Afinal, o que é MOSFET?

Tempo de leitura: 1 Minuto

Você com certeza já viu ou ouviu este nome em algum lugar. Ele está presente em rádios para automóveis, aparelhos de áudio residenciais, módulos, computadores, caixas amplificadas, entre outros aparelhos eletrônicos.

No entanto, poucos sabem qual o real significado e a importância do MOSFET. Se você não é um deles, procuramos esclarecer neste breve artigo.

O transistor MOSFET (acrônimo de Metal Oxide Semiconductor Field Effect Transistor, ou transistor de efeito de campo de semicondutor de óxido metálico), é o tipo mais comum de transistores de efeito de campo em circuitos digitais ou analógicos.

Um MOSFET é composto de um canal de material semicondutor (que geralmente é o silício, mas alguns fabricantes começaram a usar uma mistura de silício e germânio). O terminal de comporta é uma camada de polisilício (sílicio policristalino) colocada sobre o canal, mas separada deste por uma fina camada de dióxido de silício isolante.

Em uso, ocorre que quando uma tensão é aplicada entre os terminais comporta (gate) e fonte (source), o campo elétrico gerado penetra através do óxido e cria uma espécie de “canal invertido” no canal original abaixo dele. Dessa forma, ele cria um condutor através do qual a corrente elétrica possa passar. Variando-se a tensão entre a comporta e a fonte, modula-se a condutividade dessa camada e torna possível controlar o fluxo de corrente entre o dreno e a fonte.

Mas em que isso influi na prática?

Na prática, a tecnologia MOSFET é utilizada em equipamentos eletrônicos para amplificar o sinal enviado pela unidade principal para alimentar os alto-falantes. Resulta assim em maior potência do som produzido. E não é só isso. Além da maior potência, a tecnologia MOSFET influencia na qualidade do áudio produzido, evitando distorções e contribuindo para uma melhor eficiência sonora do aparelho.

Existem também modelos de Amplificador operacional baseados na tecnologia FET/MOSFET, muito úteis e com grande utilização na indústria eletrônica.

Na Mundomax você encontra CD/MP3 Players, Caixas Amplificadas e Módulos Automotivos equipados com a tecnologia MOSFET. Confira!

Loja Mundomax

5 comentários sobre “Afinal, o que é MOSFET?

  1. Legal , estou às voltas com nobreacks que usam mosfet preciso de mais informações sobre a sua utilização nesse tipo de equipamento. Preciso do substituto para o mosfet 80nf55 . Valeu!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo