Como Começar a Sonorização de um Ambiente

Tempo de leitura: 2 Minutos

Estudo de Som Ambiente - Como Começar a Sonorização de um Ambiente

Hoje a Mundomax preparou um artigo com algumas dicas para você começar com o projeto de sonorização do seu ambiente. São dicas que auxiliarão na prática a montagem do seu Som para Ambiente.

Antes de fazermos qualquer projeto de Sonorização de Ambiente é imprescindível analisar algumas variáveis. Existem algumas perguntas básicas que devemos nos fazer antes de iniciarmos a sonorização de um espaço. Vamos a elas:

 

1) Quais serão as aplicações desta sonorização? Festas, uso de microfone, reuniões, musica ambiente, CD, DVD, áudio-visual…

2) Que tipo de ambiente vai ser sonorizado? Igreja, salão de festas, escritório, residência, consultório, lojas, bares, shoppings, escolas, hospitais, supermercados…

3) É um ambiente ruidoso?

4) Como está o orçamento para a sonorização? Coloque a mão no bolso antes, e confira o quanto você está disposto a investir no seu Som para Ambiente.

Quando tivermos estas informações, podemos definir quais equipamentos deverão ser usados para melhor atender às necessidades de cada ambiente.

Dimensionamento do Projeto de Sonorização de Ambiente

É bom ficar atento na hora de escolher quantas caixas você precisa para sonorizar seu ambiente.

Para dimensionar a quantidade de caixas, coloque as caixas distribuídas no comprimento e na largura do ambiente, separadas entre si a uma distancia de 4 a 8m. Exemplo: em uma sala de 20x15m, colocamos as caixas dispostas da seguinte forma:

Caixas de Som Ambiente Posicionamento - Como Começar a Sonorização de um Ambiente

Para sonorizações ambientes de pequeno porte podemos aplicar uma potência de 5 a 10W por caixa. Para saber a potência que o amplificador deve ter, apenas multiplique o número de caixas pela potência de cada caixa. Exemplo: se na sonorização forem usadas 10 caixas PS200 e aplicarmos 10W por caixa, sabemos que a potência do amplificador deverá ser próxima de 10 caixas X 10W = 100W.

Dicas da Mundomax

– A potência do amplificador deve ser, no máximo, igual à soma das potências de todas as caixas.

– Quanto maior a distância, maior deverá ser a bitola do cabo.

– Quanto mais caixas instaladas no mesmo circuito, maior deverá ser a bitola do cabo.

– Recomendamos usar bitola mínima de 1mm² para sonorizações de curta distância e poucas caixas.

– Bons resultados são obtidos, na prática, quando as caixas estão a uma distância de 4 a 8m uma da outra.

– Instalar as caixas a uma altura aproximada de 2,5m.

 

Grandezas Elétricas

A relação existente entre a corrente, a tensão e a resistência denomina-se Lei de Ohm: Para que circule uma corrente de 1A em uma Impedância de 1 Ohm, há de se aplicar uma tensão em suas extremidades de 1V (V=R.I). O conhecimento desta lei e o saber como aplicá-la são os primeiros passos para entrar no mundo da Sonorização.

Mas antes de se começar a realizar cálculos, se quiser conhecer mais sobre estas grandezas, abaixo temos os links com os conceitos:

O que é Corrente Elétrica ?

O que é Tensão Elétrica ?

O que é Frequência ?

O que é Potência Elétrica ?

O que é Impedância ?

 

Agora, fique atento, ao longo das semanas estaremos falando muito mais sobre Sonorização de Ambientes. Navegue à vontade em nosso Blog.

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Como Começar a Sonorização de um Ambiente

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo