O que é? E Como funciona o Bluetooth?

Tempo de leitura: 6 Minutos

bluetooth - O que é? E Como funciona o Bluetooth?

Agora é moda. Somos obrigados a ouvir o nome Bluetooth – ou melhor: Blutuf – por toda a parte em que vamos. “Ah, liga seu Bluetooth para eu mandar uma foto” ou “agora só compro acessórios que tenham bluetooth”. Bem, mas não tem como ser diferente mesmo, a tecnologia chegou para ficar. E nós da Mundomax, também nos rendemos a ela, e preparamos este artigo para você: Como funciona o Bluetooth? ou Blutuf, que seja…

O Bluetooth é uma tecnologia que permite aparelhos eletrônicos se conectarem entre si para trocar informações sem a utilização de fios, e enviar ou receber arquivos de um celular para um computador, tocar música em caixas de som sem fio, etc. Ou seja, uma conexão bluetooth é sem fio (mesmo no Brasil é comum usar o termo em inglês, wireless) e automática, e possui diversos recursos interessantes que podem simplificar nossa vida diária.

 

Por que “Bluetooth”??

Rei Harald Bluetooth - O que é? E Como funciona o Bluetooth?

Harald Bluetooth foi o rei da Dinamarca no final dos anos 900. Ele conseguiu unir a Dinamarca e parte da Noruega num reino só e então introduziu o Cristianismo na Dinamarca. Ele deixou um grande monumento, a pedra rúnica Jelling, em memória de seus pais. Bluetooth morreu em 986 durante uma batalha com seu filho, Svend Forkbeard. A escolha desse nome para o padrão indica a importância das companhias da região Nórdica (que inclui países como a Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia) para a indústria de comunicações, mesmo que o nome informe muito pouco sobre a tecnologia. E eu que já tinha ouvido alguém falar por aí que o nome Bluetooth, tinha algo a ver com alguma tecnologia de raios azuis invisíveis aos olhos humanos, tipo infravermelho, só que azul. É mole?

 

Tá, mas afinal, como funciona o Bluetooth?

A rede bluetooth transmite dados via ondas de rádio de baixa potência. Ela se comunica em uma frequência de 2,45 gigahertz (para ser exato, entre 2,402 GHz e 2,480 GHz). Essa banda de frequência, chamada de ISM, foi reservada por acordo internacional para o uso de dispositivos industriais, científicos e médicos. Ta aí o não perigo de interferências.

 bluetooth logo - O que é? E Como funciona o Bluetooth?

Dispositivos bluetooth

Hoje, o bluetooth pode se conectar com até oito dispositivos simultaneamente. Com todos esses dispositivos no mesmo raio de 10 metros, você pode achar que ocorrerá interferência mútua, mas isso é improvável. O bluetooth usa uma técnica chamada “Salto de frequência de espalhamento espectral”, o nome não diz muita coisa, mas basicamente: seu dispositivo Bluetooth usa 79 frequências individuais, escolhidas aleatoriamente, dentro daquela faixa citada mais acima, e ele fica pulando de uma frequência para outra freneticamente, cerca de 1.600 vezes por segundo. Esta técnica praticamente impossibilita que mais de um dispositivo transmita na mesma frequência ao mesmo tempo.

Tecnicamente, funciona assim: Quando dispositivos com bluetooth entram na faixa um do outro, uma comunicação ocorre para determinar se eles possuem dados compartilháveis ou se um deve controlar o outro. O usuário não precisa pressionar um botão ou dar um comando – a comunicação acontece automaticamente. Assim que a conversa termina, os dispositivos – sejam eles parte de um sistema de computadores ou um estéreo – formam uma rede. Os sistemas bluetooth criam uma rede de área pessoal (PAN), ou piconet, que pode abranger uma sala ou uma distância não superior à existente entre o celular no seu cinto e o headset em sua cabeça. Assim que uma piconet é estabelecida, os dispositivos saltam entre as freqüências aleatoriamente em uníssono para permanecer em contato uns com os outros e para evitar que outras piconets que possam estar operando, no mesmo espaço.

bluetooth marketing - O que é? E Como funciona o Bluetooth?

Para que tanta versão?

O que confunde a cabeça de muita gente na hora de comprar um aparelho com tecnologia Bluetooth, são as benditas versões. Aí você pergunta, pra que tanta versão. Bem, o fato é que o Bluetooth não uma tecnologia, digamos, pronta. Ela está em constante evolução. Para enter melhor:

Bluetooth 1.0: primeira versão que permite que dois ou mais dispositivos comecem a trocar informações com uma simples aproximação entre eles. Por se tratar da primeira experiência, os fabricantes encontraram vários problemas que dificultavam esta implementação e a interoperabilidade entre dispositivos com esta tecnologia. O mercado ainda estava aprendendo a lidar com essa novidade e não tardou em lançar a versão 1.0B para solucionar alguns problemas.

como funciona o bluetooth - O que é? E Como funciona o Bluetooth?

Bluetooth 1.1: lançada em fevereiro de 2001, esta versão representa o estabelecimento do Bluetooth como um padrão IEEE 802.15 ou seja padrão utilizado para redes pessoais (PAN). Cada padrão representa uma tecnologia otimizada para determinado tipo de mercado e são projetadas de modo a serem complementares entre si. Nela, muitos problemas encontrados na versão 1.0B foram solucionados e o suporte ao sistema implementado RSSI (RECEIVED SIGNAL STRENGTH INDICATOR – Indicador da Força do Sinal Recebido em relação a um ambiente sem fio).

Bluetooth 1.2: lançada em novembro de 2003, a versão 1.2 tem como principais novidades conexões mais rápidas, melhor proteção contra interferências, suporte aperfeiçoado a scatternets ( rede wirelless) e processamento de voz mais avançado. Nessa versão temos também menos interferências e um sinal mais forte.

Bluetooth 2.0: lançada em novembro de 2004, a versão 2.0 trouxe importantes aperfeiçoamentos à tecnologia: aumento na velocidade de transmissão de dados para 3 Mbps (2.1 Mbps efetivos), correção de falhas existentes na versão 1.2 e melhor comunicação entre os dispositivos. O suporte para áudio foi criado, possibilitando assim ouvir música estéreo via fones Bluetooth. Outra melhoria foi permitir a conexão de vários aparelhos ao mesmo tempo. Além disso, um importante aperfeiçoamento, principalmente para aparelhos que funcionam a baterias, foi o menor consumo de energia – a bateria do seu celular agradece.

Bluetooth 2.1: lançada em agosto de 2007, a versão 2.1 tem como principais destaques o acréscimo de mais informações nos sinais Inquiry (permitindo uma seleção melhorada dos dispositivos antes de estabelecer uma conexão), melhorias nos procedimentos de segurança (inclusive nos recursos de criptografia) e melhor gerenciamento do consumo de energia. O emparelhamento também recebeu um tratamento para funcionar melhor (emparelhamento é o ato de se conectar um aparelho Bluetooth a outro).

bluetooth versões - O que é? E Como funciona o Bluetooth?

Bluetooth 3.0: versão lançada em abril de 2009, tem como principal atrativo um enorme salto nas taxas de velocidade de transferência de dados. Dispositivos compatíveis podem atingir a marca de 24 Mbps de transferência. Outra vantagem é o controle mais inteligente do gasto de energia exigido para as conexões. O Bluetooth 3.0 é compatível com as versões anteriores da tecnologia. Vários aprimoramentos na conectividade e na estrutura deixam o Bluetooth mais poderoso do que nunca, porém, mais ágil e seguro. Com essa nova versão, os fabricantes de produtos com tecnologia Bluetooth se beneficiaram com aumento de qualidade e menor custo de produção.

o que é huetooth - O que é? E Como funciona o Bluetooth?

Como as diferentes versões funcionam?

Devemos lembrar que aparelhos contendo tecnologia Bluetooth de diferentes versões continuam se comunicando entre si sem problemas, ou seja, são compatíveis. Mas note que sempre prevalecerá a velocidade e funcionalidade da menor versão, ou seja, se você conectar um aparelho com Bluetooth 3.0 num outro aparelho com versão 1.2, a velocidade de transmissão e recursos será a do 1.2.

É muito comum ouvirmos frases como “As próximas gerações só verão fios e cabos nos museus” e, eu te digo, “Tomara”. O Bluetooth foi um dos responsáveis – senão o principal – pela “revolução” sem fio, e hoje é praticamente um item exigido em celulares e vários outros aparelhos eletrônicos.

Agora, que você já leu todo este texto, ou só pulou para o final dele, navegue à vontade em nosso blog. E não esqueça conferir as promoções da nossa loja virtual: http://www.mundomax.com.br/

Astronauta Max

MOLDURA.psd - O que é? E Como funciona o Bluetooth?

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Astronauta Max

Um astronauta multi-instrumentista que busca conhecimento pelas galáxias! Sou o seu parceiro na sua busca pelo equipamento ideal, além de estar sempre de olho nas novidades e das curiosidades desse universo tão grande! Conte comigo!

Um comentário em “O que é? E Como funciona o Bluetooth?

  1. Que maravilha esse tal de bluetooth, somente hoje me bateu vontade de me inteirar no assunto, de tanto ouvir falar e ler. Sera que em breve poderei espalhar caixas de som pela casa para sonoriza-la?????????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo