Brasil celebra Semana da Música e Dia do Músico entre 16 e 22 de novembro

Brasil celebra Semana da Música e Dia do Músico entre 16 e 22 de novembro
Tempo de leitura: 2 Minutos
Você sabia que existe uma semana dedicada à música? Isso mesmo, de 16 a 22 de novembro, celebramos a Semana da Música no Brasil, que se encerra sempre no dia 22, o Dia do Músico.

A data é uma forma de homenagear uma das áreas culturais mais fortes e marcantes em nosso país, a música. Como você pode observar em nosso texto “Riqueza cultural do Brasil: o estilo musical de cada região”, nós possuímos uma grande variedade de estilos musicais que são apreciados nos diferentes estados e regiões.

Sempre presente na história da humanidade, a música é uma vertente artística capaz de promover diferentes sensações em quem a ouve. Além de sentimentos como alegria, melancolia, surpresa, espanto, euforia, entre outros, ela também é utilizada como método de socialização e aprendizado didático de crianças.

Semana da Música Sensação 300x200 - Brasil celebra Semana da Música e Dia do Músico entre 16 e 22 de novembro

Lendas das músicas Semana da Música Euterpe 189x300 - Brasil celebra Semana da Música e Dia do Músico entre 16 e 22 de novembro

De acordo com histórias da Grécia Antiga sobre o surgimento da música, uma lenda conta que os deuses pediram a Zeus divindades que fossem capazes de cantar pelas vitórias conquistadas contra os Titãs. Para isso, Zeus teve Euterpe como nova criação, nomeada a deusa da música.

Presença da música no Brasil

A música brasileira conta com origens europeia, africana e indígena, que vieram do período de colonização, principalmente por parte dos portugueses, escravos e nativos. Com o passar dos anos, outras influência foram concretizando a música nacional até concluirmos o que temos hoje.

Curiosidade

Um dos motivos que também reforça esta data é pela celebração do Dia de Santa Cecília. A santa é considerada a padroeira nacional dos músicos e seu dia também é comemorado em 22 de novembro.

Semana da Música Santa Cecília 241x300 - Brasil celebra Semana da Música e Dia do Músico entre 16 e 22 de novembro

Variedade musical brasileira

Ritmos como carimbó, samba, bossa-nova, axé, calipso, sertanejo, entre outros, fazem parte da nossa história musical e que colaboraram para a revelação de músicos que se tornaram referência nacional e até internacional.

Por isso, nesta data dedicada a eles, não podemos deixar de reconhecer os músicos, artistas que criam, reproduzem, tocam e estudam a música com o objetivo de oferecer sempre mais melodias e harmonias aos nossos ouvidos.

A Mundomax parabeniza todos os músicos do país e deseja sucesso na vida e na carreira de cada um.

Loja Mundomax

wp user thumbnail - Brasil celebra Semana da Música e Dia do Músico entre 16 e 22 de novembro

Loja Mundomax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo