Violão Empenado? Dicas para manter seu instrumento livre de problemas!
Violões são instrumentos sensíveis e disso a grande maioria já sabe, danos podem ser causados por mau jeito na hora de manuseá-lo.
Encordoamento arrebentado, riscos, instrumento trastejando, enfim, pesadelos de qualquer violonista.
Entre estes e outros problemas, um dos mais graves e que pode ser evitado se houver um cuidado especial com o instrumento, é o Empenar de seu Violão.
Existem maneiras de se guardar, utilizar e manter seu companheiro, para que isto não aconteça.
Como um carro que precisa de manutenção periódica e cuidados com seu motor para mantê-lo rodando, um violão melhora seu desempenho se cuidado com zelo, sem que você tenha que recorrer à medidas mais caras.
Se seu violão está empenado, trastejando ou com qualquer defeito, o melhor a se fazer é encontrar um luthier, de confiança e com experiência na área, para que ele possa consertar seu violão.
Somente tente, em casa e sem se preocupar, trocar as cordas de seu violão e/ou algumas peças simples como tarraxas por exemplo.
Jamais arrisque consertar problemas de madeira sozinho, pois você pode deixar o violão com defeitos que prejudicam a afinação, som, performance e etc.
Para evitar ainda mais problemas na madeira, atente-se também à umidade, você precisa criar um ambiente estável para o seu instrumento, com umidade relativa entre 45-55%.
A temperatura do ambiente na maioria das vezes é difícil de se ajustar, por isso uma das melhores opções é colocar seu instrumento em um case, ou até mesmo em uma bag durante os intervalos.
Além disso, considere que, para o usuário que optar pela bag, se for apoiar o violão em algum local, mantenha-o sem inclinação, com as cordas sempre no sentido do que o apoia.
Se colocado com a bag, deitado no chão, também mantenha-o com as cordas no sentido da superfície, assim evita-se que a inclinação ocorrida aplique-se também ao instrumento, empenando-o.
IMPORTANTE: Nunca deixe-o sobre sofás, camas, cadeiras ou bancos, um descuido pode ocorrer, e ao sentar no instrumento uma avaria grave pode ocorrer.
Além disso, uma dica extra: mantenha a limpeza de seu instrumento, use uma flanela seca.
Produtos como lustra-móveis podem tirar a cor do violão e até causar infiltrações na madeira. Use panos que não soltem fiapos limpe por cima e por baixo das cordas.
Recomenda-se também limpar sempre que terminar de tocar, já que os dedos geram muita oleosidade o que oxida as cordas com o tempo.
E finalmente, leve seu instrumento ao luthier para fazer um check-up, um “exame de rotina”. O profissional poderá ver a quantas andam suas tarraxas, tensão, braço deixando seu instrumento, sempre em um melhor momento.
Referências:
http://blogartmusic.blogspot.com/2011/05/formas-corretas-de-guardar-seu.html
https://professordeguitarra.wordpress.com/2013/03/11/como-guardar-seu-instrumento/
https://violaoaprendiz.com.br/cuidados-com-o-violao-dicas/
Tenho um violão da marca Strimberg aço mas coloquei naylon a algum problema nisso ou não?
Achei ótima as informações.