Você já ouviu falar em músicas em 8D?!

Você já ouviu falar em músicas em 8D?!
Tempo de leitura: 4 Minutos

Uma tecnologia que permite que seus ouvidos e sua mente mergulhe em cada nota musical

A música é capaz de nos transmitir muitos sentimentos não é mesmo?

Está tão presente em nossa rotina, que é difícil imaginar como seria nossas vidas sem ela, cada nota, cada tom é uma melodia que nos envolve.

Nos embala nas trilhas sonoras de filmes e séries, traz lembranças, emoções. Além de sensações como: alegria, tranquilidade, motivação, energia…

999 - Você já ouviu falar em músicas em 8D?!

Nos dias atuais, a música aliada com a tecnologia nos permite estar ainda mais conectados com o mundo da música. A portabilidade e acessibilidade dos App’s de streaming, permitem ouvirmos nossas músicas favoritas a qualquer hora e em qualquer lugar.

Em meio há tantos acontecimentos, 2020 trouxe tendências para o universo musical, com músicas em formato em 8D.

Tudo começou com uma corrente em grupos de WhatsApp com a música Hallellujah com versão do grupo Pentatonix. Esse formato, é considerado mais realista, no qual a música parece circular de um lado para o outro, entre os ouvidos. 

Para entendermos do que se trata, 8D é um efeito multidimensional entre a equalização e mixagem de áudio, onde gera uma experiência de som mais real. Causando assim, mais envolvimento entre a música e o ouvinte.

Porém, essa experiência só é permitida com a utilização de fones de ouvidos, isso por conta do estilo da gravação, que é realizado com efeito binaural.

comienza a grabar música como un profesional - Você já ouviu falar em músicas em 8D?!

Trata-se de um efeito, onde a fonte de som é gravada por dois microfones separados que são colocados a uma distância comparável a de duas orelhas e não são misturados.

Por isso, a percepção do áudio se torna completamente diferente, pois as saídas do som são capazes de transmitir os timbres e efeitos sonoros em ordem aleatória e individual para cada ouvido.

De acordo com o portal Techtudo:

“Músicas 8D são amostras de som que levam a uma maior imersão, utilizando efeitos para causar a sensação de que os sons estão sendo reproduzidos em diversas direções. Isso acontece por meio de técnicas de mixagem feitas nos canais originais da gravação, dando um aspecto tridimensional. Ao ouvir áudios 8D, é possível sentir o eco, a distância e a direção dos sons, como se o usuário estivesse em uma apresentação ao vivo.”

Portal Techtudo: Música 8D: cinco perguntas e respostas sobre a tecnologia de áudio
Disponível em: https://www.techtudo.com.br/listas/2020/03/musica-8d-cinco-perguntas-e-respostas-sobre-a-tecnologia.ghtml Acesso em: 8 de dez. 2020

Ouça agora a música Hallellujah do Pentatonix que viralizou em grupos de WhatsApp e nas redes sociais com a seguinte mensagem:

Essa é a nova música da Pentatonix, composta com a tecnologia 8D. Ouça apenas com fones de ouvido. Será a primeira vez que você ouvirá essa música com o cérebro e não com seus ouvidos. Você sentirá a música de fora e não dos fones de ouvido. Sinta os efeitos desta nova tecnologia!”

Hallelujah – Pentatonix em 8D

Porém, pelo incrível que pareça, esse efeito não é tão inovador assim.
Na década de 80 a banda Pink Floyd, foi a pioneira a utilizar efeitos binaurais na música “The Final Cut” lançada em 1983. Na música é possível distinguir o áudio com sons secundários mais fortes e reais.

The Final Cut – Pink Floyd

Outra pioneira no assunto foi a banda Rolling Stones, onde utilizou a gravação binaural no álbum “Flashpoint” e levou o público a uma experiência inédita. 

Ouça uma das faixas do álbum:

Start Me Up – The Rolling Stones

Por fim, e não menos importante, já nos anos 2000, Pearl Jam utilizou a técnica que foi batizada em seu álbum pelo próprio nome “Binaural”, a música mais conhecida do álbum é a “Of the Girl”.

Of The Girl – Pearl Jam

Depois de te contarmos um pouco mais sobre essa tendência de música multidimensional, preparamos uma playlist para você curtir e relaxar ao som 8D.

be8d07ce5edfd04c592e39d906f9742b - Você já ouviu falar em músicas em 8D?!

Mas, não se esqueça hein, você só conseguirá ouvir os efeitos com a utilização de fones.

Então, prepare seu fone de ouvido e aproveite a experiência!

E aí curtiu essas dicas? Compartilhe conosco nos comentários, e até a próxima matéria! 😉

Referências:

https://www.techtudo.com.br/listas/2020/03/musica-8d-cinco-perguntas-e-respostas-sobre-a-tecnologia.ghtml 

https://www.nsctotal.com.br/noticias/musica-em-8d 

https://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2020/04/02/musicas-8d-especial/ 

https://www.hojeemdia.com.br/mais/o-poder-do-som-batidas-binaurais-trazem-benef%C3%ADcios-terap%C3%AAuticos-1.451044 

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Você já ouviu falar em músicas em 8D?!

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo