Qual a Ordem Correta dos Pedais de Efeito no Pedalboard

Qual a Ordem Correta dos Pedais de Efeito no Pedalboard
Tempo de leitura: 5 Minutos

A ordem dos pedais é um fator muito importante para atingir o objetivo que se espera do som

Quero um pedalboard, e agora?

No mundo musical, quase nada é regra. Mas, existem algumas dicas e orientações que podem melhorar o seu som. Uma delas é a cadeia de sinal em pedalboard, ou seja, como você pode organizar a ordem de pedais e pedaleiras para obter uma sequência mais lógica.

HEAD EMAIL 600 × 150 px 380 × 100 px 600 × 300 px - Qual a Ordem Correta dos Pedais de Efeito no Pedalboard
Exemplo de uma cadeia de sinais de um pedalboard

Todavia, o ideal é experimentar diferentes ordens e usar aquela que mais te agradar. De qualquer maneira, vamos entender juntos como isso funciona. É importante ter em mente ao menos um ponto de partida para montar o seu pedalboard da maneira que você desejar!

Categorias de pedais de guitarra

Antes de mais nada, te mostro quais são as principais características de pedais. São elas:

  • Afinador
  • Filtros: Wah-wah e envelope filter (varredura de equalização)
  • Distorção: Overdrive, distortion e fuzz (clipagem de onda)
  • Boost
  • Modulações: Chorus, phaser, flanger, entre outros (dão movimento ao som)
  • Ambiências: Delay e reverb (efeitos de eco)

Esta mesma ordem listada é a que pode ser seguida para a organização da cadeia de sinal. Para saber se esta sequência serve para você, entenda a função e a proposta de cada uma.

Afinador

tu 3 top main - Qual a Ordem Correta dos Pedais de Efeito no Pedalboard
Pedal Boss TU-3, um excelente exemplo de pedal afinador

Como o próprio nome já diz, serve como afinador do instrumento e, por esse motivo, o indicado é usá-lo na 1ª posição da cadeia de sinal do pedalboard. Desse modo, o objetivo é para que não haja nenhuma interferência na captura das notas.

Filtros antes de distorções

1 1 - Qual a Ordem Correta dos Pedais de Efeito no Pedalboard
Behringer Hellbabe, um pedal de wah-wah

Os filtros, como o pedal de wah-wah, são colocados geralmente antes de distorções, pois os efeitos de overdrive e distorção deixam os harmônicos do som da guitarra mais proeminentes e o pedal de wah-wah passa a trabalhar com esses harmônicos. Ou seja, o pedal não trabalha da maneira ideal.

O efeito que costuma se buscar com um pedal de wah-wah é exatamente ao contrário, um som mais suave e definido, conseguindo variar nas notas reais da guitarra. Sendo assim, sendo utilizado antes, este efeito esperado será possível.

Em contrapartida, se você busca efeitos espaciais mais exóticos, o wah-wah em uma posição diferente pode ser um bom experimento.

Drives e Distorções

1 2 - Qual a Ordem Correta dos Pedais de Efeito no Pedalboard
TC Eletronic MojoMojo, overdrive

Enfim chegam os queridinhos do rock, punk, metal e provavelmente a razão que você se apaixonou pelas guitarras: os overdrives. Também subdivididos em fuzz e distortion, esses pedais têm a missão de saturar o ganho para dar aquele efeito rasgado cheio de força. Sendo assim, é o som que consagrou os grandes guitarristas.

Sendo assim, esse som precisa de notas bem claras e limpas para trabalhar, sendo ideal posicioná-lo antes dos efeitos mais profundos.

Boost

11293000001.MAIN  23166.1576897901 - Qual a Ordem Correta dos Pedais de Efeito no Pedalboard
MXR Booster

Primeiramente, toda vez que seja necessário aumentar instantaneamente um sinal, o booster é uma excelente opção. Sabe aquele momento que o guitarrista vai entrar no solo e você percebe que o volume aumentou repentinamente? É um pedal de booster que permite esse destaque sutil em alguns momentos e depois retorne para o volume original.

É ideal colocar logo após as distorções, garantindo um empurrão extra para o sinal da guitarra.

Caso a ideia seja compensar uma perda de sinal ocasionada por um cabo longo, por exemplo, uma recomendação interessante é inseri-lo logo no início da cadeia.

Modulação 

1 3 - Qual a Ordem Correta dos Pedais de Efeito no Pedalboard
Behringer FX600, uma opção excelente para várias modulações em um só pedal

Pedais de modulação geralmente servem pra dar movimento ao som da guitarra. O chorus, por exemplo, duplica o sinal da guitarra e fica movimentando a afinação dessa dobra, proporcionado profundidade e movimento.

Portanto, os pedais de modulação seguem um princípio parecido com os filtros, antes da distorção ficam mais sutis e depois das distorções ficam mais proeminentes.

Sendo assim, as duas posições permitem sonoridades muito boas e que podem ser encontradas em vários guitarristas considerados ícones.

Esse é um dos motivos que torna difícil decidir qual a ordem mais comum para este tipo de efeito. Afinal, existem pedais de modulação muito diferentes e cada um agrada cada pessoa em um determinado lugar na cadeia de sinal.

Ambiência

2 - Qual a Ordem Correta dos Pedais de Efeito no Pedalboard
Fuhrmann Modulation Delay 2

Pedais de ambiência são os delays e os reverbs, que geralmente estão por último na cadeia de sinal. Estes efeitos tentam imitar um fenômeno acústico que acontece quando um som é rebatido em alguma superfície e se ouve o mesmo som mais de uma vez.

Por exemplo, quando o som sai de um alto falante não é mais possível modificá-lo com efeitos. Por isso, os pedais de ambiência geralmente ficam por último, para que nenhum efeito seja adicionado em cima deles.

Liberdade musical

Ainda que exista esta ordem básica e comum para montar sua cadeia de sinal em pedalboard, a decisão varia – e muito – de acordo com os resultados esperados no som. Teste, troque, experimente e, então, decida qual a ordem usar na sua.

E é importante considerar que a cada dia que passa, novas possibilidades e novos tipos de pedais vão surgindo. Cabe agora buscar qual o seu som favorito, mas com essa base de conteúdo que te mostrei, fica tudo mais simples para partir do zero.

Agora que você já sabe o necessário para montar o seu pedalboard, confira a nossa seção especial lá no site!
E caso esteja em dúvida se a Mundomax é uma loja confiável, confira essa matéria e tire suas dúvidas!

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Qual a Ordem Correta dos Pedais de Efeito no Pedalboard

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo