O mais novo padrão brasileiro de tomadas

Tempo de leitura: 2 Minutos

As tomadas e os plugues dos equipamentos eletroeletrônicos já estão há algum tempo sendo substituídos pelo novo padrão de tomadas brasileiro. Segundo a Resolução No. 11 do Conmetro (Conselho Nacional de Metrologia), sobre a norma regulamentadora ABNT NBR 14136:2002, o prazo para a implementação completa destas novas tomadas no mercado, excluindo as outras que conhecemos, é até 1 de janeiro de 2010. Ou seja, a partir desta data só sera comercializado o novo padrão de tomadas brasileiro.

Hoje, no Brasil, existem mais de dez modelos de plugues diferentes, dispositivos com dois pinos redondos, com dois pinos chatos, com dois pinos redondos grandes, com dois pinos chatos e um redondo, bem, existem as mais variadas combinações. O fato é que a nova resolução fixa apenas dois tipos de plugue. Um dispositivo com três pinos redondos é usado em aparelhos que precisam de aterramento, para evitar choques, como por exemplo, máquinas de lavar, geladeiras e microondas. Para estes aparelhos é recomendável ligar um fio extra, o terra, ao sistema elétrico da casa. Aliás, desde 2007, por lei, todas as novas construções são obrigadas a ter um sistema de aterramento.

O outro tipo de plugue tem apenas dois pinos redondos e é usado nos demais eletrodomésticos, como secadores de cabelo, liquidificadores e televisores. A resolução do Conmetro também estabeleceu um único tipo de tomada, com três furos. Nela, encaixam-se tanto o plugue de dois pinos como o de três.

perguntas2 - O mais novo padrão brasileiro de tomadas
Modelo antigo
perguntas3 - O mais novo padrão brasileiro de tomadas
Modelo novo

Segundo o Inmetro as antigas tomadas geram uma situação de risco de choque elétrico ao usuário e de sobrecarga na instalação elétrica (conexão de aparelhos projetados para tensões e correntes diferentes da tomada) e desperdício de energia, através da dissipação de calor (uso de adaptadores inadequados para conectar muitos equipamentos em uma única tomada). A princípio, o novo padrão é sinônimo de segurança.

Com a tomada padrão, em novo formato de poço, sextavada (talhada em seis faces), os consumidores, principalmente as crianças, não correrão mais o risco de tomar choques elétricos. Outras vantagens são a de que o padrão promove a adaptação de voltagens diferentes que existem, hoje, em nosso país.

Mas não se preocupe a mudança não ainda não é drástica, uma vez que a maioria dos plugues dos aparelhos eletroeletrônicos, fabricados no Brasil nos últimos anos, já se encontram adequados tanto as tomadas atuais, quanto ao novo padrão.

Astronauta Max

MOLDURA.psd - O mais novo padrão brasileiro de tomadas

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

4 comentários sobre “O mais novo padrão brasileiro de tomadas

  1. Que idéia infeliz esse novo padrão! “A padronização veio para facilitar a vida do usuário que convivia com mais de 14 tipos de tomadas”… para facilitar, os gênios inventaram o décimo-quinto tipo! Seria muito melhor manter um tipo muito utilizado, que combina orificios para pinos chatos e redondos. Vejam dois exemplos dessa estupidez da engenharia nacional:
    – meu antigo carregador de celular era extremamente compacto, com pinos chatos dobráveis. O novo vem com um plugue maior do que o próprio carregador, um trambolho.
    – Mudamos recentemente de escritório, e tivemos que comprar 50 “benjamins” para ligar os computadores nas tomadas novas. Ficou uma perigosa gambiarra, mas não há jeito de ligar filtros de linha, estabilizadores e outros aparelhos nessas tomadas diferentes de qualquer coisa que já existia…

  2. “Mas não se preocupe a mudança não ainda não é drástica, uma vez que a maioria dos plugues dos aparelhos eletroeletrônicos, fabricados no Brasil nos últimos anos, já se encontram adequados tanto as tomadas atuais, quanto ao novo padrão.”
    Onde? Se as tomadas das geladeiras e fogões ainda são de 2 pinos (quando já deveriam ser de 3) embora consigam encaixar perfeitamente nas novas tomadas. Isso lá é implementação séria?!

    1. Marcelo obrigado pelo comentário. Apesar de ter dois pinos apenas, ela encaixa tanto nas velhas tomadas quanto nas novas, por isso a mudança não é drástica, isso acontece para que não seja preciso trocarmos todas as tomadas de nossas casas. A mudança vai se completando ao longo do tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo