Como funciona e para que serve um Metrônomo?

Como funciona e para que serve um Metrônomo?
Tempo de leitura: 4 Minutos

Hoje vamos falar sobre um acessório indispensável para todos aqueles que desejam tocar violão, guitarra, bateria, teclado, flauta, gaita de fole ou caixinha de fósforo, com perfeição e técnica apurada: O Metrônomo.

Toda música, segue um tempo pré-estabelecido por seu autor, que seguindo esse tempo corretamente, executando cada nota e pausa dentro do tempo estabelecido, a música ou o som em si, sai com perfeição.

É muito comum você ver iniciantes que já dominaram a batida da música (seu ritmo) e a mudança de acordes, porém ao executar a música ela sai sem sentido, parece que nunca fica igual a música original.

Outro exemplo muito comum, é quando um músico inciante forma a sua primeira banda, músicos nada experientes, aliás esta é a ideia, mas o problema é quando um dos integrantes do conjunto está tocando o inicio da música e outro já está no refrão! Acontece.

Em outras palavras o metrônomo é um relógio que marca o tempo (andamento) musical, produzindo pulsos de duração regular, que servem para medir o tempo em que você deve executar cada nota em uma música.

Como funciona um metrônomo?

metronomo - Como funciona e para que serve um Metrônomo?O metrônomo produz pulsos de duração regular e exata conforme parâmetros de velocidade e dinâmica estabelecidos pelo seu usuário. Pode ser considerado uma espécie de relógio usado por cantores, compositores, maestros, arranjadores e instrumentistas para determinar a velocidade de uma música ou parte dela, a ser seguida por todos que devem executá-la. Além disso, quando a composição não possui marcação rígida (tempo rubato), o aparelho serve para delimitar uma pulsação em torno da qual as variações são realizadas.

Os valores estipulados pelo metrônomo indicam o número de batidas por minuto (bpm). A quase totalidade dos aparelhos, ao menos os mais tradicionais, faz marcações de de 40 e 240 bpm. Costuma-se subdividir este espectro em diversas faixas, chamadas de andamentos musicais. Escritos em italiano, os metrônomos eram originalmente usados para definir o caráter da obra, o que determinava a sua velocidade. O andante por exemplo, corresponde à velocidade dos passos de uma pessoa; o allegro por sua vez, representa uma interpretação alegre.

Na prática, para que serve o metrônomo?

Quando um músico está preocupado com a parte técnica da execução, muitas vezes não consegue manter a constância das pulsações, ou seja, os tempos que interpreta não são isócronos. O uso desse aparelho chamado de metrônomo, portanto, auxilia os estudantes a vencer tais dificuldades, mantendo o andamento correto. Isso também ajuda o músico a manter concentração independente das distrações externas. Para baixistas e bateristas em particular é bem importante para manter a pulsação correta para mantê-los na linha com o restante do arranjo.

motronomo digital1 - Como funciona e para que serve um Metrônomo?O metrônomo é extremamente importante para gravações de músicas, samplers, shows com payback ou grooves eletrônicos. Se você quiser ser um músico profissional e não se dá bem com o metrônomo, então pode ter sérios problemas com a sua banda.

Como usar o Metrônomo?

Os músicos iniciantes tendem a treinar “correndo atrás” do metrônomo, o que é errado. Na verdade, a pulsação deve ser determinada com um valor que permita tocar de maneira relaxada e precisa. Também é importante ao praticar um exercício de uma técnica é utilizar o mínimo de notas por batida, de modo a se obter mais precisão. Portanto, o metrônomo é extremamente importante para aprender técnicas novas e manter a disciplina.

Tipos de Metrônomos

O metrônomo mecânico consiste num pêndulo oscilante, cujas oscilações reguladas pela distância de um peso na haste do pêndulo, podem ser mais lentas ou mais rápidas, sendo que a cada oscilação corresponde um tempo do compasso. Em outras palavras, a cada batida você toca uma nota ou aguarda o tempo necessário como é indicado na partitura.

metronomo eletronico afinador - Como funciona e para que serve um Metrônomo?Os metrônomos Eletrônicos ou Digitais são aqueles em que cada tempo do compasso é indicado pelo piscar de um LED (light-emitting diode) e por um som eletrônico.

A maioria dos metrônomos modernos são eletrônicos e utilizam cristais de quartzo para a regulação de tempo. Os mais simples possuem um disco para controlar o tempo.

Alguns podem estar incorporados a afinadores eletrônicos ou produzir um tom de afinação (diapasão – usualmente 440 Hz). Que além de medir o tempo da música, você pode utilizar para afinar as cordas do seu violão.

Na Mundomax você encontra vários tipos de metrônomos. Confira!

Loja Mundomax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo