Hp12c: a Calculadora Financeira mais usada no mundo

Tempo de leitura: 4 Minutos

calculadora hp - Hp12c: a Calculadora Financeira mais usada no mundo

Se você pretende cursar economia, contabilidade, matemática financeira ou administração, vai chegar uma hora que não vai ter jeito, você vai precisar de uma hp12c. E se você trabalha com cálculos financeiros, nem se fala, uma “HP” é tão necessária quanto uma caneta. E por isso, a Mundomax dedica este artigo para falar um pouco sobre a hp12c.

Basicamente, a HP 12C é uma calculadora financeira programável utilizada na execução de cálculos financeiros envolvendo juros compostos, taxas de retorno, amortização… A HP 12C utiliza o método RPN e introduziu o conceito de fluxo de caixa nas calculadoras, utilizando sinais distintos para entrada e saída de recursos.

A tão famosa hp12c foi lançada pela empresa de informática e tecnologia estadunidense Hewlett-Packard em 1981, para substituir as calculadoras HP 38E e 38C. E de cara já foi um sucesso, sendo adotada pela maioria das universidades.hp12c - Hp12c: a Calculadora Financeira mais usada no mundo

Cálculo RPN

Diferentemente das Calculadoras convencionais, que utilizam o método algébrico convencional, as HPs financeiras, utilizam o método de Reverse Polish Notation (RPN na sigla de Notação Polonesa Inversa), que permite uma linha de raciocínio mais direta durante a formulação e melhor utilização da memória.

Para utilizar a notação RPN, a HP12C exige um algoritmo (sequência de passos) de cálculo diferenciado para a sua utilização, na verdade, a hp12c é similar à maneira que você aprendeu matemática. Se você pensar sobre isso, terá que modificar a maneira que aprendeu matemática para usar uma calculadora no modo algébrico… Vamos testar:

 

Método algébrico: some 3 + 5 = 8. Escreva a resposta em um papel ou guarde na memória. Some 7 + 6 = 13. Agora digite 8 da primeira resposta e a seguir divida-o digitando a segunda resposta para obter x =0,62.

Método RPN: digite 3 e depois a tecla ENTER. Digite 5 e depois a tecla +. Digite 7 e depois ENTER. Digite 6 e depois a tecla +. Note que a resposta para a segunda soma é exibida. Agora aqui está a parte mágica. Pressione a tecla de dividir e a calculadora exibe a resposta 0,62.

Nota: Algébrico: 13 toques, não contando o esforço de escrever ou memorizar a primeira resposta enquanto calcula a segunda resposta. RPN: 9 toques e não há necessidade de escrever nada.

 

Algumas teclas básicas da hp12c

Por exemplo, para a realização de cálculos financeiros básicos com a HP 12C (cálculos de juros simples ou compostos) é preciso estar ciente das seguintes teclas:

 

n: Indica o prazo que deve ser considerado. Pode ser dado em dias, meses, trimestres, anos, desde que de acordo com a taxa de juros.

i: Significa interest (juros, em inglês). Indica a taxa de juros usada no trabalho com o capital. Deve estar de acordo com o indicador de tempo.

PV: Significa Present Value (valor presente). É o capital inicial sobre o qual os juros, prazos e amortizações serão aplicados.

FV: Significa Future Value (valor futuro). É o montante final resultante da soma dos juros acumulados com o Capital inicial, descontados os pagamentos, caso existam.

PMT: Significa Periodic Payment Amount (valor do pagamento periódico, em inglês. É o valor de uma parcela que pode ser adicionada ou subtraída do montante a cada período.

HP 12C - Hp12c: a Calculadora Financeira mais usada no mundo

A HP12C é uma calculadora programável, e permite que se instalem programas para séries de cálculos repetitivos, equações e outros aplicativos. No modo “RUN” serão introduzidas as variáveis seguidas da instrução de execução “R/S”.A mudança para o modo de programação se faz com o uso da função “P/R”, que será novamente pressionada após a introdução do programa desejado. Para programar usando a lógica RPN o usuário necessita conhecer apenas 9 funções específicas para programação. É principalmente em programação que se destaca a vantagem do uso da lógica RPN sobre a algébrica, pela não utilização de parênteses,colchetes e chaves e maximização do uso da pilha operacional onde os dados são espaçados pela tecla “ENTER”.

 

Dicas da Mundomax para hp12c

No fim tudo é questão de prática, uns dias de uso e você fica “craque”. Porém a Mundomax disponibiliza aqui um manual de uso da hp12c em PDF. Clique aqui, para fazer o download.

Hp12c GOLD

O modelo mais famoso é a Gold. É aquele modelo clássico, dourado e preto com teclas pretas, lançado em 1981. Comumente é chamado de 12C Gold. Apresenta apenas o modo de cálculo usando a notação RPN. Veja mais especificações sobre ela clicando aqui.

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Hp12c: a Calculadora Financeira mais usada no mundo

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

2 comentários sobre “Hp12c: a Calculadora Financeira mais usada no mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo