Encordoamento de Guitarra: Dicas para escolher, comprar e trocar as cordas da sua Guitarra

Tempo de leitura: 4 Minutos

cordas de guitarra - Encordoamento de Guitarra: Dicas para escolher, comprar e trocar as cordas da sua Guitarra

Hoje nós da Mundomax preparamos um artigo para a legião de guitarristas e aspirantes a guitarristas que ainda possuem dúvidas sobre encordoamentos e sobre que cordas comprarem para suas guitarras.. Um assunto importantíssimo, já que a qualidade do seu som está diretamente ligado a qualidade do som da guitarra.

Encordoamento para Guitarra: Diâmetro x Tensão

Normalmente chamamos de tensão o que deveríamos chamar de diâmetro ou espessura. Quando dizemos que um encordoamento de guitarra é 0.09, significa que a corda mais fina do jogo possui este diâmetro.

Cordas 0.08 – É um corda extremante leve. São recomendáveis apenas a aqueles que não podem fazer muita força/esforço com os dedos, ou seja, tanto guitarristas inciantes, mulheres e alguns poucos guitarristas solos. Nos anos 80, este tipo de encordoamento foi muito popular, pois era usado por guitarristas que tocavam heavy-metal, devido à facilidade de tocar rápido, mas que no fim acaba gerando um som de guitarra nada encorpado, muito mais fraco e magrinho. E outra desvantagem é que arrebentam muito fácil.

Cordas 0.09 – São as mais usadas no mundo. Isso porque elas são amplamente utilizadas por guitarristas iniciantes e guitarristas solos. Possuem um bom som, de um modo geral brilhante e cristalino, e sua principal característica é o fato de facilitar a agilidade e velocidade na execução de técnicas como bends, tapping, arpejos entre outros.

Encordoamento de Guitarra - Encordoamento de Guitarra: Dicas para escolher, comprar e trocar as cordas da sua Guitarra

Cordas 0.10 – É sempre a mais indicada por nós da Mundomax. Isso por que as cordas 0.10 proporcionam o timbre mais versátil possível as guitarras. Ideal para 80% dos guitarristas. O som vem na medida certa, possibilitando graves suficientes e brilho inquestionável. Os bends ainda continuam fáceis e a 0.10 é excelente para execução de Power Chords (base) e variados estilos que utilizam distorção. E a corda nova, de boa marca, em uma guitarra bem regulada (ponte e braço) dificilmente vai arrebentar.

As cordas de 0.08 a 0.10 são mais utilizadas em Guitarras com ponte Floyd-Rose( Ponte-Alavanca) e Stratos.

Cordas 0.11– Pesada. É um tipo de corda muito rígida. Possui um timbr bem característico e muito bom, recheado de graves. É a mais usada em guitarras do tipo Les Paul, Stratocasters e Semi-Acústicas. E dificilmente vai conviver bem com uma guitarra com micro-afinação ( a ponte possivelmente vai ficar enclinada…). Não é indicada para inidicada, apenas para guitarristas que já estão há algum tempo na estrada. É muito usada no blues, no Rock and Roll e no jazz.

Cordas 0.12 – É um tipo de corda extremamente pesada. Não recomendamos muito esse tipo de corda para a maioria dos guitarristas. Com ele é mais fácil de empenar o braço do instrumento devido à tensão gerada. É usada apenas por guitarristas experientes, normalmente de Blues e Jazz, e com o devido acompanhamento de um Luthier. Além disso, dificulta a realização de várias técnicas e gera fadiga muscular, devido o esforço repetitivo. Mas o som, para quem as utiliza bem, é realmente perfeito, grave e encorpado, de altíssima qualidade.

De 0.12 pra cima, é só para guitarristas profissionais e muito bem orientados.

Cordas Encordoamento Guitarra Giannini - Encordoamento de Guitarra: Dicas para escolher, comprar e trocar as cordas da sua Guitarra

Marcas de encordoamento para guitarras

Hoje existem as mais variadas marcas de encordoamento no mercado. Mas nós da Mundomax aconselhamos sempre que você fuja de marcas desconhecidas ou suspeitas. Para quem quer um encordoamento de qualidade para sua guitarra, mas não quer pagar muito caro, sempre indicamos os encordoamentos da Giannini. A D`ADDARIO, que possui encordoamentos profissionais que estão entre oe melhores do mundo, também possui linhas mais acessíveis e de alta qualidade. Marcas como GHS e Elixir, são sempre bem vindas. Aliás, normalmente os guitarristas que um dia experimentam Elixir, nunca mais querem trocar de marca.

Uma dica que fica da Mundomax, é que quando você acertar o encordoamento do seu gosto, aquele mais se adequou ao seu estilo e padrão de qualidade. Não troque mais, utilize sempre a mesma marca e tensão, isso vai lhe poupar algumas dores de cabeça futuras com sua guitarra.

E agora que você já curtiu algumas dicas básicas para você comprar as cordas certas para a sua guitarra. Clique Aqui e veja os mais variados exemplos de encordoamento para guitarra em nossa loja. Confira!

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Encordoamento de Guitarra: Dicas para escolher, comprar e trocar as cordas da sua Guitarra

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

4 comentários sobre “Encordoamento de Guitarra: Dicas para escolher, comprar e trocar as cordas da sua Guitarra

  1. Cara, adorei… Quebrou maior galho agora que eu estava com duvidas na hora de comprar o encordoamento da minha Les Paul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo