Violão Empenado? Dicas para manter seu instrumento livre de problemas!

Violão Empenado? Dicas para manter seu instrumento livre de problemas!
Tempo de leitura: 3 Minutos

Violão Empenado? Dicas para manter seu instrumento livre de problemas!

woman with guitar on chair 23 2147782111 200x300 - Violão Empenado? Dicas para manter seu instrumento livre de problemas!

Violões são instrumentos sensíveis e disso a grande maioria já sabe, danos podem ser causados por mau jeito na hora de manuseá-lo.

Encordoamento arrebentado, riscos, instrumento trastejando, enfim, pesadelos de qualquer violonista.

Entre estes e outros problemas, um dos mais graves e que pode ser evitado se houver um cuidado especial com o instrumento, é o Empenar de seu Violão.

Existem maneiras de se guardar, utilizar e manter seu companheiro, para que isto não aconteça.

Como um carro que precisa de manutenção periódica e cuidados com seu motor para mantê-lo rodando, um violão melhora seu desempenho se cuidado com zelo, sem que você tenha que recorrer à medidas mais caras.

Se seu violão está empenado, trastejando ou com qualquer defeito, o melhor a se fazer é encontrar um luthier, de confiança e com experiência na área, para que ele possa consertar seu violão.

old acoustic guitar pictures 2723544 224x300 - Violão Empenado? Dicas para manter seu instrumento livre de problemas!

Somente tente, em casa e sem se preocupar, trocar as cordas de seu violão e/ou algumas peças simples como tarraxas por exemplo.

Jamais arrisque consertar problemas de madeira sozinho, pois você pode deixar o violão com defeitos que prejudicam a afinação, som, performance e etc.

Para evitar ainda mais problemas na madeira, atente-se também à umidade, você precisa criar um ambiente estável para o seu instrumento, com umidade relativa entre 45-55%.

A temperatura do ambiente na maioria das vezes é difícil de se ajustar, por isso uma das melhores opções é colocar seu instrumento em um case, ou até mesmo em uma bag durante os intervalos.

Além disso, considere que, para o usuário que optar pela bag, se for apoiar o violão em algum local, mantenha-o sem inclinação, com as cordas sempre no sentido do que o apoia.

Se colocado com a bag, deitado no chão, também mantenha-o com as cordas no sentido da superfície, assim evita-se que a inclinação ocorrida aplique-se também ao instrumento, empenando-o.red guitar 1202928 225x300 - Violão Empenado? Dicas para manter seu instrumento livre de problemas!

IMPORTANTE: Nunca deixe-o sobre sofás, camas, cadeiras ou bancos, um descuido pode ocorrer, e ao sentar no instrumento uma avaria grave pode ocorrer.

Além disso, uma dica extra: mantenha a limpeza de seu instrumento, use uma flanela seca.

Produtos como lustra-móveis podem tirar a cor do violão e até causar infiltrações na madeira. Use panos que não soltem fiapos limpe por cima e por baixo das cordas.

Recomenda-se também limpar sempre que terminar de tocar, já que os dedos geram muita oleosidade o que oxida as cordas com o tempo.

E finalmente, leve seu instrumento ao luthier para fazer um check-up, um “exame de rotina”. O profissional poderá ver a quantas andam suas tarraxas, tensão, braço deixando seu instrumento, sempre em um melhor momento.

capa luthier marceneiro expresso n8bm1odqra69romjgb2ig9s7fjrv2s98mhk4sxke0o - Violão Empenado? Dicas para manter seu instrumento livre de problemas!

Referências:

http://blogartmusic.blogspot.com/2011/05/formas-corretas-de-guardar-seu.html

https://professordeguitarra.wordpress.com/2013/03/11/como-guardar-seu-instrumento/

https://violaoaprendiz.com.br/cuidados-com-o-violao-dicas/

Equipe Mundomax

wp user thumbnail - Violão Empenado? Dicas para manter seu instrumento livre de problemas!

Equipe Mundomax

2 comentários sobre “Violão Empenado? Dicas para manter seu instrumento livre de problemas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo