Mesas de Som – Uma visão Geral

Tempo de leitura: 4 Minutos

mixer - Mesas de Som – Uma visão Geral

Mesa de Som, misturador, ou simplesmente mixer, é um equipamento essencial no estúdio de áudio, permitindo misturar os diversos sinais eletrônicos de áudio vindos de cada instrumento ou fonte sonora (microfone, instrumentos, etc). É na mesa de som que se pode equilibrar os níveis sonoros e localizar no stereo (eixo esquerdo-direito) os diversos instrumentos, além de se poder também dosar a intensidade de efeitos produzidos por equipamentos externos.

Ou seja, em todos os sistemas de som, indiferente do seu porte ou recursos, a mesa de som vai ser sempre o coração do sistema. É só depois de passar pelo Mixer que o som é enviado para tratamento nos periféricos, e também transmitido para o sistema de amplificação (PA, palco, gravação ou ambos).

O Básico sobre as Mesas de Som

Na estrutura de uma mesa de som, chamam-se de canais os caminhos percorridos pelos sinais de áudio. Os canais de entrada (input channel) são os acessos pelos quais pode-se inserir os sons de instrumentos e microfones na mixagem, enquanto os canais de saída (output channel) contêm o resultado final, isto é, os instrumentos já misturados. Em cada canal de entrada, existe um controle de pan, normalmente sob a forma de um botão rotativo, e que permite ajustar o destino do som daquele canal. Quando na posição central, o pan destina o som do canal de entrada para ambos os canais de saída esquerdo e direito (left e right). Girando-o para um dos lados, faz com que o som também seja enviado mais para aquele lado do que para o outro, de forma que quando ele é girado todo para um dos lados, o som somente será enviado para aquele canal de saída.

Mesa de Som1 - Mesas de Som – Uma visão Geral

Um outro recurso encontrado nas mesas de som é a equalização, que dependendo da marca, modelo e recursos, varia entre 2 e mais de 5 faixas de frequência, algumas fixas outras variáveis. Geralmente, são encontradas 3 faixas, respondendo como Graves (LOW), Médios (MIDDLE) e Agudos (HIGH).

Bom, para terminarmos o básico, temos o recurso do fader, que é a quantidade do sinal do canal que será misturada ao sinal principal (master). Para simplificar, o fader é um controle deslizante que ajusta o volume do canal.

Alguns recursos das Mesas De Som

Send Mesa de Som - Mesas de Som – Uma visão Geral

Agora vamos falar sobre outros recursos mais avançados, porém, encontrados em uma vasta maioria das mesas de som de médio porte, são elas, o controle de PAN que indica o quanto do sinal será enviado para o lado direito (RIGHT) e quanto será enviado para o lado esquerdo (LEFT).

Algumas mesas possuem também a seção de envio (send) (Figura ao lado) para efeitos (chamada por muitos de mandadas). Esses botões dosam a quantidade de sinal de cada canal a ser processada pelo dispositivo de efeito (reverb, eco, etc), aparelho externo ao mixer. O sinal processado volta do dispositivo de efeito e entra na mesa de mixagem pela conexão de retorno (return), que direciona-o aos canais de saída da mesa, juntamente com o sinal original (sem efeito) de cada canal de entrada.

Algumas mesas de som possuem ainda o recurso Phantom Power, Alimentação Fantasma, imprescindível para alguns modelos de microfones, clique aqui para saber mais sobre ela.

Input Mesa de Som - Mesas de Som – Uma visão Geral

Em geral as Mesas de Som apresentam diferentes tipos de conectores de entrada para o canal (figura ao lado) (geralmente XLR e P10 stereo para os sinais balanceados e P10 mono para os sinais desbalanceados), e também, o INSERT, que serve para enviar e receber o sinal do canal para processamento externo por outros periféricos. Este processamento é importante, para ligar equipamentos específicos para alterar, corrigir, modificar, ou realizar qualquer outra operação com o sinal do canal, adicionando mais recursos a mesa de som.

É claro que este artigo procuramos descrever apenas uma noção geral e bem básica sobre a estrutura de uma mesa de som. Modelos mais sofisticados contêm ainda muitos outros recursos. Aos poucos, nós da Mundomax vamos escrevendo mais atigos sobre este assunto, inclusive quanto a sua utilização e “timbragem” dos microfones e instrumentos.

Agora, confira os variados modelos e marcas de Mesa de Som que possuímos em nossa Loja Virtual, Confira!

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Mesas de Som – Uma visão Geral

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Um comentário em “Mesas de Som – Uma visão Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo