Será que você sabe tudo sobre microfone?

Será que você sabe tudo sobre microfone?
Tempo de leitura: 4 Minutos

Aqui quem fala é o Max, o astronauta musical da Mundomax. Hoje eu voltou aqui para mais uma curiosidade desse universo da música para vocês! Bora conversar sobre o microfone?

Vamos para a história?

Era 4 de março de 1877, o alemão Emile Berninder criava o primeiro microfone da história. Ao se impressionar cm a invenção e com interesse em adaptá-la para assim se tornar funcional, Alexandre Graham Bell, através de sua empresa Bell Telephone Company, faz a compra de patentes da invenção pelo valor de US$50.000.

Em sequência, já em 1878, aconteceu a invenção do microfone de carbono por David Edward Hughes. Na década de 1920, foi desenvolvido e aperfeiçoado.

Emile Berliner 250x300 - Será que você sabe tudo sobre microfone?
Emile Berlinder 1851 – 1929

show photo 231x300 - Será que você sabe tudo sobre microfone?
Alexander Graham Bell 1847 – 1922

4 curiosidades sobre esse aparelho que você precisa saber!

  • Todos os microfones são transdutores, isto é, convertem a energia acústica em energia elétrica;
  • Apresentam níveis diferentes de sensibilidade;
  • Possuem diferentes respostas de frequências;
  • Possuem baixo nível de saída.
E como eles funcionam?

Os microfones são transdutores, transformam energia acústica em elétrica.

Captam som de sua voz e o transforma em um sinal elétrico com características análogas às ondas sonoras propagadas no ambiente.

Esse sinal elétrico é encaminhado através  de cabos a um equipamento apropriado onde será processado, amplificado e/ou gravado.

Existem muitos?

Hoje em dia, depois de diversas adaptações e melhorias, o microfone atende a diversos ambientes e acústicas.

Podemos encontrar no mercado, vários modelos como: dinâmicos, condensadores, condensadores elétricos, fita, carbono e piezoelétrico. E é claro que, aqui no meu blog, irei apresentar para vocês cada um deles!

De início, é importante primeiramente entender que todos trabalham com características parecidas. Categoria de captação, resposta de frequência, sensibilidade e regulagem dos decibéis de acordo com particularidades. Porém são únicos nas necessidades onde estão presentes.

           microfone dinamico supercardioide cabo 4 5m mdc201 prata harmonics 51006 2000 001 300x300 - Será que você sabe tudo sobre microfone?behringer c 1u microfone condensador usb ideal para gravacoes 4866 2 20170630144209 300x300 - Será que você sabe tudo sobre microfone?mxl r77 microfone studio de fita classico ribbon D NQ NP 17091 MLB20131938757 072014 F e1514375231599 238x300 - Será que você sabe tudo sobre microfone?

**(Microfone Dinâmico, Condensador e Fita.)

Modelos de microfone:

Dinâmicos:

O microfone que topa tudo! Versáteis e resistentes, captam pouca sonoridade externa.

Se comparado aos condensadores, em quesito capacitação, perdem um pouco a qualidade, porém o risco de microfonia neles é bem menor, pois não captam toda a sensibilidade.

Usado em palco por cantores, eles suportam várias oscilações, pois o artista em sua performance terá uma hora mais suave e grave, outra mais aguda e até em alguns momentos  que gritará e brincará com o público.

Esse microfone é preferível pois se adapta a esses níveis de amplitude tranquilamente.

Não requerem muitos cuidados para manterem sua qualidade por um longo tempo.

Seu nível de saída é bom para conexão direta comparada às outras entradas de microfones.

Condensadores:

Os frágeis e delicados! Necessitam inclusive de transporte adequado, recomendação do próprio manual do item.

Possuem resposta de frequência mais plana em relação aos microfones dinâmicos. Além disso, são claros e precisos durante uma gravação. A diferença de precisão na captação do áudio é nítida  se colocados lado a lado.

O diferencial também está no funcionamento, os condensadores precisam de um Phantom Power, uma tensão de alimentação contínua, já os dinâmicos são por sinal elétrico e bobina. O resultado disso tudo é um som com mais detalhes e bem mais limpo. Se o Phantom Power não for ligado, o condensador não funcionará.

Ribbon (de fita):

Eles são utilizados em estúdios de gravação, pois apresentam maior qualidade. Ele possui uma tira de alumínio estreita disposta na vertical dentro de um suporte, sujeita a ação de um imã.

Esses microfones apresentam uma excelente resposta e são muito sensíveis e por isso são considerados extremamente frágeis e delicados. Podem ser quebrados até mesmo com fortes ações do ar e armazenamento incorreto.

Carbono:

Os microfones de carbono produzem sinais de áudio de alto nível, sem precisar de qualquer tipo de amplificação ou baterias extras.

Ele é formado por duas placas de metal separada por grânulos de carbono.

Piezoelétrico:

As ondas sonoras provocam a deformação de substâncias piezoelétricas, como o titanato de bário. Sempre que deformadas, essas substâncias produzem correntes elétricas proporcionais às deformações sofridas.

Clique aqui e conheça-os também no meu site Mundomax, assim como as opções modelos e valores disponíveis!

Confira ainda minhas dicas de como limpar seu microfone! É isso mesmo, deixe-os limpinhos da maneira correta, clique aqui!

Além desses modelos que deixei aqui para vocês, fiz uma matéria completinha sobre os tipos de microfone. Clique aqui para ver mais!

Encontre no me Blog, detalhes e muitas outras dicas e características deste item revolucionário do mundo da música e muito mais nas minhas próximas postagens!

Então fiquem de olho que já, já eu trago mais!

Fontes:

rogeriovillanova.com.br/historia-do-microfone/

ubhdqt.blogspot.com.br/2011/08/microfone-1887.html

brasilescola.uol.com.br/fisica/microfone.htm

dominiosonorizacao.blogspot.com.br/2015/08/breve-historia-da-invencao-do-microfone.html

Equipe Mundomax

wp user thumbnail - Será que você sabe tudo sobre microfone?

Equipe Mundomax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo