O que considerar para o meu primeiro violão?

São várias características, como tamanho, corda, entre outros, consideradas importantes na escolha do seu primeiro violão.

Há algum tempo, pudemos conhecer quais os tipos de violão considerados mais comuns. E, ainda, se depois de ler o texto “Saiba escolher o instrumento musical que mais combina com você”, sua decisão foi o violão, nós vamos te orientar na compra deste primeiro violão para você dar início a sua vida musical.

Modelos

Entre os mais tradicionais estão o violão jumbo, o clássico, o folk e o flat. Os modelos clássicos têm como característica o braço largo, mas, são considerados instrumentos leves e macios.

Por esse motivo, costuma ser uma opção bastante indicada para os iniciantes. Além disso, por oferecer uma boa sonoridade para uma variedade de estilos musicais, abrange melhor a realidade de quem está começando. Afinal, pode ser necessário tocar de tudo um pouco durante o aprendizado.

Tamanho 

Se você é iniciante na prática de tocar violão, deve imaginar que, quanto maior e mais largo for o braço do instrumento, mais dificuldade terá em tocar. Isso porque, sem tanta habilidade ainda, segurá-lo não será tão confortável para você.

Sendo assim, o ideal é não comprar um modelo que seja muito grande ou muito pequeno. Experimente, teste e, então, decida qual levar.

Marcas e valores

Um ponto essencial para quem está em busca do primeiro violão é o preço. Dificilmente, alguém investirá um valor muito alto sem ainda saber tocar muito bem. Por isso, os modelos mais baratos são considerados mais acessíveis para o seu primeiro instrumento.

Então, o primeiro passo é definir qual o seu orçamento disponível para esta compra. Em seguida, você deve fazer um interessante estudo de mercado para conhecer quais marcas são de qualidade e qual a média de preço dos violões.

Para o seu conhecimento prévio, algumas marcas mais populares e consideradas referência profissional para violões são Taylor, Takamine, Fender, Yamaha, Tagima e Crafter.

Porém, a marca influencia no preço e na qualidade do instrumento. Sendo assim, se preferir encontrar opções mais econômicas – que não deixam de ser boas – pode apostar em: Giannini, Strinberg, Memphis by Tagima, Harmonics e Class.

Violão NylonCordas

Entre as opções de nylon e de aço, muitos especialistas preferem recomendar que um iniciante opte pelo nylon. Afinal, como os dedos podem ficar doloridos nesta etapa inicial, as cordas de aço tendem a machucar um pouco mais e podem atrasar o aprendizado.

Idade e incentivadores

Além dos tamanhos ideais para cada faixa etária, como pudemos ler aqui, existem outros fatores influentes no aprendizado musical infantil. Por isso, é importante considera-los, para que a criança se sinta encorajada a continuar com as aulas de violão.

Um deles é que, se a criança já viu em algum lugar um tipo e modelo específico de violão, talvez, não adiante convencê-la de que o outro modelo é melhor para a idade e o tamanho dela. Ter o modelo que despertou o interesse de iniciar o aprendizado pode ser essencial para que a criança não desista de aprender o instrumento.

Conforme ela já estiver mergulhada neste universo e se sentindo empenhada nas aulas, então, você poderá encontrar o melhor e mais adequado violão de acordo com a idade e o tamanho da criança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para nós, compartilhe este brilhante artigo!
O que considerar para o meu primeiro violão?