Dia Mundial da Fotografia | 19.08

Tempo de leitura: 4 Minutos

louis daguerre - Dia Mundial da Fotografia | 19.08Hoje, 19 de agosto, é o Dia Mundial da Fotografia. Uma data pouco conhecida, apesar da importância que a fotografia tem em nossas vidas, por isso, raramente celebrada.

Porque dia 19 de agosto?

A data de 19.08, como o Dia Mundial da Fotografia, foi escolhida pela Academia de Belas Artes Francesa, pois segundo a história, no dia 19 de agosto de 1839, teria sido apresentada publicamente por Louis Jacques Mandé Daguèrre (foto ao lado) a primeira imagem produzida por um processo fotográfico.

Louis Jacques Mandé Daguerre? Quem era e Como foi?

Louis Jacques Mandé Daguerre é Francês nascido em 1851. Pintor, cenógrafo, físico e químico, foi o primeiro a conseguir uma imagem fixa pela ação direta da luz.

Dentre os inúmeros experimentos fotográficos do Físico, a descoberta decisiva foi em 1835, quando apanhou uma placa revestida de prata sensibilizada com iodeto de prata, que apesar de exposta não apresentava sequer vestígios de imagem, guardou-a displicentemente em um armário e ao abri-lo no dia seguinte, encontrou uma imagem revelada. Fez experiências, por eliminação com os outros produtos que estavam no armário, para enfim descobrir que a imagem latente tinha sido revelada por acção do mercúrio.

Em 1837, ele já havia padronizado o processo que ainda tinha como grandes problemas, longo tempo de exposição (15 a 30 minutos), a imagem era invertida e o contraste era muito baixo. A imagem formada na chapa, depois de revelada, continuava sensível à luz do dia e rapidamente era destruída; Daguerre solucionou este último problema ao descobrir que, mergulhando as chapas reveladas numa solução aquecida de sal de cozinha, este tinha um poder fixador, obtendo assim uma imagem inalterável.

daguerreotipo - Dia Mundial da Fotografia | 19.08

Daguerre tinha problemas financeiros e não conseguiu obter o apoio de industriais por querer manter secreta a parte fundamental do seu processo. Em 1839, porém, vendeu sua invenção, o daguerreótipo, ao governo Francês, tendo ficado a receber uma renda vitalícia de 6000 Francos anuais e Isidore Niépce, filho de Nicéphore, recebia 4000. Daí, o Dia Mundial da Fotografia!

A História como ela foi

Embora Daguèrre tenha ficado conhecido como o “inventor” da fotografia, a foto só foi possível graças aos estudos iniciados em 1826, ou seja, 12 anos antes, em parceria com Niépce, que morreu em 1833 antes de ver seu invento se tornar público. Por isso, o filho de Nicéphore também recebia 4000 Francos do governo Francês.

Por ser pintor e químico, Daguèrre usou de sua diversidade de conhecimentos, que o levou a juntar dois processos independentes, um químico e outro óptico para alcançar o processo que futuramente seria denominado fotografia. Inicialmente sua invenção foi batizada de daguerreótipo.

Foto Daguerre Atelier 1837 - Dia Mundial da Fotografia | 19.08
Foto do Atelier de Daguerre 1837

Mas a popularização do processo fotográfico se deu em 1850, quando Talbot, desenvolveu uma forma de reproduzir as fotografias em papel, a partir de negativos. A partir daí a fotografia rapidamente se espalhou pelo mundo, e ganhou importância tanto para registrar a história da humanidade como disciplina artística. Foi através da fotografia que puderam ser registrados fatos como guerras, catástrofes, eventos esportivos e muitos outros.

Como se vê a fotografia não teve um inventor, mas vários. A partir do invento de Daguèrre aperfeiçoado por Talbiot, em 1867 o físico francês Louis Ducos anunciou a fotografia colorida, sendo que em 1880 o norte-americano George Eastman começou a popularizar a fotografia, com a invenção da primeira câmera fotográfica portátil e o filme embalado em rolos.

camera fotografica antiga - Dia Mundial da Fotografia | 19.08O resto da história a maioria das pessoas conhece. A fotografia, que tem como base o processo de revelação foi cedendo espaço para a fotografia digital que grava as imagens em meio eletrônico e digital, que também podem ser impressas em papel. Hoje a fotografia em rolos de filmes que precisam ser revelados está praticamente extinta, embora existam alguns teimosos que ainda se utilizam deste meio para registrar suas imagens.

Talvez não exista algo tão popular nos dias atuais como a fotografia, espaço este, em boa medida conseguido através da fotografia digital. Com a convergência do celular e a câmera fotográfica praticamente todo usuário de um celular tem em suas mãos uma câmera digital com facilidades de fotografar, e em muitos casos, de filmar.

Preciso, informal, detalhista, artista, profissional, seja qual for o seu tipo, é certo que você é um fotografo, portanto, te convido a celebrar a data de hoje, lembrando que tudo começou a muitos séculos atrás, com um sonho. Hoje com uma câmera na mão você também pode realizar um sonho ou, pelo menos, registrar momentos memoráveis.

Ver artigo original no site FOTOGRAFIA!

Loja Mundomax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo