Todos já entendemos que o visual de uma loja é importantíssimo para as vendas. Mas pode acreditar: alguns cuidados com os fatores sonoros da sua loja pode mudar muita coisa. Neste artigo daremos dicas para você musicalizar seu ambiente.
Oferecer produtos de qualidade e bom preço. Fazer planejamento estratégico. Investir em publicidade. Tudo isso está na essência do sucesso comercial, mas as medidas terão efeito bastante reduzido caso dois cuidados sejam negligenciados: o visual e o sonoro, da loja. O ditado “a primeira impressão é a que fica” é praticamente regra, sem exceções, quando o assunto é ambiente externo e interno da empresa do comércio. E é fácil descobrir por que: o cliente está cada vez mais exigente. Além do desejo de ser bem atendido, o consumidor quer estar em um lugar em que se sinta à vontade.
Vamos deixar uma dica bem clara aqui: “Tudo, absolutamente tudo, o que está dentro do seu estabelecimento influencia na atitude dos clientes, no humor dos vendedores e atendentes e consequentemente nas atividades comerciais”. Acredite, até o cheiro. Recentemente as grandes lojas de varejo têm investido no cheiro como identidade da marca.
Muita gente ainda não acredita no poder que a música tem. Inclusive alguns Lojistas, donos e gerentes de lojas tomam todos os cuidados com a aplicação das cores, comunicação visual, produtos em exposição, áreas de destaque na loja e muitos outros, e esquecem da qualidade sonora de sua Loja. Mas pense, uma boa música pode se tornar a identidade e o diferencial da sua loja. Vamos as dicas.
Música Ambiente em sua Loja
O primeiro passo para conseguir um efeito sonoro de qualidade é identificar o perfil do público alvo da empresa, levantando dados como poder aquisitivo e idade dos clientes. Também é importante levar em conta a localização do ponto de venda: área central ou bairro; shopping; galerias; lojas de rua etc. Assim, será possível elaborar uma playlist de músicas de qualidade.
A música deve estar de acordo com o posicionamento que sua loja quer e com a imagem que você deseja passar ao seu consumidor. Imagine: você entrando em uma loja de Jóias, conceituada no mercado, e lá estiver tocando Calipso. Não é a música em si, mas sim o ambiente. Músicas mais populares como Axé e Sertanejo são mais indicadas para uma loja de perfil popular.
Mas como fazer uso da música para melhorar as vendas?
Normalmente as grandes redes de mercado fazem muito bom uso da música. Abaixo eu escrevo como o WallMart trabalha com a música.
Um rock ou uma música mais rápida, são utilizados para acelerar o cliente no ponto de venda. Uma musica acelerada vai propiciar que seus clientes andem mais rápido por sua loja. Este efeito normalmente é utilizado em horários de pico da loja, quando o excesso de clientes começa a prejudicar a segurança e a qualidade do atendimento.
Músicas mais calmas e lentas, são utilizadas para reter seu cliente no ponto de venda. Uma música mais lenta fará com que seu cliente fique mais tempo em sua loja, passe mais tempo à vontade, e por consequência, compre mais. É o tipo de musica mais utilizado pelos lojistas.
Uma musica eletrônica ou de caráter jovem, são utilizadas principalmente por lojas de vestuário, e a escolha do tipo bandas ou artistas tem a ver com o perfil das roupas vendidas, por exemplo, uma loja de surf poderá colocar uma trilha de reggae. Já numa loja de perfil fashion, a trilha certamente sera composta por musicas eletrônicas ou que passem um perfil de modernidade e ultima tendência à loja.
Enfim, na verdade todo este artigo é para dar uma sugestão simples para você lojista e comerciário: “Faça a experiência de colocar música no seu estabelecimento, e depois nos conte o que mudou nos seus clientes e dentro do seu caixa”.
E se você tem uma loja, ou qualquer outro ambiente comercial, Confira as dicas da Mundomax sobre como sonorizar seu ambiente, Clique Aqui!
Astronauta Max
Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!
Parabéns Thiago, pelo excelente material disponibilizado aqui no Blog.
A minha decisão de compra só foi possível devido à disponibilidade deste material aqui no Blog e posteriormente o atendimento no chat da loja.
Excelente atendimento, parabéns pelo trabalho.
Abs
Daniel
quero montar um som no comercio da minha cidade vou ultilizar a distancia de um kilometro tem algum esquema para isso