Tempo de leitura: 4 Minutos

Comprar um Contra Baixo pode ser tão simples quanto comprar um doce na esquina, porém pode ser desastroso. Isso porque Contra Baixo é tipo do instrumento que necessita de qualidade, mesmo para iniciantes. As pessoas que optam por aprender a tocar Contra Baixo como seu primeiro instrumento, se compram um instrumento de baixa qualidade, com aquela sonoridade seca e mirrada e ainda um instrumento desconfortável e pesado demais, desistem no outro dia.

Por isso nós da Mundomax vamos dar algumas dicas para você, para não errar na hora de comprar seu 1º Contra Baixo. Um Baixista nunca esquece seu primeiro Instrumento de cordas corpulento e desengonçado.

 

Por que devo aprender a tocar Contra Baixo?

Você não quer concorrência ao entrar em uma banda? Quer aprender um instrumento que se destaca dos outros em meio a uma música? E ainda com sonoridade atraente e mais do que exclusiva?? Opte por um Contra Baixo. “Baixistas nato” é uma espécie quase em extinção, principalmente em relação a violonistas. Afinal uma boa parte dos baixistas foi um dia guitarrista, que por falta de baixistas ou excesso de concorrentes na guitarra, pulou para o lado mais “grave” da força.

 

Agora sim: dicas para comprar seu primeiro Contra Baixo

Antes de tudo, coloque a mão no bolso e veja quanto você tem para investir.

 Tenha em mente o tipo de som que você pretende tirar do baixo. Por exemplo, um som mais vintage (antigão, tipo rock dos anos 70), nestes casos os modelos Jazz Bass são os mais indicados. E acredite existem baixos Jazz Bass de qualidade com preços bem atraentes. Um exemplo legal são os Jazz Bass da Eagle (foto ao lado), simplesmente um dos melhores modelos do mercado, nesta faixa de preço. Ele possui recursos e sonoridade encontrados apenas nos Contra Baixos Jazz Bass da Fender. Clique aqui e veja alguns modelos.

E em relação ao ritmo, o número de cordas também importa, tanto pela sonoridade, quanto pelo visual. Para tocar um Rock and Roll, a maioria das vezes não há necessidade de um baixo com mais de 4 cordas, e também, ninguém merece ver um baixista tocando Rock com um baixo de 6 cordas, deixe estes para Axé e Mpb. E outra, para quem está procurando seu primeiro Contra Baixo, é altamente recomendado que dê preferência pelos de 4 cordas, são mais confortáveis para o aprendizado. Depois, se achar necessário aumentar o número de cordas, será muito mais fácil.

Evite também comprar um Baixo usado, muitas vezes compensa comprar um instrumento zerado, mais simples e de marca menos expressiva, do que um contra baixo ativo modelo top, mas com 5 anos de uso, isso porque pode ele pode te dar algumas dores de cabeça, principalmente com relação a parte elétrica.

Enfim, são inúmeras as marcas que possuem Contra Baixos bons com preços acessíveis, as marcas que a Mundomax indica são: Condor, Strinberg, Shelter, Eagle, Squier, Yamaha e Tagima. Se comprar baixos destas marcas, dificilmente você terá algum problema.

A dica que fica hoje da Mundomax é o BX12 da Condor.

 

Contra Baixo Standard BX12 CONDOR

Este é um Baixo que possui recursos de alta qualidade por um preço bem acessível. Além de esbanjar beleza, este contra baixo vai surpreender você com sua qualidade sonora. O BX12 Condor conta com uma captação passiva Condor (P+J), que proporciona graves profundos e médios quentes. Além de um controle de volume, o BX12 Condor oferece knobs de Agudo e Grave, o que dará a você mais controle sobre o timbre do seu contra baixo. Um ótima opção de custo x benefício, Veja Mais!

E Agora que você já foi apresentado a algumas dicas simples para comprar um bom Contra Baixo, aproveite as ofertas da Mundomax! E escolha os modelos de Baixos ideais para você tocar, confira!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

30 comentários sobre “Como comprar um Contra Baixo iniciante

  1. Referente ao sistema ativo e passivo, qual desses é o mais indicado para tocar Rock e Pop? Queria aprender a tocas músicas do twenty one pilots, red hot chilli peppers, tame impala e outros artistas parecidos.
    E sobre o número de cordas, 4 cordas é o indicado para esse tipo de música, certo?

  2. Realmente uma das vantagens de ser baixista é o fato da concorrência ser menor, sempre precisam de baixistas, e quase que suplicam para você tocar.

  3. Ultimamente estou devorando tudo sobre contrabaixo, pois estou querendo aprender a tocar! Amei o artigo e com certeza me ajudou a entender mais sobre o instrumento que ultimamente é minha paixão.

  4. Pingback: SomProfissional
  5. como ja dito YAMAHA RBX 170,. E O MELHOR PRA QN TA COMEÇANDO BRAÇAO BEN TRABALHADO MUINTO BON PRA APRENDER E TANBEN SHOWS NAO VA NNO PREÇO E SIN NA QUALIDADE

  6. Queria Saber se o Baixo Da Squier By Fender SB Deluxe Jazz Bass Ative V | 5 Cordas | Ativo é uma boa de se comprar?
    se Poder Me informar fico grato

  7. Eu estou precisando de um contrabaixo para rock assm um estilo mais Death Metal pq eu tenho uma banda estou a procura de um contrabaixo vocês ne indicam um ai por favor??

    Grato!!!

  8. Tenho um condor de BX-12 Standard de 4 cordas, ele é ótimo mesmo para iniciantes a captação é muito boa e o som grave médio e agudo é bem definido.

    estou vendendo, ele está novo, pois comprei outro baixo e não quero ficar com os 2.
    quem quiser entrar em contato.

    pinheiromartin@hotmail.com

  9. E se eu quizer um contrabaixo, bom, de preço razoavel (ateh 1000 reais), e com cara de metal pesado, como os da BC Rich (n necessariamente tem q ser um BC Rich), me deem um conselho. Estou tocando numa banda de metal, e adoro contrabaixos agresssivos. Desde ja agradeço

  10. sou um novato no mundo dos baixos e quero comprar um e aprender a tocalo qual baixo voce me recomendaria? ativo ou passivo? com um preço bem acessivel

  11. Olá! Qual o contra baixo mais indicado para se tocar Death Rock / Post Punk?

    Seria interessante para mim um que não fosse tão pesado. Acredito que um de 4 cordas seja o ideal não é? Enfim, quero saber qual o modelo mais indicado para o gênero.

  12. Estou querendo aprender a tocar baixo e estou pensando em comprar o Contra Baixo Com Captador Ativo BX12A Azul CONDOR, gostaria de saber se é necessário ter também um amplificador ou posso tocar sem?

  13. estou querendo começar a tocar baixo e estou numa duvida cruel. estou em duvida sobre condor BX12(passivo) ou CLB24A 4 Cordas STRINBERG(ativo)? qual o melhor para um iniciante que pretende tocar rock tipo hardcore, punk e screamo e alguma coisa de metal?

    1. Rodrigo é o seguinte, o BX12 da Condor normalmente é mais aceito pelos clientes da loja, é um Contra Baixo popular. Eu diria que pelos seus graves bem profundos e médios definidos, ele é perfeito para Metal e Hard Rock, porém ele fica a desejar para Blues e um rock mais vintage, antigo. É sem dúvida a minha indicação como músico e você nunca vai ficar na mão, por causa de falta de bateria 9V, o que acontece nos Baixos ativos. Porém o Contra Baixo da Strinberg da linha CLB ativo, ele possui um timbre mais elástico, ou seja, perdendo um pouco de tempo equalizando, você consegue deixar ele com o timbre que você quiser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo