Nas rodas de amigos, em casa, na rua, na fazenda, seu som pode ser reconhecido de muito longe e ao primeiro tocar, já envolve e convida quem estiver ao redor para se juntar a ele.
Porém, o fiel companheiro também precisa, em alguns momentos, de reparos para que continue firme em sua missão. Como efetuar a troca das cordas de seu Violão com segurança? Confira!
Antes de tudo, lembre-se sempre de comprar seu Encordoamento em uma Loja especializada e reconhecida no mercado, garantindo o investimento em um produto original e de qualidade.
Nylon e Aço. Posso substituí-las?
Violão de Nylon, com seu braço mais largo, leve tensão nas cordas e as tarraxas costumeiramente de plástico.
A técnica mais comum nestes Violões é o dedilhado, utilizando pouco a palheta.
Confira o link a seguir e veja também o que considerar na hora de comprar o seu primeiro Violão: https://goo.gl/ZkN7Gu
Fique atento ao desejo de substituir as cordas de seu Violão de Nylon por Aço, um erro comum e fatal, colocando em risco os elementos do seu Instrumento, faça todas as adaptações necessárias, para evitar que as cordas sejam forçadas, que seu cavalete se descole, que haja o estufamento do tampo ou o empenar do braço. O recomendado é que se adquira um Violão adequado para cordas de Aço.
Mas lembre-se, se optar por adquirir outro Instrumento, mudar do Violão de Nylon para o Violão de Aço é recomendável somente após um longo período utilizando as cordas mais leves, o Aço é muito mais duro e desconfortável para tocar.
A Tensão! Não se esqueça dela!
Violões não possuem muitas possibilidades de ajustes para garantir a afinação e o conforto ao tocar. A espessura ou Tensão das cordas é determinante para possuir um instrumento afinado e confortável.
Quando experimentar um novo encordoamento, com tensão diferente ou de algum outro material, procure por um luthier de confiança, ele regulará seus Instrumentos de acordo com as cordas escolhidas.