Som ambiente e Música em Restaurantes

Tempo de leitura: 5 Minutos

som ambiente restaurante - Som ambiente e Música em Restaurantes

Restaurantes em que o silêncio dá lugar para a música, o ambiente pode-se tornar muito mais agradável. Lembrando que a música, como a comida do restaurante, pode agradar a uns e não a outros, logo a seleção deve ser criteriosa. Por isso hoje, nós da Mundomax, criamos mais um artigo da série “Som para Ambiente”, dando agora uma mãozinha para os donos, gerentes e os futuros proprietários de restaurantes, para implementarem um “zonzinho” no ambiente.

Assim como os quadros nas paredes, a decoração das mesas e a pose dos garçons, a música também pode dizer algo sobre o seu restaurante, sobre a comida, sobre o cheff e inclusive sobre sobre o proprietário. Não é toa que o som ambiente de restaurantes ser preenchido por música, é uma tendência mundial.

E mais do que uma tendência, nos EUA é uma febre. Para você ter uma ideia, alguns restaurantes de lá, os mais populares é claro, colocam nas últimas páginas do menu, a playlist de músicas disponíveis no restaurante. Aí quando o cliente vai pedir o frango assado, já pede para o garçom anotar a música escolhida para tocar ali na hora.

Tá difícil de selecionar o público do seu restaurante? Coloque uma música que de um modo geral esteja de acordo com os clientes que você quer atrair. Por exemplo, para um restaurante requintado, além de quadros nas paredes com pinturas clássicas e uma boa carta de vinhos, pode ter certeza que, um jazz, uma bossa nova e principalmente música clássica e erudita podem fazer toda a diferença. Além de relaxar os cliente, o som de um piano, pode facilmente manter seu cliente mais tempo no interior do restaurante. E que proprietário de Restaurante não quer que seu cliente saia dizendo para todo mundo ouvir: “Que restaurante de bom gosto”.

Como começo o Som para Ambiente do meu Restaurante

Primeiro de tudo, precisamos definir o “estilo” do restaurante e aí sim: da música.

Caso 1: É um restaurante onde o objetivo principal é criar um ambiente propício à conversa, ao relacionamento entre pessoas. Geralmente não tem TV, e o público costuma falar mais baixo…

Solução: um sistema básico de sonorização de ambiente é suficiente. Neste caso, a sonorização é apenas para “completar” o clima. Pequenas e discretas caixas ou arandelas com poucos Watts de potência, resolvem isso para você. Cuidado apenas com estilo musical, tem que estar no Jazz, MPB, etc, nada de muito agito.

Restaurante som ambiente tv música - Som ambiente e Música em Restaurantes

Caso 2: Restaurante que funciona à noite, e que em dia de jogo na TV o pessoal se reúne lá para assistir ao futebol, normalmente churrascarias ou Restaurantes/Lanchonetes. Lugares em que normalmente o pessoal do trabalho se reúne para jantar e tomar uma cerveja. O maior problema aqui é que mesmo no momento em que a maioria dos clientes estão jantando o movimento é intenso.

Solução: Precisamos aqui de um sistema misto: Um bom som ambiente, com mais potência e qualidade de equipamento que o caso anterior e algumas TVs espalhadas pelo ambiente, podem resolver o problema. A potência está diretamente relacionada ao nível de barulho que o pessoal faz.

Se o ambiente do restaurante for “pequeno”, pode-se muito bem utilizar o equipamento de som ambiente tanto para o áudio da TV quanto para a música. O segredo está na hora de mescla. Na quarta-feira a noite, durante o jogo de futebol na TV, o ideal é desligar a música e deixar que a narração do jogo tome conta do ambiente. Enquanto, durante a novela das 7h, a TV pode até ficar ligada, mas sem áudio, e nesse momento sua playlist de músicas bombam no ambiente.

Mas se o ambiente for demasiado grande, você pode setorizar o som ambiente. Deixe as televisões em um ambiente específico do restaurante, em um andar diferente, ou divida o restaurante em dois ambientes. Por exemplo, o da esquerda você deixa as televisões, se precisar, pode inclusive instalar caixas de som para reforçar o áudio da TV, e enquanto no ambiente da direita, você instala um forte equipamento de Som para Ambiente e deixa a música rolando.

Neste caso, como o ambiente está propício a pessoas mais jovens e famílias. A música selecionada também pode ser mais agitada, um pop rock e músicas do momento, provavelmente vão agradar a maioria das pessoas. Mas lembre-se: “Som ambiente é aquele em que você pode escutar 8 horas direto e sair sem dores de cabeça”, ou seja, tenha “juízo” no volume.

Restaurantes com Som Ambiente - Som ambiente e Música em Restaurantes

Caso 3: Mas se o seu restaurante é do tipo requintado, diríamos: “chique”, bem, aqui um bom projeto de sonorização é quase regra. Neste caso, como o restaurante é mais silencioso, ninguém merece os sons da “bateção” de garfos e vozes sussurradas.

Solução: Uma música calma, baixa, com instrumentos como piano, saxofone, violinos… além de preencher o silêncio insuportável do restaurante, vão dar um ar de “cult” ao seu lugar. O som aqui, não precisa ser potente, mas precisa ter alta qualidade sonora, o mais “clean” possível. Dica: procure equipamentos da marca Hayonik, a qualidade sonora é ponto forte da marca.

Caso 4: Apesar de todos os benefícios que se pode obter com a música, vale salientar aqui, que nem todos os restaurantes podem ter música. Um bom exemplo são os restaurantes diurnos, tipo self-service, onde o público se restringe a trabalhadores e estudantes em seus horários de almoço. Neste caso, TVs com bons sistemas de som, ligadas no noticiário ou no esporte, são mais aceitas.

Bem, agora que você já sabe que tipo de Som para Ambiente ter em seu restaurante, vamos a prática. Confira o artigo: Como sonorizar meu Restaurante. E não esqueça de conferir todas as soluções de som ambiente que nossa loja virtual possui. Confira! http://www.mundomax.com.br/ambiente_/

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Som ambiente e Música em Restaurantes

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo