No princípio era o Atari 2600, mas em 1985 surgiu o Nintendo Entertainment System, e foi uma revolução, a “molecada” não queria saber de outra coisa, até surgirem os SEGAS Master System e Mega Drive com Alex Kidd, Golden Axe e Tartarugas Ninjas, mas eis que a Nintendo lança Mario Bros e reproduz o sucesso dos Fliperamas, Street FighterII…
Bem, a história acima e sua continuação todos já conhecemos. Mas o que todo mundo esquece na hora de contar a história dos games é dos indispensáveis controles. Hoje a Mundomax vai dedicar este artigo a história destes controles, joypads, joysticks e afins.
Ralph Baer em 1949 foi contratado para projetar a melhor televisão do mundo, a primeira coisa que Ralph pensou foi em uma TV interativa com jogos, mas a idéia não vingou na época. Mas em 1972, Ralph Baer teve a idéia em projetar um jogo que fosse conectado a TV, surge dai, o primeiro jogo o Pong e o primeiro Controle de Videogame. Mais tarde o projeto foi vendido para Magnavox que desenvolveu o Odyssey, o primeiro Videogame de Controle conectado à TV. E aí que tudo começa:
Abaixo está o primeiro controle joypad para vídeo game, o do Magnavox Odyssey:
Porém Primeiro Video Game fabricado no Brasil foi o Telejogo, confira o vídeo abaixo:
Logo após veio o simples vídeo game Tandy com este joystick aí:
E finalmente o nosso querido e memorável Atari 2600:
A partir do Atari a Mundomax disponibilizou para você uma imagem da árvore genealógica dos controles, clique nela para expandir-la e veja se você reconhece algum dos controles exibidos:
Hoje temos os mais diversos controles, principalmente para computador, entre os mais populares então os controles para playstation. Mas o que realmente está fazendo a diferença são os controles diferenciados como volantes, guitarras, raquetes de tênis, tacos, varas de pescar e até bolas.
A Mundomax promete para logo um artigo exclusivo sobre os diferentes controles que estão chegando no mercado. Enquanto o post não chega confira os diversos modelos de controles do site da Mundomax.
Um comentário em “A história dos Controles de Video Game”