7 Dicas Para Usar O Microfone Shure SM57 No Seu Estúdio

7 Dicas Para Usar O Microfone Shure SM57 No Seu Estúdio
Tempo de leitura: 3 Minutos

Fanático por microfones ou não, todos os entusiastas por áudio já ouviram falar no Shure SM57. Um microfone com um projeto com quase 50 anos de existência que chegou nos estúdios com um propósito simples, mas com o tempo se revelou uma ferramenta poderosa na mão dos produtores.

Sumário

Introduzindo

O Shure SM57 é um microfone cardioide de baixa impedância com uma alta frequência de resposta, entre 40 Hz e 15kHz, sendo uma excelente opção para trabalhar com médios, médios-graves e médios-altos. A primeira proposta era usar para gravar instrumentos de orquestra em estúdio.

Contudo, os produtores acabaram vendo um potencial muito maior nesse microfone. Os ótimos resultados nas suas aplicações originais fizeram crer que tamanha qualidade poderia estar presente também em outras utilizações. Sendo assim, elencamos aqui algumas das aplicações.

1. Microfonação de Amplificadores

Talvez como aplicação mais ampla do SM57, a microfonação de amplificadores é uma opção segura para diminuir o sinal de uma linha direta do amplificador e ainda assim permanecer com muita fidelidade.

No vídeo a seguir, um produtor compara diversas posições que o SM57 pode ser colocado, obtendo assim uma gama bem completa de possibilidades. É incrível como pequenas movimentações podem proporcionar sons bem diferentes com um mesmo microfone.

2. Violão Acústico

Sabemos e concordamos que os violões eletroacústicos são opções excelentes para quem toca ao vivo. Contudo, na gravação de um violão acústico nós buscamos o felling profundo que só percebemos com nossos ouvidos estando no mesmo ambiente que o violão. O SM57 tem uma boa amplitude de frequências e, em um ambiente controlado consegue captar o essencial do violão.

No teste a seguir, o violonista não está em um estúdio perfeito, mas ainda assim, o SM57 consegue destacar o principal do violão, sem a necessidade de estar “colado” no instrumento.

SM57 na Bateria

Primordialmente precisamos entender que apesar de se considerar um único instrumento tocado por apenas uma pessoa, o kit de bateria é um dos mais complexos para se microfonar.

Nessa sequência, separamos a aplicação do SM57 na caixa, bumbos e pratos que consistem em perfis sonoros bem diferentes.

3. Caixa

A caixa da bateria e os tons, têm o perfil que mais se encaixa no perfil de frequência nativo do SM57. No video que separei, o SM57 é posicionado em diferentes lugares, mostrando as possibilidades diferentes que apenas um microfone pode proporcionar.

4. Bumbo

O bumbo é uma peça um tanto quanto complexa de se captar. Precisando combinar com o gosto do produtor, do músico e com ainda uma bom nível de sinal, o bumbo pode ser difícil de microfonar.

Existem dezenas de microfones específicos para microfonar unicamente o bumbo, mas se um produtor tem o SM57 na mão, é possível ter um resultado bastante satisfatório.

No vídeo que separei, um músico compara o SM57 com mais outros três microfones e, visto a natureza dos outros testados, é possível dizer que o modelo dinâmico se saiu muito bem.

5. Overhead

Os overheads se posicionam bem acima da bateria, normalmente em pares e com o intuito de captar o som de todos os pratos.

Normalmente são microfones condensadores tipo shotgun, que nem sempre são baratos e tendem a ser pouco versáteis.

Novamente, o SM57 faz um bom papel quando comparado com os específicos para esse fim.

6. Sopro

Apesar de pouquíssimo utilizado para esse fim, o SM57 também pode se aplicado em situações de instrumentos de sopro. Novamente, nessa situação os overheads condensadores seriam a situação perfeita, mas o modelo da Shure se mostra como boa opção.

7. Voz

Aqui provavelmente teremos muitos céticos, mas não podemos negar que é possível arriscar o SM57 para as vozes.

Imagine que você precisa gravar os vocais de um cantor, já tentou três ou quatro microfones diferentes e ainda não teve um bom resultado. Se você tem o SM57, você tem mais uma possibilidade.

E ainda que você acredite ser uma manobra muito arriscada, alguns de muitos cantores memoráveis como Anthony Kiedis (RHCP), Jack White, Madonna, Bjork, Alice Cooper e Brandon Flowers (The Killers) já utilizaram o SM57 para suas vozes.

Quero um SM57, como eu faço?

Se você também se impressionou com as possibilidades do SM57 e quer contar com essa ferramenta poderosa no seu estúdio, você pode encontrar nesse link. E se quiser conferir toda a linha Shure, basta clicar aqui.

E se quiser continuar aprimorando o seu estúdio, tenho um conteúdo bem interessante sobre monitores de referência. Confira!

Astronauta Max

MOLDURA.psd - 7 Dicas Para Usar O Microfone Shure SM57 No Seu Estúdio

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo