetivo é ser o melhor baterista de jazz da sua geração. Seu desejo se torna cada vez mais obsessivo logo após ser aceito na banda do professor Terence Fletcher (brilhantemente interpretado por J. K. Simmons), um musicista exigente ao extremo, capaz de levar o jovem a sangrar pelas mãos após horas de ensaios na bateria. O filme termina com uma reviravolta surpreendente e, ao mesmo tempo, cômica.

CURIOSIDADE: o ator J. K. Simmons, na cena em que Miles pula sobre ele, acabou fraturando duas costelas ao colidir com o chão. Mesmo assim, conseguiu terminar as gravações e ainda ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2015.

VIVA: A VIDA É UMA FESTA (2017)

5c33af87210000d409cb0c54 - 6 filmes sobre música para assistir durante a quarentena

Fechando a lista com chave de ouro, “Viva: A Vida É Uma Festa” (originalmente entitulado “Coco“) é uma animação para todas as idades que conta a história de Miguel, um menino de 12 anos apaixonado por música, mas impedido pelas tradições familiares de seguir o sonho de se tornar um violonista conhecido mundialmente. Ao longo da trama, o jovem descobre um universo onde conhece mais da história de seus bisavós e o motivo de sua família rejeitar a música de uma forma geral. O longa conclui de forma emocionante e ganhou vários prêmios, como o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2018, o prêmio BAFTA de Cinema: Melhor Animação e o Globo de Ouro como Melhor Filme de Animação, além de diversos outros prêmios entre 2017 e 2018.

Nesse período tão delicado que estamos vivendo, manter a mente ocupada é uma forma de lidar com o cenário atual de maneira mais saudável, quer seja trabalhando, estudando ou nos momentos de lazer. Por isso, aproveite esse tempo em casa, junte a família e assista esses filmes para rir, chorar, se emocionar e conversar. Afinal, o coronavírus parou o mundo, mas a vida continua, não é mesmo?

Ah, e use máscara 😉

family together watching tv illustration parents children sitting sofa 33099 351 - 6 filmes sobre música para assistir durante a quarentena

Para mais conteúdo, fique ligado no Blogmax!

Viu algum erro ou gostaria de sugerir algo? Comente aí embaixo!

Referências:
https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2018/08/21/encruzilhada-ralph-macchio-blues-netflix.htm
https://www.guiadasemana.com.br/filmes-e-series/galeria/filmes-incriveis-pra-quem-ama-musica
https://www.jornalcruzeiro.com.br/cultura/bohemian-rhapsody-e-o-filme-mais-premiado-do-oscar-2019/
Jack Black reúne parte do elenco de Escola de Rock
Não era para acontecer: ferimentos e mortes nas produções cinematográficas
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pr%C3%AAmios_e_indica%C3%A7%C3%B5es_recebidos_por_Coco

Astronauta Max

MOLDURA.psd - 6 filmes sobre música para assistir durante a quarentena

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo