09 Mitos Sobre Som Automotivo: Caixas Acústicas x Subwoofers

Tempo de leitura: 4 Minutos

caixa acústica subwoofer

Muitas Pessoas ouvem dizer de um amigo – que ouviu de um conhecido, que, por sua vez leu não se sabe onde – que o subwoofer perde rendimento quando montado em caixa selada, etc. Essas “estórias” (sic) para boi dormir acabam virando crendices difíceis de erradicar. E para ajudar a desmistificar um pouco a situação, colocamos abaixo a seleção dos mitos de som automotivo mais difundidos entre os profissionais:

Mito 1: Subwoofer de 15” é melhor que de 12”

Não é bem assim – tudo depende do tamanho do porta-malas no qual o subwoofer está instalado. O Subwoofer de 15” necessita de caixa bem maios que um de 12”. Portanto, se o seu carro for um “corsinha”, e tiver o porta malas pequeno, então um subwoofer de 12” (ou até mesmo menor) seria uma opção mais adequada. O importante num som automotivo não é o tamanho do sub, mas sim a correta litragem da caixa. Só use subwoofer grande se o porta-malas puder receber a caixa adequada ao sub.

Mito 2: Subwoofer de 1000 Watts é melhor que o de 500 Watts

Outro mito… Subwoofers possuem diversos parâmetros que nos dão indicações sobre seu desempenho, sendo que a potência suportada é apenas mais uma indicação que, isoladamente, não quer dizer muita coisa (a não ser que o subwoofer suporte a potência declarada). A diferença entre 1000 Watts e 500 Watts é de exatos 3dBs. E dentro do ambiente do automóvel, com música tocando, isso pode ser totalmente irrelevante. De nada adianta suportar muita potência se o subwoofer tiver um alto valor de Fs (o que indicaria uma certa dificuldade em reproduzir baixas frequências) ou Vas exagerado (o que apontaria para uma caixa muito grande para satisfazer as exigências do falante). Subwoofer construído com material de boa qualidade (que suporte 200 watts RMS), trabalhando numa caixa acústica bem projetada surpreende muita gente. Não esqueça que um subwoofer que suporta 1000 Watts precisa de um amplificador com potência adequada, que por sua vez precisa de bateria, e etc.

Mito 3: Quanto maior a eficiência em dB-SPL melhor, pois o sub tocará mais alto

Seria verdade se TODOS os fabricantes adotassem uma única norma de apresentação do db/W/m. O mais comum é a medição 1 watt. Assim, todos os falantes de 4 Ohms deveriam ser testados com 2 volts e os falantes de 8 Ohms com 2,83 volts. Só que há fabricantes que utilizam 2,83 volts para qualquer falante… Isso mostra valores 3dB mais altos para dB/w/m (sensibilidade) para toda a linha de 4 Ohms, em comparação com medições feitas a 1 watt. O ideal é observar o valor de No – (que é obtido através dos valores de Fs, Vas e Qes).

Mito 4: Subwoofer de bobina dupla é melhor que bobina simples

A quantidade de bobinas não indica maior qualidade do produto. Bobina dupla, quádrupla ou simples só existe para flexibilizar a instalação e garantir que o amplificador trabalhe dentro de suas especificações de impedância de saída.

Mito 5: Subwoofer com imã invertido (imã para fora da caixa) tem desempenho inferior em relação ao que está com o imã para dentro da caixa

Outro mito clássico. Não é melhor nem pior – tem o MESMO desempenho, pois um subwoofer é um dipolo acústico – ou seja, emite som em dois polos (frente e fundo). Mas, devido a detalhes de construção, alguns subs podem gerar ruídos no motor (conjunto imã + bobina). Para tais casos, é recomendável instalar o falante com o imã para dentro da caixa. Mas de qualquer maneira, o rendimento em dB-SPL será o mesmo.

Mito 6: Caixa com dois subwoofers tem que ter divisória no meio para isolar os compartimentos

Este mito está “impregnado” na cabeça de muita gente. Não precisa de divisória – na verdade, a divisória tem apenas duas funções:

1- Promover reforço estrutural para a caixa.

2- Evitar que o subwoofer “enxergue” uma caixa com o dobro do tamanho, caso o outro sub pare de funcionar (isso se os falantes estiverem em paralelo; porque, em série, os dois param de funcionar quando um deles queima). Fora essas funções, a divisória não serve para mais nada. Alguns “gurus” juram que, sem a divisória, um subwoofer pode modular o funcionamento do outro… Ora, mas isso acontece de qualquer maneira! Ou vai modular pela parte de trás da caixa ou pela parte da frente… Então, se a caixa for muito bem reforçada, não há necessidade de isolar o compartimento entre os dois subwoofers.

Mito 7: Caixas prontas podem funcionar com qualquer subwoofer

Este é o pior erro que se pode cometer. Todo subwoofer possui especificações técnicas (do manual de instruções que, geralmente, ninguém lê), as quais indicam que para cada modelo de subwoofer existem valores específicos de volume e medida de duto. Caixa bem projetada chega a render entre 50 e 500% a mais do que uma caixa genérica.

Mito 8: Caixa dutada é melhor que caixa selada

Não existe isso. Caixa dutada é tão boa quanto uma caixa selada. A caixa dutada só toca mais alto que a selada porque, desalinhando o sistema (mudando o comprimento ou diâmetro do duto), pode-se obter um ganho numa faixa estreita, ganhando-se dBs naquela região. Isso, porém, sacrifica a qualidade do grave produzido. Caixas seladas são tão boas quanto qualquer caixa dutada quando elas são projetadas para se ouvir música com qualidade.

Mito 9: Cabo de 21mm² é exagero para ligar o amplificador na bateria

A maioria dos amplificadores precisa de cabos dessa bitola. Economizar em cabos é jogar a potência do amplificador para o lixo.

Fonte: Marcelo Lacerda. Revista A.U.T.O. MOTIVO

E não esqueça de conferir a nossa loja de produtos automotivo: http://www.mundomax.com.br/automotivo

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

23 comentários sobre “09 Mitos Sobre Som Automotivo: Caixas Acústicas x Subwoofers

  1. Boa noite! Ñ entendo mto de som estou querendo umas informações, estou montando uma caixa trio com um woofer de 15″ 450 rms hinor ,uma d250x e um tweeter, comprei uma caixa vazia em um site , o vendedor disse q a caixa é ideal para meu projeto, mais a profundidade da caixa achei um pouco pequena coloquei meu auto falante nela para olhar como ficaria e ficou uns 3 centímetros do fundo da caixa , será q vai atrapalhar mto o desempenho do som ou pode até queimar o auto falante? Alguém poderia me ajudar!

  2. Boa noite. Amigos alguém poderia me tirar uma dúvida . Eu tenho 1 subwoofer audiophonic mth 12 800 RMS qual a caixa e módulo e compatível pra ele .

  3. tenho um 307 sedan …o que vc me indicaria de caixa pra colocar e potência…tenho uma central pretendo ligar nela…e bateria…nao quero nada exagerado pra aparecer mas quero uma caixa os q aguente um pouco de grave nada q eu queira tbm ouvir no último mas q tenha uma boa pegada…por exemplo ouço muito hungria …obrigado…

  4. Bom dia a todos!
    Há algum tempo atrás fui trocar o meu subwoofer por 1 woofer.
    Queria apenas trocar o meu subwoofer de 12″ por 1 Woofer de 12″

    Obtive a seguinte resposta:

    “O woofer não pode ser instalado apenas 1 unidade o senhor terá que comprar dois e substituir sua caixa trio de 1 para dois falantes”.

    Pergunto: Insto é verdade, ou é penas mais um mito ou a tentativa de enganar o consumidor, que muita das vezes não domina o assunto?

    Desde já agradeço se poderem responder.
    Joel Neves

    1. Olá Joel, tudo bem?
      Respondendo a sua dúvida, pode ser utilizado apenas um Woofer, não precisa ser em par.
      Toma cuidado quanto a configuração do modulo pois o Subwoofer e o Woofer trabalham em frequências distintas, também é importante levar em conta as especificações do produto pois a potência e a impudência podem ser diferentes, lembrando que é sempre indicado entrar em contato com uma loja de confiança para fazer um projeto de som para que um profissional capacitado possa auxilia-lo melhor. Se necessário entre em contato com nossa loja acesse http://www.mundomax.com.br/contato ou ligue para 3377-6686.

  5. Boa noite!
    Estou com um problema.
    tenho 2 selenium tornado de 1100wrms 15pol
    4 corneta selenium d250x
    2 twitter selenium profissional
    1 stetsom 2k5 2500wrms p/ grave
    1 banda 2.4 360wrms p/ cornetas e twitters
    1 fonte de 120ah
    1 toca cd pioneer deh 5250 golfinho
    1 bateria do carro de 65ah

    o problema é que quando eu coloco o som alto os amplificadores ficam acendendo o LED DE CLIPPING e eu não sei o que fazer (só abaixo o som) já vi muitos som igual ao meu tocando muito mais alto e eu não sei qual o problema do meu!

    Regulagem do toca cd?
    Amplificadores fracos?
    Pouca bateria?

    Por favor alguem pode me ajudar?
    jose.alvees@hotmail.com

    1. Bom dia amigo, verifique qual é alimentação minima para seus modulos, talvez esteja faltando bateria,
      E se for esse problema terá que comprar uma bateria auxiliar, caso contrário não terá a potencia indicada no seu projeto.

      1. Ola, quero montar um som para qualidade interna, queria saber se tem subwoofer que não necessita litragem, pois estou montando no tampo do porta malas?

  6. ola amigo eu tenho 2 subwoofer pioneer bobina dupla de 400rms cada e queria saber qual modelo de caixa que desse pra escutar de mala aberta para botar num corsa hatch 2 portas?

  7. meu carro e astra ret quero por 2 sub de 12 pioner 400 wats poderia me passar as dimensões da caixa dutada. muito abrigada.

  8. mito 9 deve ser mito mesmo pois cabo 21mm não existe cabo 10 16 25 35 dai pra la, de resto otima materia parabens.

  9. ola amigos ,poderia me aconselhar algo bom de extrema qualidade de som p/ dentro e porta mala aberto fora ..oque acha do sub magnum rex de 1500 e o de 3000 para colocar num Kadett???
    obrigado

  10. Gostaria de saber se vc pode me passar a medida certa para uma caixa selada com um Subwoofer Roadstar de 12′ 150w rms bobina simples.

  11. olá tenho 2 bravox uxp 12′ 500 rms, vo por num montana na caçamba qual caixa e litragem vc indicaria. e esses falantes ficariam bom em qual modulo? grato

  12. OLaaa tudo bem ?
    bom eu caso é o seguintee, tenho dois subwoofers de 10′ em uma caixa so sem divisorias, o problema é que quando so um sub ta na caixaa tem muito grave, mas quando eu boto o outro subwoofer no seu lugar o grave somee totalmenteee parece so woofer , litragem ta certa tudo certoo.
    acheei isso estranho espera qui com dois subwoofer iria ter mais gravee mas nao ta acontecendoo isso
    espero ajudaa …..
    Obrigado

  13. olá! Gostaria q vcs me orientasse. Tenho um amplificador banda 3nd de 3500w RMS e dois subwoofer bicho papao de 800w RMS cada. O ideal p esse amplificador seria 4 subwoofer ou eu poderia regular o amplificador p os dois woofer?

  14. tenho 2 new edge de 150 rms e ja disparei alarme ,coisa que meu primo nao fez com um nitro de 700 rms ,(temos o mesmo modulos power two,porem ele tem uma bateria de 45 a,eu de 70 !) bem ele tb nao conseguiu disparar com um bravox de 500 rms (poren esse e bem melhor doque o generico nitro)

  15. olá adoreii seu site !! tirou varias duvidas, mas ainda tenho algumas

    1 – dois subwoofer de 200w ligado certinho toca mais que um subwoofer de 400w?

    2- um subwoofer de 400w bobina dupla não pode ser ligado somente uma bobina ?porque ? ele ficaria com 200w ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo