Violões Yamaha Transacoustic: Tudo O Que Você Precisa Saber

Violões Yamaha Transacoustic: Tudo O Que Você Precisa Saber
Tempo de leitura: 5 Minutos

A Yamaha é sempre relembrada como uma das marcas mais confiáveis do mercado em praticamente todas as vertentes de instrumentos musicais. Sua inovação mais ousada chegou no mundo das cordas com a linha Transacoustic, que chacoalhou o mercado com tanta inovação.

Sumário

O Conceito

Imagine poder tocar violão e ter efeitos de reverb e chorus sempre disponíveis à mão? Parece uma ideia simples quando você pensa em pedaleiras, interfaces de áudio, amplificadores e todos os aparatos eletrônicos que já conhecemos.

Contudo, não costuma ser fácil andar por aí carregando pedaleiras ou pedais que nem sempre tem boa sonoridade com os violões, ou ainda pesquisar inúmeros amplificadores no mercado até chegar em um modelo que combine bons efeitos com boa potência e ainda conseguem manter a essência do som acústico mesmo plugado.

A linha Transacoustic propões então uma solução ousada para esses desafios: efeitos de reverb e chorus sendo produzidos de forma acústica na caixa do violão.

Como Funciona?

O captador tipo piezo cumpre sua função como qualquer outro violão eletroacústico: as cordas vibram, essa vibração é transmitida por todo o instrumento até chegar no rastilho, posicionado embaixo das cordas. Dessa forma, o captador pega a profundidade e a presença da reverberação e transmite esse sinal elétrico cheio de presença. Até então, nenhuma novidade.

Em contrapartida, aqui entra toda a engenharia criativa da Yamaha: o pré-amplificador que nos violões comuns são ferramentas de tratamento de áudio, na linha Transacoustic são presets de efeitos que enviam o sinal não diretamente para a saída de áudio, mas para um atuador.

LLTA actuator close up 3 - Violões Yamaha Transacoustic: Tudo O Que Você Precisa Saber
Representação dos atuadores da linha Transacoustic da Yamaha

Esse atuador funciona como um micro falante que com os efeitos acrescentados tem a função de reverberar novamente o som captado e tratado na madeira do instrumento, trazendo portanto uma nova percepção de som.

Acompanhe no vídeo:

De onde veio a tecnologia Transacoustic?

A tecnologia Transacoustic não apareceu pela primeira vez nos violões da Yamaha. Primordialmente os atuadores de efeitos apareceram há mais de 20 anos, os pianos acústicos da marca.

Com a intenção de acrescentar mais peso, presença e amplificar o som dos pianos de uma forma mais natural, sem depender de falantes tradicionais.

How TA made Fig 2 - Violões Yamaha Transacoustic: Tudo O Que Você Precisa Saber
Pianos com a tecnologia Transacoustic da Yamaha

Dessa forma, ainda caberia ao músico não só amplificar o som mas também selecionar em diferentes vozes e efeitos, tudo sendo captado por sensores a laser em cada uma das teclas. Esse sinal era tratado digitalmente para a seleção de vozes e depois convertido novamente em sinais analógicos, para reverberarem pela estrutura do corpo do piano com a ação dos transdutores.

TA Piano optical sensors - Violões Yamaha Transacoustic: Tudo O Que Você Precisa Saber
Sensores digitais dos pianos Transacoustic

Dessa forma, ainda que o som seja tratado digitalmente, a reverberação do som pelo corpo do instrumento dá uma sensação de naturalidade muito grande. A forma com que se ouve o som digital é a mesma forma que percebemos o som gerado pelas cordas.

Nos violões, ouvimos as cordas do violão somadas ao sinal do atuador, dando um ar natural e amplificado a experiência.

Como faço para ter o meu Yamaha Transacoustic?

No meu site, na Mundomax, chegaram alguns modelos legais da linha Transacoustic. Vamos conferir?

Disponíveis nas cores Natural e Preto, os FG-TA Western são os modelos Folk da linha Transacoustic. Quem conhece um pouquinho de violões sabem que os Folk tem boa projeção de áudio em um formato eternizado em solo americano.

Já os FS-TA Concerto são violões com um visual clássico em um corpo um pouco mais reduzido em relação aos Folk. Dessa forma, são ideais para músicos puristas que encontram no formato clássico sua melhor opção.

Os grandes violões também foram levados em conta na criação da linha Transacoustic. Sendo assim, os LL-TA Jumbo unem a acústica amplificada naturalmente pelo formato, aliados a um instrumento cheio de tecnologia.

1 6 1 1024x1024 - Violões Yamaha Transacoustic: Tudo O Que Você Precisa Saber
CSF-TA Natural

Simultaneamente valorizando os formatos mais clássicos, a Yamaha também arriscou em uma concepção única. O CSF-TA tem um formato que lembra os violões de nylon, mas nele são agregadas cordas de aço em um cavalete único e contemporâneo.

1 7 1 1024x1024 - Violões Yamaha Transacoustic: Tudo O Que Você Precisa Saber
CG-TA Natural

Finalmente, o CG-TA é a opção para quem não dispensa o Nylon. Provando, portanto que a tecnologia Transacoustic é abrangente o suficiente para surpreender em qualquer sonoridade.

Concluindo

Agora que você sabe o essencial da linha Transacoustic, é hora de garantir o seu no site e saber quais acessórios são indispensáveis para aprimorar ainda mais sua experiência.

Astronauta Max

MOLDURA.psd - Violões Yamaha Transacoustic: Tudo O Que Você Precisa Saber

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo