Intelbras conquista ISO 14001

Tempo de leitura: 1 Minuto

Programa de coleta seletiva e redução de desperdícios envolve mil colaboradores

biodiversity - Intelbras conquista ISO 14001A Intelbras acaba de conquistar certificação internacional em meio ambiente. A certificação emitida pelo BVQI (Bureau Veritas Quality International) atesta que o sistema de Gestão Ambiental da empresa é operado de forma ambientalmente correta. A indicação para a ISO 14001 foi resultado de uma auditoria nos processos internos envolvendo a qualidade, bem como a política de responsabilidade ambiental adotada.

A companhia implementou o sistema com base no cumprimento da norma NBR ISO 14001, que estabelece diretrizes mundiais para implementação de sistemas de gestão ambiental. A certificação é o resultado do comprometimento contínuo dos mil colaboradores com os programas internos de qualidade e responsabilidade ambiental que hoje garantem a destinação correta a 100% dos resíduos industriais, de acordo com Altair Silvestri, presidente da Intelbras. “A empresa monitora permanentemente os processos para assegurar padrões consistentes de respeito ao meio ambiente e garantia de qualidade”, afirma.

O primeiro passo foi o estabelecimento da Política Ambiental, de acordo com Elisa Sperber, coordenadora do Programa de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente. A ação regeu todas as práticas internas voltadas para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. A partir daí, a empresa investiu no esclarecimento e treinamento permanente dos colaboradores e no incremento a programas de coletiva seletiva de materiais como plástico e papel, e destinação de resíduos químicos para aterros sanitários autorizados. “A política ambiental adotada na empresa reduziu drasticamente desperdícios e perdas, e aumentou a reciclagem, resultando em uma melhor qualidade no produto e nos processos, além da preservação dos recursos naturais”, explica Elisa Sperber.

As mudanças de comportamento já geram economia para a empresa. Desde que começou o processo de adequação de todo o trabalho para a ISO 14001, a Intelbras registrou uma redução no consumo de papéis, plásticos e materiais químicos. A expectativa é que daqui para frente, como este é um processo contínuo, que os índices sejam ainda mais positivos.

Intelbras é no Mundomax

Loja Mundomax

Voltar ao Topo