BD-R e BD-RE, tudo sobre as Mídias Blu-Ray

Tempo de leitura: 5 Minutos

blu ray disc logo - BD-R e BD-RE, tudo sobre as Mídias Blu-Ray

Hoje vamos discutir um pouco sobre as mídias Blu-Ray. Ver as principais diferenças entre as suas concorrentes DVD e CD e julgar suas vantagens.

Introdução

O Blu-ray é o padrão de disco óptico que veio com a proposta de substituir o DVD, tanto em reprodutores de vídeo quanto em computadores. As medidas de um disco Blu-ray (ou BD, de Blu-ray Disc) são as mesmas que as dos CDs ou DVDs, no entanto, essa mídia é capaz de armazenar um volume muito maior de informação, permitindo que a indústria ofereça filmes com imagens em alta definição e recursos extras bastante interessantes. Além disso, usuários podem gravar em uma única mídia Blu-ray uma quantidade de dados que exigiria várias mídias caso a gravação ocorresse em CDs ou DVDs. Neste artigo, você conhecerá as principais características do Blu-ray, entenderá como a tecnologia consegue armazenar tantos dados e conhecerá um pouco de sua história.

Antes de mais nada: O que é Blu-Ray?

O Blu-ray é considerado a nova geração de mídias ópticas. Um formato desenvolvido para permitir gravação, regravação e reprodução de áudio e vídeo em alta definição, assim como armazenar grandes quantidades de dados. Seus criadores foram as empresas que formaram um consórcio chamado Blu-ray Disc Association (BDA) com marcas de peso como Apple, Dell, Hitachi, HP, JVC, LG, Mitsubishi, Panasonic, Pioneer, Philips, Samsung, Sharp, Sony, TDK e Thomson.

O nome Blu-ray dá pistas sobre outra característica deste padrão. A ideia inicial é a de que fosse adotado o termo “Blue-ray“, “raio azul” em inglês. Esse nome foi dado porque o feixe laser dos dispositivos responsáveis pela leitura dos discos é azul-violeta, ao contrário do CD e do DVD, onde o feixe é vermelho. Mas isso tem um bom motivo e mais à frente você saberá qual. A letra ‘e’ foi retirada da denominação porque a expressão “blue ray” é bastante utilizada, o que certamente impediria seu registro como uma marca. O nome completo para a mídia é Blu-ray Disc.

blu ray disc e dvd - BD-R e BD-RE, tudo sobre as Mídias Blu-RayQual a diferença de uma mídia BD para o DVD tradicional?

A primeira vista, os discos dessa nova geração em nada diferem de seus primos mais velhos, os CDs e DVDs. Têm o tamanho padrão de 12 cm de diâmetro, além de peso e aparência semelhantes. Mas, por baixo das camadas de gravação é que se faz a mágica que transformou o Blu-ray Discs – ou BD – no referencial em qualidade de imagem e som.

As mídias BD oferecem mais de cinco vezes a capacidade de armazenamento dos DVDs, suportando até 25 GB de dados em um disco de camada única e 50 GB em um disco de dupla camada contra, respectivamente, 4.7 GB e 8.5 GB do DVD. Essa capacidade extra permite a gravação de imagem com resolução de 1920×1080 pixels e áudio com fidelidade idêntica ao master original.

A diferença está, acredite, na cor do laser que vai ler a superfície do disco. Nos antigos ele era vermelho, agora, azul-violeta (daí o nome). Nesse comprimento de onda, o laser é “mais fino” (405 nanômetros) e por isso consegue ler informações gravadas com muito mais precisão e armazenados em menor espaço. Vale lembrar: reprodutores e gravadores de Blu-ray são perfeitamente compatíveis com CDs e DVDs.

midia blu ray - BD-R e BD-RE, tudo sobre as Mídias Blu-RayCapacidade de armazenagem e velocidade

As Mídias Blu-Ray vem em diferentes formatos:

  • BD-ROM: Um disco que é só de leitura;
  • BD-R: Disco gravável;
  • BD-RE: Disco regravável.

Um disco (kh) de camada única (Single Layer em inglês) Blu-Ray pode conter cerca de 25 GB de dados ou cerca de 6 horas de vídeo de alta definição mais áudio, e, no modo de dupla camada (Double Layer), este espaço é duplicado, podendo conter, aproximadamente, 50 GB. Suporta os formatos de compressão MPEG-2, MPEG-4 e VC-1. A velocidade de transferência de dados é de 36 Mbit/s (54 Mbps para BD-ROM), mas protótipos a 2x de velocidade com 72 Mbit por segundo de velocidade de transferência estão em desenvolvimento. O BD-RE (formato regravável) padrão já está disponível, assim como os formatos BD-R (gravável) e o BD-ROM, como parte da versão 2.0 das especificações do Blu-ray. Em 19 de Maio de 2005, TDK anunciou um protótipo de disco Blu-ray de quatro camadas (100 GB). Outros discos Blu-ray com capacidades de 200 GB (oito camadas) estão também em desenvolvimento.

Dimensões Capacidade de uma camada Capacidade com camada dupla
12 cm, lado único 25GB (23.3GiB) 50GB (46.6GiB)
12 cm, dois lados 50GB (46.6GiB) 100GB (93.2GiB)
8 cm, lado único 7.8GB (7.3GiB) 15.6GB (14.5GiB)
8 cm, dois lados 15.06GB (14.5GiB) 30.12GB (29GiB)

Velocidade de Gravação

Velocidade do drive Taxa de transferência de dados Tempo de gravação para disco blu-ray (minutos)
Mbit/s MB/s Uma Camada Duas Camadas
36 4.5 90 180
72 9 45 90
144 18 23 45
216 27 15 30
288 36 12 23
12× 432 54 8 15

Diferenças entre o Blu-ray, HD DVD e o DVD

Blu-ray HD DVD DVD
Capacidade (armazenamento) 23.3 / 25 / 27 GB (Camada Única)46.6 / 50 / 54 GB (Camada Dupla) 15 GB (Camada Única)30 GB (Camada Dupla) 4.7 GB (Camada Única)8,5GB (Camada Dupla)
Comprimento de Onda do Raio Laser 405 nm 400 nm 650 nm
Taxa de Transferência 54,0 MB/s bits? 36,55 MB/s 11,1 MB/s
Formatos Suportados MPEG-2, MPEG-4 AVC, VC-1 MPEG-2, VC-1 (Baseado no WMV), H.264/MPEG-4 AVC MPEG-2

Bem e agora que você curtiu este artigo com tudo sobre as novas Mídias Blu-Ray, não esqueça de conferir as Mídias Blu-Ray que possuímos em nossa loja. Confira! http://www.mundomax.com.br/_midias_blu_ray

Astronauta Max

MOLDURA.psd - BD-R e BD-RE, tudo sobre as Mídias Blu-Ray

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

2 comentários sobre “BD-R e BD-RE, tudo sobre as Mídias Blu-Ray

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo