Antena Interna ou Externa qual a melhor opção?

Tempo de leitura: 5 Minutos

&source=mundomax&style=normal&service=bit - Antena Interna ou Externa qual a melhor opção?

antena externa uhf vhf - Antena Interna ou Externa qual a melhor opção?

Com o passar do tempo cada vez mais temos novas informações sobre a evolução da tecnologia e acompanhando esta evolução está o sinal de TV. E foi pensando nisso que a Mundomax decidiu levar até você algumas dicas e sugestões para a escolha de uma Antena que ira atender suas necessidades, seja com uma Antena Interna ou uma Antena Externa. Essas dicas serão importantes na hora de decidir qual Antena comprar.

Em nosso dia a dia sempre nos deparamos com a necessidade de ter uma Antena de TV de qualidade. Quem de nós nunca teve atitudes no mínimo engraçadas para tentar fazer com que a imagem da televisão melhore. Uma das práticas mais comuns precisa de duas pessoas, enquanto uma fica em frente ao aparelho de TV gesticulando e gritando para a outra pessoa que esta lá fora ficar girando a antena para achar a melhor posição para que a imagem fique boa. Outra prática que é no mínimo estranha, é a utilização de um pedaço de palha de aço pendurada na Antena para tentar fazer com que a imagem da TV fique melhor. Essas práticas têm resultados apenas momentâneos e não substitui a utilização de uma Antena de TV de qualidade, e logo em seguida a imagem ruim volta a perturbar a vida do amante da TV.

Para evitar todos os problemas citados acima basta utilizar uma Antena de qualidade, e se engana quem pensa que fazer esta escolha é um bicho de sete cabeças. Para você escolher uma antena que possa suprir sua necessidade do dia a dia basta você mesmo estipular o qual o tipo de sinal a ser capturado. Ou seja, temos Antenas de todos os tipos, cores, formatos e para todos os gostos. Desde Antenas Internas que são menores e não atrapalham o ambiente de sua sala até Antenas Externas que são um pouco mais potentes e necessitam de um pouco mais de cuidado em sua instalação.

antena interna - Antena Interna ou Externa qual a melhor opção?

Antenas Internas:

Possui vantagens que em muitas das vezes fazem a diferença na escolha por este produto, elas possuem uma grande facilidade na instalação, são compactas, podem ser facilmente posicionada dentro do ambiente em que se encontra seu custo em muitas das vezes é mais baixo do que uma Antena Externa. Porem também podem sofrer com interferências.

Antenas Externas:

Seu custo é um pouco mais alto em relação às Antenas Internas, necessitam de um esforço maior em sua instalação pois precisam ser afixadas e também precisam da passagem de cabos.  Estão sujeitas a desgaste por exposição ao tempo e requerem uma manutenção periódica. Seu benefícios são grandes, pois não sofrem tanto com interferências, o sinal pode ser dividido entre os pontos da residência e uma vez posicionada dificilmente precisara de novos ajustes, salvo quando seu posicionamento for alterado pelo vento por exemplo. 

Vamos então aos exemplos mais comuns de antenas.

Antena VHF/ UHF: esta antena é destinada a recepção de sinais de televisão VHF (canais 2 a 13), UHF (canais 14 ao 69) e FM. Com hastes telescópicas longas, que facilitam a recepção de sinal. Esta Antena possui um diferencial que permite fazer a sintonia separadamente para o sinal VHF e UHF é possível melhorar a recepção de cada canal atuando no seletor.

Antena VHF, UHF e HDTV: Estes modelos de Antenas captam sinais de TV aberta VHF (canal 2 ao 13) e UHF (canal 14 ao 69) no modo de transmissão analógico, além de captar a transmissão digital em HDTV. Algumas destas Antenas já possuem um booster embutido que aumenta o desempenho e o poder de captação, sua utilização é recomendada para regiões com baixa potência de sinal VHF e UHF ou muito distantes das antenas retransmissoras (16 a 88 km de distância).

antena philips - Antena Interna ou Externa qual a melhor opção?

Sendo assim a escolha de sua Antena fica ainda mais fácil pois, podemos perceber que a maioria das Antenas que temos no mercado tem capacidade de captar mais de um tipo de sinal. Ficando a seu cargo de escolha qual a melhor opção  a ser escolhida, se você deseja apenas assistir com qualidade os canais abertos basta escolher um Antena Interna VHF/UHF, agora se você tem interesse em receber o sinal digital que é a novidade do momento tem que optar por uma Antena que possua o sistema de captação HDTV.

A seguir temos a descrição das diferenças entre cada sistema de recepção.

Sistema VHF: termo inglês Very High Frequency que significa frequência muito alta. Essas frequências VHF são próprias para uma comunicação a curta-distância. O comprimento de sua onda é de 2m e a faixa de frequência é de 130.000 a 170.000 Mhz. Nesta faixa encontramos as transmissões de rádio FM, também alguns canais de TV (canais 2 ao 13) chamados de canais abertos, comunicações entre aviões, rádios amadores e comunicações públicas como: polícia, bombeiro e exército.

Sistema UHF: termo inglês ultra high frequency, que significa frequência ‘ultra alta’ atua na faixa de radiofrequências de 300 MHz até 3 GHz. UHF é a transmissão por TV a cabo, além da faixa para radioamadores. Esta frequência é mais comum em grandes centros urbanos.

Sistema Digital: é a transmissão que algumas TVs a cabo. Como a digitalização das imagens, não está sujeito às interferências e ruídos do sinal analógico e a faixa de frequência é menor do que a do sinal analógico as informações são transmitidas na mesma faixa de frequência. O formato e a definição da imagem são os mesmos da TV analógica. É um serviço pago e que ainda vigora apenas no meio urbano, mas por pouco tempo, pois com o avanço da tecnologia logo todos terão direito a este tipo de transmissão.

Sistema HDTV: vem do termo High Definition Television. Este padrão tem uma alta qualidade e prioriza a nitidez e qualidade da imagem, visando sempre o número máximo de canais a serem transportados em uma mesma frequência. Este sinal é bem mais resistente a interferências. A definição de imagem é de 720 linhas horizontais (podendo chegar a 1080 linhas). O som é Surround de 5.1 canais.

Agora é com você. Com todas as informações citadas acima fica fácil escolher sua antena. A Mundomax possui uma variedade de Antenas Internas e Externas. Fique a vontade para navegar em nosso site e escolher a sua.

Loja Mundomax

2 comentários sobre “Antena Interna ou Externa qual a melhor opção?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo