Les Paul Gibson – Uma História além das Cordas e Captadores!

Você conhece o Lester? 

Lester William Polfus

Lester William Polfus, Waukesha/ Wisconsin, Estados Unidos – nascido em 9 de junho de 1915, ocupando na Revista Rolling Stone a 18ª posição de maior guitarrista de todos os tempos, Les Paul (nome artístico qual era chamado), foi um grande musicista, mesmo assim, sua colaboração maior esta materializada.

Lester William Polfus

Aproveitando de seu tempo livre quando jovem para estudar música, Polfus iniciou seus aprendizados com apenas 8 anos, através de uma gaita de boca, seguido por banjo e guitarra, indispensáveis meios para sua explosão e brilho no jazz, blues e até mesmo pelo country.

Lester William Polfus e Mary Ford

Formou um dupla de sucesso com sua esposa, Mary Ford, entre 1940 e 1960. Divorciando-se em 62, Lester seguiu carreira de músico até formar uma parceria sólida e realizar a gravação de dois álbuns com o gigante guitarrista, Chet Atkins: Chest and Lester (1976) e Guitar Monsters (1977).

Sabendo de tudo isso, o marco de sua vida, a gigante colaboração à música e o favor que faz aos nossos ouvidos através de um instrumento cheio de pose, presença sonora, conforto e versatilidade para quem o toca, será o tema central da nossa matéria de hoje.

Prazer, Les Paul – Gibson!

Paul, desbravador e pioneiro das guitarras elétricas de corpo sólido, assim como Adolph Rickenbacker importante nome e que manufaturou alguns protótipos durante a década de 1930.

Lester tinha desde a infância, a ideia de construir uma guitarra de corpo sólido, segundo suas biografias. Com 12 anos, amplificou um violão pela primeira vez facilitando a plateia ouvi-lo à distância, através de, somente um rádio, telefone, agulha de toca-discos e um gravador, uma de suas grandes “gambiarras”.

Em 1939, Lester apresentou à Gibson seu primeiro protótipo de guitarra de corpo sólido, a equipe zombou do inventor dizendo que sua invenção era loucura e apelidando-o como o “garoto da vassoura com captadores”.

Anos depois, após notar que a Fender dava seus passos rumo ao instrumento de corpo sólido, dando início aos seus protótipos e lançando a Fender Broadcaster, renomeada como Telecaster em 1950. A Gibson viu-se em uma situação de desvantagem, sedendo ao invento de Paul para também completar sua linha e alavancar suas vendas.

Apesar de relutarem também a respeito do nome, sugestão do próprio criador, aceitaram-na ao final para que o modelo fosse o mais rápido possível para o mercado, sendo um sucesso e transformando-se na famosa LES PAUL – GIBSON.

Confira nesta lista, músicos que usam uma Les Paul – Gibson:

Saul Hudson (Londres, 23 de julho de 1965), conhecido por Slash, considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos.

 

  • Manny Charlton (ex-Nazareth)

  • James Hetfield (Metallica)

  • Eddie Van Halen (Van Halen)

  • Barry Gibb e Maurice Gibb (The Bee Gees)

  • Slash (Guns N’ Roses, Velvet Revolver)

  • George Harrison (The Beatles)

  • B.B. King (King of the Blues)
  • Brian Jones (Rolling Stones)

  • Mick Ronson (David Bowie)

Atualmente, o modelo Les Paul não é exclusividade Gibson. Apesar de a marca possuir toda sua historicidade, qualidade Gibson e ser referência, o modelo passou a ser reproduzido por inúmeras outras marcas.

Assim como a Epiphone, linha júnior da Gibson, que se faz uma excelente alternativa se o assunto for custo-benefício.

Lester William Polfus faleceu em 12 de agosto de 2009, porém consagrou-se em uma vida de legados e musicalmente completa, deixando-nos uma herança tão rica quanto a qualidade dos sons emitidos pelo encordoamento de cada Les Paul!

Vamos conferir juntos um momento épico, de encontro, jazz e diversão entre Les Paul e o icônico e irreverente Slash? PLAY!

Obrigado Paul!

Referências:

https://www.biography.com/people/les-paul-9435046

http://www.laparola.com.br/a-pre-historia-da-les-paul

https://cultura.estadao.com.br/blogs/combate-rock/les-paul-um-dos-maiores-mitos-da-guitarra-eletrica/

https://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,e-o-rock-jamais-seria-o-mesmo-imp-,712829

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para nós, compartilhe este brilhante artigo!
Les Paul Gibson – Uma História além das Cordas e Captadores!