Pedaleiras: Expandindo os limites da guitarra

Pedaleiras: Expandindo os limites da guitarra
Tempo de leitura: 3 Minutos

Veja algumas dicas para escolher a pedaleira adequada na hora de criar seus sons.

Todo guitarrista necessita de um timbre único, caracterizado de acordo com o estilo musical e modelo do instrumento. Muitas vezes, a performance em palco é complementada por diversos efeitos aplicados nas músicas através de pedais e/ou pedaleiras, indispensáveis até mesmo para baixistas.

Hoje existem inúmeras opções de pedais para quem gosta de montar kits e também pedaleiras aos que preferem configurar presets, facilitando durante shows ou apresentações. Nesta matéria, falaremos um pouco sobre como e quando utilizar uma pedaleira.

blogmax - Pedaleiras: Expandindo os limites da guitarra

Versáteis e práticas, as pedaleiras atendem tanto o guitarrista iniciante quanto o profissional. Os drives mesclados aos efeitos possibilitam a criação de novos sons de maneira fácil até mesmo para quem está começando agora. Marcas conhecidas como Boss, Zoom e Digitech lideram o mercado com pedais e pedaleiras de excelente qualidade e valor acessível, garantindo sempre o melhor som!

As pedaleiras são mais comumente aplicadas em igrejas nos ministérios de louvor, onde há sistemas com mesa de som e caixas acústicas. Também estão presentes em bandas que usam a mesma configuração para tocar ou gravar em estúdio. Devido à facilidade de uso, algumas mais voltadas ao público intermediário/profissional possuem USB to Host, para conexão com computadores. 

A BOSS GT-1 é um bom exemplo para quem busca sonoridade profissional em qualquer lugar que for tocar. Usando o poderoso processamento da série GT da BOSS, é possível acessar uma enorme variedade de simuladores de efeitos e amplificadores mundialmente famosos, para todos os tipos de música. Seu design objetivo permite uma operação rápida e intuitiva para criar várias sonoridades. Sua chave configurável e o pedal de expressão possibilitam ajustes dos efeitos em tempo real. 

Na mesma pegada BOSS, a GT-100 foi criada com 400 efeitos e presets. Simulando detalhadamente os amplificadores vintage, ela disponibiliza os sons clássicos desses amplificadores e também oferece a opção de customizá-los, através da função “AMP CUSTOMIZE”. Uma pedaleira completa!

Com a possibilidade de usar até sete efeitos e emulações de caixa e amplificadores simultaneamente, a ZOOM G3N é uma das compactas mais atrativas aos apaixonados por guitarra. Ela possui um som de alta qualidade, design portátil, looper de 80 segundos e uma interface intuitiva, perfeita para explorar timbres com seus 75 patches exclusivamente criados por guitarristas que representam a Zoom no mundo todo, como Kiko Loureiro e Ozielzinho.

Aos apreciadores da VOX, a marca apresenta duas pedaleiras: Stomplab 1G e 2G (esta com pedal de expressão). Elas possuem hardware resistente e efeitos impressionantes, modelados a partir da linha de amplificadores VT+ e das pedaleiras Tonelab. Os efeitos são categorizados por amps, pedais, drives, gabinetes, moduladores, delay e reverb, garantindo facilidade de configuração.

Assim como na aquisição de um instrumento, ao escolher uma pedaleira, considere sempre pesquisar antes sobre a marca, modelo e suas especificações. Há muitas pedaleiras de baixo custo, mas consequentemente com qualidade inferior, que comprometem não apenas o som, mas também a guitarra e o músico. Sendo assim, por vezes é válido investir um pouco mais num exemplar que lhe garantirá bom tempo de uso, para também evitar dores de cabeça!

guitar - Pedaleiras: Expandindo os limites da guitarra

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Pedaleiras: Expandindo os limites da guitarra

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo