Acessórios indispensáveis para instrumentos de cordas

Apetrechos que podem auxiliar no uso da guitarra, violão ou baixo

Tocar um instrumento musical é, sem dúvidas, uma das atividades mais relaxantes que podemos praticar. Os exercícios ajudam a desenvolver a coordenação entre o corpo e a mente, nos mantendo focados no aprendizado e, consequentemente, ajudando a criar novas possibilidades.

Hoje vamos conhecer utensílios que contribuem para tirarmos o máximo de proveito durante os estudos, ensaios ou, até mesmo, nas apresentações. Veja se você conhece ou já usa algum deles!

AFINADOR DE CLIP

Por mais óbvio que pareça, manter as cordas afinadas é essencial para atingir as tonalidades de forma precisa (e, claro, um ajuste fino feito pelo seu luthier de confiança, se julgar necessário). Nesse sentido, afinadores de clip são uma excelente opção para o dia a dia.

O FT-18 da PHX é compacto e discreto para deixar no headstock (mão), sem prejudicar o visual do instrumento. Também pode ser utilizado para violino e ukulele, sendo um dos melhores modelos em relação custo X benefício do mercado.

CAPOTRASTE

Muito usado nos mais diversos estilos (do sertanejo ao rock, por exemplo), o capotraste é uma das peças mais convenientes quando se deseja explorar as diferentes tonalidades das músicas, facilitando até mesmo a descoberta de novas maneiras de se executar uma mesma nota.

Apesar de existirem inúmeros designs, modelos convencionais como o CH-101SV da Harmonics são recomendados para violão ou guitarra, abrindo assim as mais variadas possibilidades de sons e melodias. Um acessório imprescindível no kit de qualquer músico!

ENCORDOADOR

O encordoador é uma ferramenta que facilita a troca das cordas de qualquer instrumento, pois reduz de forma considerável o tempo que se leva girando as tarraxas manualmente, tanto para tirar o encordoamento antigo quanto para inserir o novo.

Além de também afinar de forma extremamente rápida, o String Winder Bowl da Fender serve como chave removedora de pinos para violões, o que proporciona maior agilidade (principalmente em um show).

ABAFADOR (NO FEEDBACK)

Durante os ensaios e até mesmo ao vivo, o violão pode sofrer o efeito da microfonia, ocasionado pelo som emitido nos amplificadores que volta na caixa acústica do instrumento, fenômeno que também ocorre com microfones.

De forma a reduzir esse incidente, o abafador atua como uma barreira para que a frequência do som não “reverbere” e cause a microfonia. Um dos modelos mais recomendados é o RR-01 da Smart para violões folk, mais comumente utilizados pelos violonistas em igrejas e estúdios.

TRAVA PARA CORREIA (STRAP LOCK)

Se você é o tipo de guitarrista que preza pela performance no palco e realiza “acrobacias” a nível Yngwie Malmsteen, vai precisar de uma trava de correia. O strap lock da Fender garante segurança e estabilidade fixando na roldana com firmeza, evitando que a correia solte inesperadamente e sua amada guitarra beije o solo ou saia voando por aí.

Ter o strap lock no instrumento ajuda a evitar situações semelhantes às do vídeo abaixo:

Existem diversos outros produtos para instrumentos de cordas que complementam o uso em qualquer ocasião, os quais falaremos numa próxima oportunidade. Para encerrar, recomendamos o método prático para violão e guitarra Com A Corda Toda, que possui 32 páginas de alta qualidade e acompanha um CD com lições para ambos os instrumentos:

Para mais dicas, fique ligado no Blogmax 😉

Viu algum erro ou gostaria de sugerir conteúdo? Mande um e-mail pra gente no central@mundomax.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curtiu o post? Dê uma mãozinha para nós, compartilhe este brilhante artigo!
Acessórios indispensáveis para instrumentos de cordas