Meu Violão Empenou… o que faço?

Meu Violão Empenou… o que faço?
Tempo de leitura: 4 Minutos

guitarra empenar - Meu Violão Empenou... o que faço?

Você sabia que, empenar o braço é um dos males mais comuns em instrumentos de cordas, seja ele um violão, uma guitarra ou um contrabaixo?  

Eu sou o Max, o astronauta do mundo musical, e vim de um outro planeta para te ajudar com isso. Quando eu era iniciante nos instrumentos de cordas, eu sofria muito quando isso acontecia com o meu violão, mas ao longo dos anos eu fui aprendendo o que eu poderia fazer quando isso acontecesse, agora eu tenho várias dicas para te dar, anota aí… 

Quando você sente que seu instrumento está ficando “duro” ao toque, o som meio “chocho” ou a afinação já não fica mais 100% são inúmeras as coisas que podem estar acontecendo com ele: o braço pode estar empenado, isto é, envergado para cima ou para baixo, o tampo pode estar torcido ou o cavalete pode estar descolando. 

Essas avarias fazem com que a ação das cordas fique muito alta, tornando o toque desconfortável. 

O que é um violão empenado? 

O violão empenado é basicamente quando o seu braço fica torto para cima ou para baixo, essa pode ser a razão do seu instrumento estar constantemente desafinado e deixando as notas fora do tom em certas posições. 

Há alguns fatores que podem contribuir com os empenamentos e torções, se liga: 
  1. Uso de calibre de cordas não compatível com o tamanho de escala e estrutura do tampo; 
  2. Condições climáticas (umidade excessiva ou escassa do ar e temperaturas elevadas); 
  3. Mal cuidado e preservação, e posicionamento incorreto do instrumento; 
  4. Cola inadequada entre o braço e a escala; 
  5. Madeiras componentes do tampo ou braço com posição de corte incorreta.

viola berimbau - Meu Violão Empenou... o que faço?

Braço empenado

Anota a solução que eu trouxe para você: 

Os violões de cordas de aço geralmente vêm equipados com tensor regulável e, se o empenamento não for extremo, o ajuste no tensor resolve esse problema. 

Em violões clássicos, que em regra não possuem tensor, o problema é maior. Se o empenamento for leve, retiram-se os trastes e faz-se uma retífica da madeira. Se o empenamento for mais agudo, deve-se sacar a escala, desentortar o braço com direcionamento de calor e colar a escala novamente, seguida de nova colocação de trastes.

violao no luthier - Meu Violão Empenou... o que faço?Tampo torcido

O tampo é o problema mais grave. Quando a tensão de cordas atua sobre ele, há um movimento de inversão: a parte posterior ao cavalete sobe a parte anterior afunda. Muitas vezes a trava que sustenta a escala embaixo do tampo se rompe ou abaixa demais. Esse conjunto de empenamentos e torções faz com que a ação das cordas se levante naturalmente, causando desconforto ao toque. 

Pega a solução: 

Nos casos mais simples, abaixar a altura do rastilho é uma saída. Se o rastilho não tem mais altura em relação a angulação das cordas, a solução é remover o cavalete e substituí-lo por um mais baixo, desde que haja altura suficiente em relação ao braço. Nos casos mais graves, a única saída é a troca do tampo. 

E quando as duas coisas acontecem? 

Vixe, aí o estrago é dos grandes. Nesse caso, é necessário desmontar o instrumento. Primeiro, removemos o braço, fazemos a troca do tampo e ajustamos o braço novamente. Esse trabalho custa muito caro, pois o tempo que um luthier (profissional especializado em construir instrumentos de cordas) leva para executar um serviço como esse chega a ser maior que o tempo que ele levaria para construir um violão novo. Esse tempo de serviço costuma ser feito em violões de valor alto ou instrumentos históricos.  

Cabe dizer que cada caso é único e se apresenta de uma forma, por isso leve seu instrumento periodicamente ao luthier de sua confiança para que ele possa detectar tais problemas e poupá-los de dissabores. A prevenção de possíveis avarias no instrumento custa menos que um violão novo! 

Como posso evitar o empenamento do meu violão? 

Vou te dar alguns conselhos para que você possa evitar esse problema! Se liga… 

  • Procure sempre que possível guardar seu instrumento no estojo ou na capa; 
  • Procure comprar um instrumento feito de madeira com pelo menos 6 meses de maturação; 
  • Evite deixá-lo exposto a incidência de luz incandescente, do sol e de poeira. 

 

Gostou do que eu trouxe para você hoje? Tenho várias dicas do meu planeta que podem te ajudar, então fica esperto que logo, logo eu volto com mais informações como essa para você!  

Fonte: musictube.com.br

Loja Mundomax

4 comentários sobre “Meu Violão Empenou… o que faço?

  1. muito top, eu toco violão e sempre tive vontade de aprender a consertar ou até mesmo aprender a fabricar um personalizado ,mais acho que é muito complicado!!!!!

  2. Mas o meu violão não está com nada torto e nem dasafinando, eu só percebi que os separadores de casa estão fora do normal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo