Aprendendo sobre Partituras: Orientações para o seu aprendizado!
Partituras, comuns entre os músicos, transcrevem a melodia e o ritmo da música, assim como palavras formam frases, as notas vão formando a sonoridade.
Funcionando como um guia para os músicos, nelas estão registradas não só características da obra,
mas os seus três elementos fundamentais: Harmonia, Melodia e Ritmo.
Estando organizada nestes três elementos, a música é tocada perfeitamente, estando aí a importância da partitura.
Sendo um conhecimento obrigatório para quem trabalha ou gostaria de trabalhar com música, separamos algumas orientações que podem lhe dar uma mãozinha na hora de decifrá-las:
Se liga na Pauta!
Com a Partitura contendo 5 linhas e 4 espaços, estes aí estão para receber as notas musicais nas extremidades das linhas e entre elas, sendo lida de baixo para cima.
Lembre-se da ordem das notas: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, intercaladas entre linhas, terminam alcançando o próximo Dó. Este conjunto é chamado de oitava, então, quando “subirmos uma oitava” é porque alcançamos o dó seguinte ao que estávamos tocando.
Uma ajudinha das Claves:
Claves, um ponto de referência para quem toca. Auxiliam na compreensão das notas. Vejamos, a Clave de Sol, a mais comum, é usada nos instrumentos como piano, órgão e violão.
Usada para localizar-se, a clave quando vista em uma partitura tem o começo de seu desenho na segunda linha, no mesmo lugar onde a nota Sol encontra-se. Assim fica mais fácil contar e saber onde as outras notas estão na partitura.
No “training”, No gain!
Perfeição através da prática. Leia, “ler também é um exercício”, partituras demandam leitura e aprofundamento em seu conteúdo, escolha algumas de suas músicas favoritas leia-as.
Se ainda houver dificuldade na identificação das notas, não se preocupe, escreva o nome delas embaixo de cada desenho, até se sentir confiante.
Pratique no instrumento! A prática auxilia a memorização e a compreensão da partitura. Fazendo isso, conseguirá em pouco tempo, assimilar bem as notas e lê-las.
Lembre-se, estudar é sempre importante!
Para melhorar ainda mais suas práticas de leitura de partitura, ter seu próprio instrumento é uma ótima opção. Confira as teclas disponíveis em nosso site e adquira o seu, CLICANDO AQUI!
Referência:
http://www.jubi.com.br/blog/ainda-nao-sabe-ler-partituras-veja-como-aprender-de-forma-rapida/
Nossa que legal, eu não sabia que essas pinturas tinham um papel tão importante para os músicos.
Excelente conteúdo, obrigado.