Como fazer uma Vídeo Conferência? Qual Webcam é indicada para videoconferência?

Tempo de leitura: 5 Minutos

Jetsons Video Conferência - Como fazer uma Vídeo Conferência? Qual Webcam é indicada para videoconferência?

Hoje nós da Mundomax vamos dar dicas do que você precisa para fazer uma Vídeo Conferência de qualidade para você ou para o seu escritório. Veremos os equipamentos essenciais, entre eles uma boa Webcam, para que sua Videoconferência não termine em pizza.

 Você seria capaz de ir daqui para o Japão instantaneamente para fechar um negócio importante pessoalmente? Não?! Mas então, como você acha que os executivos de grandes companhias, com dezenas de filiais espalhadas pelo mundo, fazem para se comunicar com seus chefes, funcionários e parceiros, sem perder tempo e dinheiro, e ainda tomar decisões fisicamente presentes (ou quase isso) em diferentes localidades num curto espaço de tempo? Basicamente, por meio de Videoconferências, tecnologia que reúne transmissões de áudio e vídeo a distância – parecida com a utilizada no desenho animado Os Jetsons. Mas, se você está chegando só agora no mundo da Vídeo Conferência, eu te saúdo: Bem vindo a era dos Jetsons.

Vídeo Conferência - Como fazer uma Vídeo Conferência? Qual Webcam é indicada para videoconferência?

O que é uma Video Conferência?

Vídeo Conferência é a transmissão de imagem e áudio em tempo real, de um computador para outro por meio de uma conexão de internet, utilizando webcams, microfones e um software de videoconferência.

Nos anos 90, só empresas de grande porte, capazes de investir a bagatela de R$ 150 mil ou mais podiam ter uma sala de videoconferência. A tecnologia se popularizou e hoje, com menos de 5% desse valor, pequenas e médias empresas também podem usufruir dessa facilidade que gera economia em viagens e deslocamentos constantes. E mais: você, na sua casa, ligado na internet, com o Skype ou o MSN instalado no seu PC, uma Webcam, um microfone, caixas de som ou fones de ouvido, pode perfeitamente montar uma “sala” de Vídeo Conferência dentro do seu quarto.

Em casa, para montar uma central de videoconferência, não é preciso gastar fortunas em equipamentos, tecnologias e acesso caros. Mas muitos que compram uma webcam não ficam felizes com o resultado. Calma! Prestando atenção a alguns detalhes dá para obter uma experiência satisfatória de videoconferência e usar e abusar deste útil recurso. Basta seguir nossas dicas e usufruir da comunicação com qualidade de som e imagem de vídeo. Vamos lá.

A Webcam

A Webcam é o seu passaporte de entrada para o mundo dos Jetsons, isso: para bater papo ao vivo com imagens ou mostrar sua casa por 24 horas para quem quiser assisti-la pela internet.

A webcam, necessariamente, precisa ter qualidade, tanto no conjunto óptico com foco nítido, mesmo em movimento, quanto para capturar o vídeo. Recomenda-se que a webcam tenha uma resolução acima de até 1.280 por 1.024 pixels para visualizar a conversa em tela cheia. Na hora de comprar, escolha a câmera de web com mais de 1 megapixel de resolução real e boas lentes.

As vídeo-conferências devem dar a sensação de que você está no mesmo ambiente que seus familiares, amigos, funcionários ou clientes, mas se a iluminação não for boa, eles não irão te ver (nem você a eles) e parecerá que está conversando com uma sombra ou um fantasma sem rosto. A maioria das câmeras de web mede a quantidade de luz na imagem inteira. Se houver uma janela brilhante ou uma lâmpada no quadro, seu rosto aparecerá escuro e sombreado. Outro problema é uma luz muito fraca que causa ruídos digitais perceptíveis na tela como pontos escuros ou manchas. Algumas webcams possuem recursos de correção automática de luz e, quase todas, trazem um software que permitem ajustes. Na hora de comprar verifique se possui o recurso de correção e se o pacote traz um CD de instalação. Se não for o caso, é possível baixar esses programas pela internet.

A boa notícia é que ao longo dos anos as grande marcas do segmento como Logitech, Creative e Philips foram ganhando alguns concorrentes, com câmeras de igual qualidade e em algumas vezes até melhores, só que com preços muito mais atrativos. Mas é claro que uma Webcam Philips é sempre muito bem vinda.Webcam e Headset para video conferencia - Como fazer uma Vídeo Conferência? Qual Webcam é indicada para videoconferência?

Dica da Mundomax para Vídeo Conferência pessoal

Uma Webcam que conta com uma excelente qualidade de imagem e recursos como rastreamento de face, efeitos e molduras de vídeo é o modelo 10034 da CLONE (foto ao lado). São 5 MegaPixels em uma Webcam USB totalmente Plug and Play, e ainda, ela vem acompanhada com um excelente Headset (fone e microfone). Tudo o que você precisa para fazer uma vídeo conferência com seus amigos e animar as conversas no MSN.

Outros Recursos Necessários

A conexão à internet é o requisito primordial de qualquer Vídeo Conferência, lembrando que a velocidade da transmissão das informações de áudio e vídeo da conversa, dependem exclusivamente da velocidade de conexão. O ideal, segundo especialistas, é que a velocidade de transmissão de dados seja superior a 1 megabits por segundo (Mbps) para que a imagem de qualidade seja transmitida sem grandes interrupções. Se a conexão a web não for de banda larga ou o link de comunicação não for bom, a imagem terá movimentos interrompidos como se estivesse em câmera lenta e a voz chegará com atraso.

E não esqueça do áudio. Quando for comprar uma webcam verifique se ela possui um headset ou microfone embutido. Se não, você terá de adquirir separadamente.

skype vídeo conferência - Como fazer uma Vídeo Conferência? Qual Webcam é indicada para videoconferência?

Na prática, uma videoconferência pode ser feita de duas maneiras: por meio de sistemas especiais, com tudo integrado num único equipamento – possibilitando reuniões com várias pessoas num mesmo ambiente; ou em computadores pessoais (desktops ou notebooks) por meio de câmeras, microfones e programas simples (baixados gratuitamente) ou softwares corporativos.

Já o software para uma videoconferência pessoal é bem mais fácil. Há várias opções gratuitas para download como o Skype ou os comunicadores instantâneos como o MSN Messenger, Aim ou Yahoo Messenger. Ou, no caso de pequenas empresas e profissionais, o ideal é comprar um software profissional. Bem, com essas dicas é só escolher o equipamento, sentar e falar.

Em nossa loja possuímos tudo o que você precisa para completar sua Vídeo Conferência, Venha e Confira!

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Como fazer uma Vídeo Conferência? Qual Webcam é indicada para videoconferência?

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Um comentário em “Como fazer uma Vídeo Conferência? Qual Webcam é indicada para videoconferência?

  1. estou precisando montar uma vidio conferencia para um curso a distancia mas tem q ser com senha para os usuários por q e curso pago e nao pode ficar esposto ao publico vc pode m ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo