O que é Microfone sem Fio?

Tempo de leitura: 2 Minutos

Como o nome já denuncia: um microfone sem fio é um microfone sem cabo, que liga diretamente ao equipamento de gravação ou de amplificação ao que está associado. Um microfone sem fio é hoje em dia um componente chave em quase todas as emissões de televisão e teatro e em eventos corporativos, religiosos e educacionais.

microfone sem fio - O que é Microfone sem Fio?

O microfone sem fio, também chamado de microfone de rádio ou de RF, é, na verdade, uma estação de rádio em miniatura. Ele pode ser de uma ou duas peças. No de uma peça, o microfone, a bateria, o transmissor e a antena estão no mesmo corpo. No de duas peças, o microfone é conectado a uma unidade de transmissão separada. A unidade do microfone (que pode ser do tipo dinâmico ou de condensador) converte as ondas de som em um sinal elétrico. O sinal é enviado para um transmissor de baixa potência que o encaminha à um receptor que, por sua vez, converte o sinal de rádio-frequência novamente em áudio. A saída do receptor é conectada na entrada de um mixer ou gravador, através de cabos.

Os microfones sem fio profissionais transmitem na frequência rádio VHF ou UHF e tem recepção de diversos sinais que eliminam os pontos sem sinal causados pela reflexão das ondas de rádio nas paredes e outras superfícies. As frequências VHF estão entre os 30 MHz e os 300MHz.

Os microfones sem fio VHF são tipicamente aqueles que tem uma frequência fixa, isso quer dizer que o utilizador não pode mudar de frequências se encontrar interferências. A banda UHF está entre as frequências de 300 MHz e 3 GHz e é a banda utilizada pelos celulares. Dependendo dos regulamentos nacionais que diferem de pais para pais, os microfones sem fio podem operar entre 470 MHz e 865 MHz. Estas frequências são partilhadas com outros canais de televisão. Quando selecionar uma frequência o utilizador tem de saber quais as frequências que deve evitar para não ter interferências. O microfone sem fio da foto abaixo é o pgx24 da SHURE, clique na imagem para saber mais sobre ele. 

Microfone sem fio shure - O que é Microfone sem Fio?

Vantagens de um Microfone sem Fio

A maior vantagem de um microfone sem fio é a liberdade de movimentos. Como os microfones sem fios não estão ligados a cabos o utilizador não está limitado pelo comprimento do cabo. Os microfones sem fios enviam os sinais por radio frequência e não por cabos. O microfone sem fio está ligado a um transmissor e os sinais são recebidos pelo receptor ligado à mesa de som ou ao aparelho de gravação. O utilizador pode evitar os problemas dos cabos que ocorrem quando estão em movimento.

Tipos de Microfone sem Fios

Existem 2 tipos de microfone sem fio: o microfone sem fio de mão e o microfone sem fio para prender na camisa. O microfone sem fio de mão é como um microfone de mão normal mas tem um corpo maior para acomodar o transmissor e a bateria. Os microfones sem fio de corpo tem uma caixa pequena com o transmissor e a bateria. O microfone é ligado à camisa da pessoa ou ao instrumento.

Na loja Mundomax você encontra diversos modelos de Microfone sem Fio, confira!

Astronauta Max

MOLDURA.psd - O que é Microfone sem Fio?

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

4 comentários sobre “O que é Microfone sem Fio?

    1. Olá Arthur,

      O registro mais antigo é de John F. Stephens que desenvolveu um microfone sem fio, por ondas FM, para um show musical da Marinha americana em 1951, na base marítima de Memphis, EUA.

  1. bom dia eu comprei um Kit 2 Microfone sem Fio com Receptor Wireless Até 30 Metros para minha igreja mais ao ligar na mesa de som amplificada fica passando um canal de radio como eu faço para dirar este canal de radio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo