Diferenças entre as pilhas e por que as alcalinas duram mais?

Diferenças entre as pilhas e por que as alcalinas duram mais?
Tempo de leitura: 3 Minutos

duracell alcalina pilhas - Diferenças entre as pilhas e por que as alcalinas duram mais?Quem tem uma câmera digital ou tem um filho que pilota turbinados carrinhos de controle remoto, sabe que pilhas não podem faltar em casa. A pilha é a fonte de energia portátil que garante o funcionamento destes e diversos outros aparelhos do nosso cotidiano. No entanto, a maioria das pessoas não sabe como funcionam nem como prolongar o tempo de uso.  Por isso, vamos explicar as principais características da pilha mais popular e de melhor desempenho: a alcalina.

Tecnicamente

A pilha é um dispositivo que converte energia química em energia eléctrica. São dois os tipos básicos: a pilha primária e pilha secundária ou acumulador. Ambas têm o mesmo princípio de funcionamento, o que as diferencia é que a segunda pode ser recarregada. A pilha secundária também é chamada de bateria porque é formada por várias pilhas independentes, interligadas entre si em série ou paralelo.

Entre as pilhas primárias, as do tipo alcalina e seca, de 1,5 V, por exemplo, são as mais conhecidas. Se comparada a pilha seca comum, a alcalina é um pouco mais cara, pois mantém a voltagem constante por mais tempo e chega a durar, em média, cinco vezes mais.

Composição e funcionamento

Elas são feitas a partir de uma pasta básica de NaOH (hidróxido de sódio). São indicadas para aparelhos que requerem descargas de energia rápidas e fortes, como MP3 players, brinquedos, lanternas e câmeras fotográficas digitais. Como conduz energia mais rapidamente, elas aumentam a vida útil de seus componentes e duram cerca de cinco vezes mais que as pilhas comuns. Elas também podem ser guardadas por até 4 anos mantendo cerca de 80% de sua capacidade original.

pilha alcalina philips - Diferenças entre as pilhas e por que as alcalinas duram mais?Os Formatos

Os formatos de pilhas mais comercializados no Brasil seguem as normas de classificação da indústria americana (ANSI). Veja, no quadro abaixo, o que significam referências como AA e AAA:

Designação

Classificação ANSI

Dimensões (em mm)
diâmetro x altura

Pilha Micro

AAA

10,5 x 44,5

Pilha Mini

AA

14,5 x 50,5

Pilha Média

C

26,2 x 50

Pilha Grande

D

34,2 x 61,5

Pilha 9 V

1604D

26,5 x 17,5 x 48,5

Pilha “plana” 4,5V

26 x 22 x 67

Pilha 3V longa

Bem, hoje ficamos por aqui, na Mundomax conta com uma completa linha de pilhas, confira no link: [button color=”black” link=”http://www.mundomax.com.br/_lanternas_e_pilhas_ferramentas/?utm_source=blogmax”]Clique Aqui[/button]

Loja Mundomax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo