Som para Ambiente em Supermercados: Música e Promoções

Tempo de leitura: 4 Minutos

Som Ambiente Supermercado - Som para Ambiente em Supermercados: Música e Promoções

A Música em Supermercados faz toda a diferença. Hoje nós da Mundomax preparamos um artigo especialmente pra você dono, gerente, filho do dono ou sonoplasta de Supermercado. Tudo sobre o uso do Som para Ambiente nos Supermercados.

Bem, o uso de música e de anúncios de promoções através do Som para Ambiente é facilmente encontrado em 80% dos Supermercados Brasileiros. Inclusive grandes redes como Walmart, utilizam a música em larga escala: ou para manter o cliente dentro do mercado, ou para acelerar suas compras. O artigo de hoje é para o 20% que ainda não acredita no uso da música.

É mais do que comprovado que a música meche com as pessoas. Como nós, a música é tripartida: Ritmo, melodia e letra levam estímulos ao corpo, alma e espírito. O ritmo faz bater o pé e gingar, a melodia retine a alma para emocionar, e a letra que fala ao mais íntimo do ser, aquilo que nos distingue dos irracionais.

Em um supermercado, a música deve ajudar a criar uma atmosfera favorável a compra – a estimular o cliente a permanecer no ambiente e a comprar sempre mais. Se for lenta, ele fica mais tempo e compra mais. Se for rápida e intencional, vai agilizar o processo para dar lugar a outros e evitar aglomerações. Restaurantes inteligentes fazem isso para desocupar mesas.

Música em Supermercado - Som para Ambiente em Supermercados: Música e Promoções

Em um supermercado, quase 60% das decisões de compra são tomadas no ambiente, daí a responsabilidade que sua atmosfera tem de sussurrar os estímulos corretos na mente do cliente, estimulando a comprar e até ajudando na decisão. Ou você nunca saiu de um supermercado levando muito mais do que planejou comprar?

Dentro de um supermercado, como dificilmente existem vendedores “humanos”, os maiores vendedores são invisíveis, ou seja, é tudo aquilo que compõe o ambiente: exposição dos produtos nas gôndolas, corredores, funcionários uniformizados, cor e iluminação da loja, som ambiente, aroma, cartazes e banner’s.

microfone ofertas supermercado - Som para Ambiente em Supermercados: Música e Promoções

Anúncio de Promoções no Microfone

Agora entramos em uma área delicada, pois uso do microfone possui um resultado controverso, pode ajudar na escolha do cliente e aumentar as vendas, mas pode diminuir, e muito, o número de pessoas dentro do seu estabelecimento. Isso, porque, alguns Supermercados usam o microfone de forma irritante, ou seja, todas as horas e minutos do dia, e isso muitas vezes faz com que o cliente se sinta mal dentro do mercado.

O ideal é sim usar o microfone, mas de forma moderada e inteligente. Ele pode ser usado para anuncias ofertas, jingles, vinhetas… A ideia das ofertas do dia, a informação de que acaba de baixar o preço do Kg de tomate, podem ser muito bem utilizadas, e é sim, uma forma de induzir a compra dos clientes.

Mas o que muitos supermercados modernos estão fazendo é cortar fora os anúncios intermitentes de promoções, eles estão utilizando apenas para passar boas notícias, homenagens do dia, uma hora ou outra algum agradecimento aos clientes e o “truque” que muitas lojas já usavam: a “Oferta Relâmpago”.

Dica da Mundomax

Se você tem dúvidas sobre que tipo de música colocar no seu Supermercado, uma dica que nós da Mundomax damos, como o gosto musical dos clientes de um supermercado é muito variado, é que o responsável pelo estabelecimento disponibilize uma cartilha nos caixas, para que os próprios clientes deem sugestões de músicas, o ideal é colocar apenas as frase: “Qual seu gênero musical preferido?” e “Qual o artista/banda que você mais curte”. Após um mês isto provavelmente já é o suficiente para apresentar, de um modo geral, os gostos musicais dos clientes. Quer melhor que isso? Tocar o que os clientes querem ouvir?música - Som para Ambiente em Supermercados: Música e Promoções

Então imagine: o seu Supermercado com uma programação musical ideal para produzir conforto e bem estar e gerar desejo de compra; aumentando a permanência de seus clientes no interior de suas lojas; com uma playlist de músicas de acordo com o seu público alvo; com blocos comerciais (spots institucionais, promocionais e de ofertas); jingles e vinhetas; boas notícias; homenagem do dia (das crianças, das mães, dos pais, do médico, engenheiro, dia internacional da mulher, etc).

Agora imagine tudo isto, gerando lucro em dinheiro para você? Pois bem, é exatamente isso que um Som para Ambiente pode fazer com seu Supermercado, colaboradores, clientes e no final: com o seu bolso.

Agora veja os projetos de Som para Ambiente que nós montamos para o seu Supermercado, Confira!

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Som para Ambiente em Supermercados: Música e Promoções

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

3 comentários sobre “Som para Ambiente em Supermercados: Música e Promoções

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo