Contra Baixo ativo ou Contra Baixo Passivo

Tempo de leitura: 1 Minuto

Primeiro, tecnicamente a expressão “Baixo Ativo” é um tanto incorreta. O que é ativo é o circuito ou os captadores.

Contra Baixo bb615 Yamaha - Contra Baixo ativo ou Contra Baixo Passivo

Os sistemas ativos para Contra Baixo foram criados basicamente para resolver o problema de perda de sinal. Um cabo grande tende a sequestrar o sinal do baixo passivo, a maioria das vezes imperceptível.

O sistema ativo, por possuir um circuito pre-amplificador bem próximo à captação, vai fornecer uma relação sinal/ruído muito favorável, em função do ganho (boost) à partir da fonte. Teoricamente, um sistema ativo de baixo, empurra o som com mais força. Porém o som final dificilmente vai agradar aos amantes do vintage, pelo som artificializado. Eis a principal diferença.

Como os circuitos ativos costumam a ter mais ganho de saída, em alguns casos, é necessário ligar o Contra Baixo na entrada Low (menos ganho) do amplificador.

E como um Contra Baixo com sistema passivo também tem seu timbre alterado pela própria impedância da entrada das diferentes marcas de amplificadores, os sistemas ativos para não caírem no esquecimento tiveram que criar novos recursos, como possibilidades maiores de equalização com os paramétricos incluídos.

Como diferenciar um baixo com circuito Ativo

Uma característica dos baixos com circuito Ativo é uma bateria de 9v acoplada em seu corpo, além disso os circuitos ativos costumam a ter mais knobs (botões) do que os baixos passivos, podem ser de graves, médios, agudos… Já os Baixos passivos dificilmente tem, a maioria possui apenas volume e tonalidade.

Qual comprar

Um Contra baixo Passivo normalmente possui um timbre mais definido, um Jazz Bass, por exemplo, vai ser sempre vintage. Já os Baixos com circuito Ativo possuem mais opções de regulagens, logo eles podem ser mais agudos ou mais graves por causa do circuito de equalização (EQ).

No final, nenhum é melhor que o outro. São apenas diferentes, depende do seu gosto musical e a utilização.

Leia agora o artigo: Como comprar um Contra Baixo iniciante

E venha para a loja da Mundomax conferir nossas promoções de Baixos. Clique aqui.

 

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Contra Baixo ativo ou Contra Baixo Passivo

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

2 comentários sobre “Contra Baixo ativo ou Contra Baixo Passivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo